Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Comentando as obras de Machado de Assis

 

30/09/2008

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Realizar antecipações e interpretações durante uma leitura; discutir diferentes interpretações; identificar o estilo de um autor; desenvolver habilidades leitura, interpretação, reflexão e expressão escrita e oral; desenvolver habilidades para revisão de textos; desenvolver a capacidade de argumentação; desenvolver a atitude de colaboração
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Faça um levantamento sobre o que os alunos sabem a respeito de publicações em blogs para antecipar a ferramenta de publicação que usarão nesse trabalho.
Estratégias e recursos da aula


 

Antecipe aos alunos que irão ler o texto A Cartomante, de Machado de Assis. Pergunte-lhes se conhecem esse autor, o que já ouviram falar dele. Conte-lhes que a vida de Machado que ele fez sua primeira publicação ainda adolescente. Proponha que saibam mais sobre o autor com assistindo
 



Depois de assistirem, pergunte-lhes como acham que será a história, já que, segundo o vídeo assistido,  Machado de Assis é considerado um "mestre da observação psicológica".


Indague se conhecem alguém que já consultou uma cartomante. Questione se acreditam que é possível alguém adivinhar fatos da vida de alguém. Distribua, então,  cópias do texto "A Cartomante" para a leitura compartilhada . Você encontra o texto disponível em

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/729/imagens/machado.JPG

http://www.bibvirt.futuro.usp.br/content/view/full/14028

 

Provoque que os alunos percebam como Machado de Assis descreve a cartomante e que pensem a função dela na história.

Após a leitura promova a discussão abordando alguns pontos tais como:

Quem poderia ter escrito cartas anônimas?

Qual a opinião deles sobre o marido? E sobre os amantes?

Como Machado de Assis posiciona a cartomante na história?

Explore também o foco narrativo (3ª pessoa), o tempo e o espaço onde ocorre a trama e o tipo de discurso usado (direto e indireto).

Proponha que, em trios, pesquisem outras obras de Machado de Assis em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/literatura .

Após leituras, os grupos  devem escolher o texto que mais gostaram e elaborar um comentário sobre o mesmo, de forma a aguçar o desejo de outras pessoas o lerem tamém. O comentário deve ser publicado em um blog da turma sobre as leituras que fizerem. Incentive que criem um título criativo para a publicação e divulguem os comentários lirerários!Para criar o blog há vários serviços gratuitos na inte rnet. Por exemplo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/729/imagens/blogger.JPG

 

 

www.blogger.com

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Machado de Assis Vídeo
Recursos Complementares
Acesse também o livro falado com o conto A Cartomante em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/content/view/full/14028 . Uma outra possibilidade é exibir trechos do filme A Cartomante antes de começar a seqüencia de atividades, suscitando a curiosidade. Observe apenas que a classificação etária do filme é 16 anos. Título: A Cartomante.País de Origem: Brasil.Gênero: Romance. Classificação etária: 16 anos. Tempo de Duração: 95 minutos. Ano de Lançamento: 2004. Site Oficial: http://www.acartomante.com.br. Estúdio/Distrib.: California Filmes. Direção: Wagner de Assis / Pablo Uranga
Avaliação
Observe como os alunos desenvolvem suas interpretações e argumentações sobre as leituras realizadas. Promova a auto-avaliação e a avaliação entre os membros dos grupos sobre a produção de texto para o blog.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 15 classificações

  • Cinco estrelas 7/15 - 46.67%
  • Quatro estrelas 8/15 - 53.33%
  • Três estrelas 0/15 - 0%
  • Duas estrelas 0/15 - 0%
  • Uma estrela 0/15 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • ana lúcia, Unidade Escolar Cecília Coelho de Resende , Piauí - disse:
    analubh01@hotmail.com

    01/02/2012

    Cinco estrelas

    esta aula é maravilhosa, mas como adiquirir os recursos sugeridos? como por exemplo o filme.


  • léia martins, Outros Países - disse:
    leia-martins08@hotmail.com

    04/08/2011

    Cinco estrelas

    Esta aula é de grande importancia e o professor está de parabéns.


  • Andréa Pessanha, Secretaria Municipal de Educação , Rio de Janeiro - disse:
    pessanha.andrea@gmail.com

    31/05/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante a relação do conteúdo selecionado com a utilização dos recursos tecnológicos audi-visuais para passar as informações aos alunos. Além disso, as produções de texto e comentários foram publicados nos blogs, que já insere o aluno nesta ferramenta tão interativa e que pode ser vista por outras pessoas. Além disso, todos os recursos utilizados estão disponíveis na maioria das escolas, sendo possível a realização de todas as atividades do projeto.


  • Núbia Régia de Almeida, Dieretoria Regional de Ensino , Tocantins - disse:
    nubiaregia20@gmail.com

    20/04/2010

    Quatro estrelas

    Olá Eliane, parabéns, adorei o plano dessa aula, fica mais fácil trabalhar com os clássicos dessa forma, e tenho certeza que os alunos irão adorar, pois esse conto é excelente e as propostas de atividades estão ótimas.


  • edna paula de lima, INST EDUC E SOC EVANGELICO DE ARAGUACU , Tocantins - disse:
    ednapauladl_@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    MUITO BOA ESSA PROPOSTA ,AJUDOU-ME BASTANTE NA FORMA COMO TRABALHAR O CLASSICO


  • Raquel Koch Savi Mondo, EEB PROFª ALDA HULSE , Santa Catarina - disse:
    raquelkoch@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Não é nada fácil escrever sobre Machado de Assis, pois Machado de Assis é considerado o ficcionista mais expressivo da prosa realista da literatura brasileira. Parabéns pela iniciativa de mostrar para o alunos as obrs desse grande escritor.


  • Vanubia cristina Araújo Trindade, COL EST CECILIA MEIRELLES , Goiás - disse:
    vanubiacristina@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito desta sugestão de aula, pois esta proposta pedagógica fará com que os alunos discutam, leiam e pesquisem esta obra de Machado de Assis. Além disso, permitirá que cada aluno esponha seu ponto de vista a respeito da polêmica da obra,acreditando ou não no assunto discutido.


  • maria socorro lima veloso, escola municipal Antonia Mendes , Acre - disse:
    sveloso65@ibest.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    considero excelente pela sequencia das atividades os metodos utilizados pelo fato de estar oportunizando aos alunos a desenvolverem importantes habilidades como;leitura, interpretação...que são indispensável no desenvolvimento do educando


  • Jansiléia Francisca Nogueira, Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, Campo Verde-MT , Acre - disse:
    professora_leia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta sugestão, já que nem todos os alunos gostam de Literatura, o que nos obriga a prepara aulas interessantes e diferentes sempre!!! Com certeza trabalharei esta proposta, fazendo algumas adaptações do tipo comparação entre as personagens deste conto com outra obra de Machado, por exemplo. Mas eu só tenho elogios à sugestão de aula. Parabéns, Eliane


  • Elivânia da Silva Lima, ESC PROF HELOISA MOURAO MARQUES , Acre - disse:
    elizinhalima@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Achei muitíssimo interessante sua aula, é uma forma dos alunos conhecerem a obra de machado Assis.


  • Gleice Ane Correa Garcia, MANUEL SATURNINO DE ANDRADE FAVACHO , Pará - disse:
    gleice66garcia@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Eliane,achei interessante a sua atividade e quero te contar que trabalhei também sobre Machado de Assis com alunos do nono ano,selecionei alguns contos como:ENTRE SANTOS,A DECADÊNCIA DE DOIS GRANDES HOMENS,A CARTOMANTE...,assistimos ao filme MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS ,pesuisaram e conversamos muito sobre sua biografia e para finalizar;levei-os para conhecer a ACADEMIA PARAENSE DE LETRAS,já que eles descobriram que Machado de Assis foi o fundador da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.


  • MARA MIOTTI, ESCOLA CLODOALDO-PUBLICA ESTADUAL , Rondônia - disse:
    maramiotti10@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    sOU PROFESSORA DA ESCOLA PÚBLICA, E ESTE ANO ESSA OBRA É INDICADA PARA LEITURA DO VESTIBULAR DA FEDERAL DO MEU ESTADO, RONDÔNIA, ESTOU PREPARANDO MEUS ALUNOS P O VESTIBULAR E ESSA AULA ME AJUDARÁ MUITO, INCLUSIVE VOU IMPRIMIR O CONTO,E TRABALHAR TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS, OBRIGADA .


  • Renata, EMEIEF PRESIDENTE KENNEDY , Espírito Santo - disse:
    bbrenata@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito do plano da sugestão para a aula, mas não consegui assistir ao filme sobre o autor e nem consegui ver o texto da cartomante. O segundo não tem importância pois é facil consegui mas gostaria de ter acesso ao filme.


  • elaine duarte rezende, COLEGIO MUNICIPAL GETULIO VARGAS , Rio de Janeiro - disse:
    elainedresende@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sugestão e pretendo aproveitá-la assim que o lab da minha escola estiver funcionado.


  • Jansiléia Francisca Nogueira, Escola Estadual Waldemon Moraes Coelho, Campo Verde-MT , Acre - disse:
    professora_leia@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta sugestão, já que nem todos os alunos gostam de Literatura, o que nos obriga a prepara aulas interessantes e diferentes sempre!!! Com certeza trabalharei esta proposta, fazendo algumas adaptações do tipo comparação entre as personagens deste conto com outra obra de Machado, por exemplo. Mas eu só tenho elogios à sugestão de aula. Parabéns, Eliane


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.