Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Publicando com Cecília Meireles

 

30/09/2008

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer as características da poesia: organizaçao textual, rimas, ritmo; desenvolver habilidades leitura, interpretação, reflexão e expressão oral; desenvolver a atitude de colaboração.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento sobre o que os alunos já sabem a respeito sobre poesias: sabem alguma de cor ou reconhecem algum autor ?
Estratégias e recursos da aula

1ª etapa:
Conhecendo Cecília Meireles...

Para iniciar as atividades, o professor lê para os alunos a poesia "Ou isto ou Aquilo" de Cecilia Meireles


Ou isto ou aquilo


Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!
 

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!
 

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.
 

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!
 

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.
 

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!
 

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.
 

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

Fonte: http://www.jornaldepoesia.jor.br/ceciliameireles05.html#isto .

 

Provoca-se que comentem sobre o conteúdo apresentado e as escolhas que permeiam nosso cotidiano. Em seguida, para que os alunos conheçam a autora propõe-se que vejam o vídeo Cecília Meireles e façam anotações sobre sua vida e obra


É preciso instigá- los a conhecer outras poesias de Cecília Meireles. Para isso faz-se a organização de grupos de trabalho para que pesquisem outras poesias da autora na biblioteca da escola ou na biblioteca pública. Na aula seguinte, organiza-se uma roda de leitura com as poesias encontradas pelos alunos.

2ª etapa:
Escrevendo com Cecília Meireles...

Para exploração de ritmo e rimas, pode-se propor que façam trocas de algumas palavras, sem que a poesia perca sua  musicalidade, realizando assim, novas produções a partir das obras de Cecília Meireles. Para provocar maiores reflexões sobre as características do gênero, solicitar também que cada grupo escolha uma poesia e reescreva seu conteúdo em prosa.

3ª etapa:
Lendo com Cecília Meireles...

Para divulgar as obras de Cecília Meireles, bem como as poesias produzidas a partir delas, os alunos devem ser convidados a gravarem um livro falado. Audiobook, audiolivro ou livro falado é uma "gravação dos conteúdos de um livro lidos em voz alta" . Para tal, basta que façam a leitura das poesias selecionadas usando um microfone e o gravador de som dos equipamentos dos laboratórios de informática da escola.

Abra o gravador, apontando para Menu Iniciar > Programas > Acessórios > Entretenimento > Gravador de Som:

 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/728/imagens/gravador.jpg

O professor deve provocar a revisão do material produzido, lembrando-os que o ritmo será essencial durante a leitura. Pode-se sugerir que coloquem fundo musical na gravação. Os arquivos podem ser salvos como (nome do arquivo).MP3, (nome do arquivo).WVM, (nome do arquivo).WAV .

4ª etapa:
Publicando com Cecília Meireles...

Para publicar os livros falados dos alunos na internet basta usar sites de hospedagem de conteúdo como

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/728/imagens/rapidshare.jpg

RapidShared http://www.rapidshare.com/

 

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/728/imagens/filefactory.jpg

 ou FileFactory http://www.filefactory.com/

armazenando o conteúdo on line com um link para divulgação do mesmo.

É possível também preparar um blog com os alunos, disponibilizando os textos escritos e os arquivos em áudio. Para isso há serviços gratuitos na Internet, muito simples de usar, como por exemplo: https://www.blogger.com



 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cecília Meireles Vídeo
Recursos Complementares
Para conhecer livros falados: http://www.bibvirt.futuro.usp.br/sons/livros_falados; Para saber mais sobre PodCast: http://www.podbrasil.com.br/oquee/comofazer.php
Avaliação
É necessário observar se durante as etapas os alunos reconhecem as características do gênero, bem como, promover a auto-avaliação e a avaliação entre os membros dos grupos sobre a produção do livro falado colaborativamente.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 24 classificações

  • Cinco estrelas 20/24 - 83.33%
  • Quatro estrelas 4/24 - 16.67%
  • Três estrelas 0/24 - 0%
  • Duas estrelas 0/24 - 0%
  • Uma estrela 0/24 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • marcia paula, Colégio Estadual de Planaltina , Goiás - disse:
    marciapaulagrolim@gmail.com

    23/02/2014

    Cinco estrelas

    Excelente aula, inspira e motiva quem quer muito aproveitar esse veículo de trabalho na língua portuguesa, mas muitas vezes pelo cansaço diário e a correria do dia falta criatividade para desenvolver.


  • Rosailda, E.M.RAIMUNDO CANDIDO ARAUJO , Mato Grosso do Sul - disse:
    rosaprofportu@gmail.com

    18/03/2011

    Quatro estrelas

    Olá professora Elaine!! Adorei sua sugestão de aula, pois adoro trabalhar poesia. Irei trabalhá-la com o meu 6° ano. Abraços!!! Prof: Rosailda


  • Ana Cristina Milagres, EE Batista Renzi , São Paulo - disse:
    ana.cristina1865@itelefonica.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula. Acredito que meus alunos gostarão ainda mais. Estou animada para colocá-la em prática,vou fazer algumas adaptações para o conteúdo trabalhado agora. É a primeira vez que acesso este site. Amei.


  • Manoel Orzete Silveira, CEJA - Pe Antônio Tomás , Ceará - disse:
    orzetesilveira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora Eliane. Ótima ideia para trabalhar poesia. É um gênero que precisa ser resgatado em nossas escolas e alunos. E o uso da internet então ajudará bastante. pois incentiva o aluno. Valeu pela metodologia. Um abraço!


  • ani, ana da costa falcao- merces , Bahia - disse:
    ntpereira10@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    essa sugestão é excelente vou usa-la com certeza.


  • marta pereira, EEEFM Artur da Costa e Silva (Alto Alegre dos Parecis) , Rondônia - disse:
    martapereiramt@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eliane, também gostei muito de sua aula. Parabens!!!


  • Manoel Orzete Silveira, CEJA - Pe Antônio Tomás , Ceará - disse:
    orzetesilveira@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns professora Eliane. Ótima ideia para trabalhar poesia. É um gênero que precisa ser resgatado em nossas escolas e alunos. E o uso da internet então ajudará bastante. pois incentiva o aluno. Valeu pela metodologia. Um abraço!


  • Rosa Branca dos Santos de Oliveira, EEEFM DR. HORACIO CARELLI MENDES , Rondônia - disse:
    rosaesio@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula Eliane! O passo a passo elaborado, a escolha do texto Ou isto ou aquilo, a o jeito de levar o aluno a conhecer a autora, ótimo! Como estamos nesse mesmo barco irei aproveitar de seu REMO(Aula) para ajudar meus alunos a navegar por novos rios. Gostei muito! Parabéns!


  • Valda Lúcia Souza Panizzi Soares, Secretaria Municipal de Educação de BARRA DO PIRAI , Rio de Janeiro - disse:
    valdapanizzi@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eliane, gostei muito de sua aula. Trabalhar com poesia pode parecer uma coisa simples mas se for bem desenvolvida o professor terá muito trabalho pela frente. Eu ainda não tinha pensado em um livro falado assim. Achei interessante. O computador e a internet estão aí e precisamos saber usá-los. A interação através do blogg torna-se uma prática que pode trazer muitos benefícios na educação.


  • Denise Santos de Figueiredo Vale, E E E F M D ALBERTO G RAMOS , Pará - disse:
    denisefig@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adoro Cecília Meireles e adorei esta aula. Parabéns, professora Eliane.


  • Doraci Machado de Medeiros Santos, Núcleo Tecnológico de Municipal , Rio de Janeiro - disse:
    dorinha_medeirossantos@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Eliane, Achei excelente a sua aula. Gostei muito da forma como você introduziu a poesia e envolveu seus alunos com o auxílio da tecnologia. Parabéns! Abraços Dorinha


  • maria collini, EMEIF PROF ANTONIO CAVAGLIERI , São Paulo - disse:
    collinimoraes@bol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Estava a procura de uma aula como a sua. Adorei,vou adaptá-la e usá-la para uma atividade do meu curso PROINFO. Parabéns pela sugestão e de compartilhá- la com todos. Um abraço, Maria Collini


  • ANA SALDANHA, COLÉGIO ESTADUAL JOSÉ VERÍSSIMO , Rio de Janeiro - disse:
    anamsalpier@ibest.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Sou apaixonada por poemas e por Cecília Meireles. Gostei muito da sugestão de aula.


  • LILIANE OLIVEIRA DE SOUZA, EEEFM MARECHAL DUTRA , Mato Grosso - disse:
    liliany05@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professora Eliane Gostei de observar seu plano de aula com essa temática. Como é gostoso trabalçhar poesia, ainda mais associada aos recursos tecnológicos, isso permte aos alunos trazer um clássico para seu tempo, utilizando recursos que lhe são familiares. Eu adequei esse estudo aos meus sobrinho, porque no momento eu estou com formação de professores na area das TIC. Foi um prazer mesmo beijo


  • Angela Fernandes, NTE - CAMPINAS , São Paulo - disse:
    angela.nte@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Eliane, muito boa essa ideia de ensinar poesia utilizando recursos da informática, principalmente com interação, o que deixa mais prazerosa ainda a aprendizagem. Parabéns!! Vamos divulgar entre os professores da Rede Municipal de Campinas. Um abraço.


  • Lucia Feitosa, EEFM HILDEBERTO BARROSO , Ceará - disse:
    lucia9fs@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula que tem a finalidade de resgatar a poesia que anda um pouco esquecida.


  • Cleonice Pereira da Silva, EEPG 9 DE JULHO , Mato Grosso - disse:
    tia.nice_ab@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei ótima essa aula...vou aplicar com meus alunos


  • SELMA CRISTINA H. DE SOUZA, ESCOLA MUNICIPAL PROF. LEOPOLDO MACHADO , Rio de Janeiro - disse:
    honorioesouza@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Eliane, desenvolvi essa atividade com minhas turmas de 8º e 9º anos e foi muito legal. Gostaria de lhe enviar o material escrito que eles criaram. Ficou excelente. Como faço?


  • Nilza Pereira Crepaldi, PEDRO V.PARIGOT SOUZA C E E FUND MED NO , Paraná - disse:
    crepaldi@isuper.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo seu trabalho, professora! Falar de poesia com nossos alunos é instigar a sua sensibilidade pelo bom e belo. Trabalhar poesia é preencher a alma de nosso aluno com a magia, o prazer, o conhecimento e a formação de valores que possam construir sua personalidade de homem e cidadão. Abraços Professora Nilza


  • Regina Claudio, Escola Estadual Cel. Ondino Rodrigues Lima , Mato Grosso - disse:
    reginaceliaclaudio@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Bacana, Eliane, Amo trabalhar poesia, mas nunca havia conseguido conciliar a mídia com ela. Sua sugestão irá contribuir para tornar nossas aulas mais interessantes, e ainda podemos levar a sugestão para outras poesias. Abraços.


  • Jannerlene de Aquino Reis, E M E F MIRIAN MOREIRA REIS , Pará - disse:
    jarmaraba@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei de sua aula. Principalmente a ideia de trabalhar com a gravação do livro pelos alunos.Amei!!!


  • Maria do Socorro de Souza Almeida, ESC MUL PROF ALMERINDA BEZERRA FURTADO , Rio Grande do Norte - disse:
    socorro_souza_a@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A aula sobre leitura e audição de textos da obra de Cecília Meireles representa uma ótima opção pra se trabalhar com os alunos da Eja tendo em vista a limitação que eles têm em relação a esses conteúdos. A escolha de textos poéticos favorece o despertar do interesse pelas particularidades que tem esses textos, como: musicalidade, rimas e, sobretudo a novidade que brota desse gênero tão singular. A clientela da Eja não vloriza a leitura, talvez por não ter acesso a ela fora da escola.


  • neurynanes lopes, E M E F PROFª JUDITH GOMES LEITÃO , Pará - disse:
    neury@leolar.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa e criativa essa aula. Parabéns.


  • Cláudia Lima, PTE CEAV , Rio de Janeiro - disse:
    feloju@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma aula bem preparada, muito criativa!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.