25/11/2009
Glória Maria de Oliveira e Soymara Vieira Emilião
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de ensino e aprendizagem |
Através da brincadeira “O que é, o que é?”, os alunos das diversas fases do conhecimento de leitura e escrita, entrarão em contato com um material escrito e farão uso social do mesmo, ampliando seu repertório, conhecendo novas palavras.
Conhecimento de um novo tipo de texto.
Fazer leitura por inferência.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Folha com a atividade.
Atividade 1
Perguntar se as crianças conhecem a brincadeira do “O que é, o que é?”. Convidar as que conhecem para lançar os desafios do “O que é o que é ?” para o restante a turma.
Após perceber que o grupo já compreendeu a proposta da brincadeira, criar seus próprios desafios para turma adivinhar, entregar a folha do “O que é, o que é ?”.
Obs: o modelo abaixo são sugestões; o professor pode criar novas propostas.
A atividade pode ter duas propostas, com objetivos distintos.
Primeira proposta:
Modelo:
NOME DA ESCOLA:
NOME:
DATA: ____/____/____
ADIVINHAS
1) O QUE É O QUE É, TEM COROA, MAS NÃO É REI, TEM ESCAMAS, MAS NÃO É PEIXE?
__________________________________________________________
2) O QUE É O QUE É, CAI EM PÉ E CORRE DEITADO?
_________________________________________________________
3) O QUE É O QUE É, ENTRA NA ÁGUA MAS NÃO SE MOLHA?
____________________________________________________________
4) O QUE É O QUE É, TEM BARBAS MAS NÃO É HOMEM, TEM DENTES MAS NÃO COME?
____________________________________________________________
5) O QUE É O QUE É, UMA CASINHA BRANCA, SEM PORTAS E SEM TRANCAS?
_____________________________________________________________________
6) O QUE É O QUE É, TEM NO POMAR E NO SEU PALETÓ?
_______________________________________________________________________
OBS:
Nesta proposta, o professor lê as adivinhações com a turma, descobre junto com os alunos a resposta e propõe que cada um escreva a descoberta da turma.
O objetivo desta atividade é trabalhar a construção da escrita.
Segunda proposta:
Modelo com banco de dados
NOME DA ESCOLA:
NOME:
DATA: ____/____/____
ADIVINHAS
PINTE A RESPOSTA CORRETA PARA CADA ADIVINHA.
1) O QUE É O QUE É, TEM COROA, MAS NÃO É REI, TEM ESCAMAS, MAS NÃO É PEIXE?
ARROZ ABACAXI CENOURA
2) O QUE É O QUE É, CAI EM PÉ E CORRE DEITADO?
CHUVA CHAVE CHURRASCO
3) O QUE É O QUE É, ENTRA NA ÁGUA, MAS NÃO SE MOLHA?
SAPO SOMBRA SUCO
4) O QUE É O QUE É, TEM BARBAS MAS NÃO É HOMEM, TEM DENTES
MAS NÃO COME?
AMOR SAPATO ALHO
5)O QUE É O QUE É, UMA CASINHA BRANCA, SEM PORTAS E SEM TRANCAS?
OLHO ÁGUA OVO
6) O QUE É O QUE É, TEM NO POMAR E NO SEU PALETÓ?
MANGA MATO MENIINA
OBS:
Neste modelo, a professora faz o mesmo procedimento: lê junto com a turma e descobre coletivamente a resposta para cada adivinhação. Mas, ao invés de escrever a respostas, os alunos farão um trabalho de leitura que, com o banco de dados, favorece que os alunos utilizem seus conhecimentos e estratégias de leituras para descobrir a palavra correta.
A avaliação ocorrerá durante a atividade, observando se os alunos compreenderam este tipo de texto e se envolveram com o trabalho.
Também é possível observar como os alunos estão construindo sua escrita, em que fase da alfabetização os alunos se encontram (ver FERREIRO, Emília & Teberosky. Psicogênese da Língua Escrita. Ed. Artmed). No modelo com banco de dados, observar se já são capazes de, através de estratégias de leitura, descobrir a palavra correta.
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
11/08/2013
Quatro estrelasGostei,estou pesquisando brincadeiras.
03/06/2012
Quatro estrelasMuito bom.. A brincadeira chama a atenção de todos, pois ainda hoje não ví quem não goste de brincar de adivinha..
20/09/2011
Quatro estrelasÉ interessante a aula porque o aluno pode aprender a ler e a escrever sem perceber o que está ocorrendo e sem achar chata a aula de português.
30/07/2011
Cinco estrelasMuito interessante
30/06/2010
Quatro estrelasAchei super bacana essas dicas de aulas, trabalhandas com "O QUE É O QUE É". Abraços!
28/06/2010
Quatro estrelasLEGAL SUA AULA! Tambémtrabalho bastante com atividades lúdicas. Acredito que as mesmas são de muita importancia na Educação, pois, proporcionam às crianças exteriorizar suas fantasias, sentimentos, realidade, emoções e que as brincadeiras envolve imaginação percepção, espontaneidade, ritmo, observação, equilíbrio e criatividade. Valeu! Abraço