30/09/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Indague se conhecem alguém que já consultou uma cartomante. Questione se acreditam que é possível alguém adivinhar fatos da vida de alguém. Distribua, então, cópias do texto "A Cartomante" para a leitura compartilhada . Você encontra o texto disponível em
http://www.bibvirt.futuro.usp.br/content/view/full/14028
Provoque que os alunos percebam como Machado de Assis descreve a cartomante e que pensem a função dela na história.
Após a leitura promova a discussão abordando alguns pontos tais como:
Quem poderia ter escrito cartas anônimas?
Qual a opinião deles sobre o marido? E sobre os amantes?
Como Machado de Assis posiciona a cartomante na história?
Explore também o foco narrativo (3ª pessoa), o tempo e o espaço onde ocorre a trama e o tipo de discurso usado (direto e indireto).
Proponha que, em trios, pesquisem outras obras de Machado de Assis em http://www.bibvirt.futuro.usp.br/textos/literatura .
Após leituras, os grupos devem escolher o texto que mais gostaram e elaborar um comentário sobre o mesmo, de forma a aguçar o desejo de outras pessoas o lerem tamém. O comentário deve ser publicado em um blog da turma sobre as leituras que fizerem. Incentive que criem um título criativo para a publicação e divulguem os comentários lirerários!Para criar o blog há vários serviços gratuitos na inte rnet. Por exemplo
Nome | Tipo |
---|---|
Machado de Assis | Vídeo |
Quatro estrelas 15 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/02/2012
Cinco estrelasesta aula é maravilhosa, mas como adiquirir os recursos sugeridos? como por exemplo o filme.
04/08/2011
Cinco estrelasEsta aula é de grande importancia e o professor está de parabéns.
31/05/2010
Cinco estrelasAchei muito interessante a relação do conteúdo selecionado com a utilização dos recursos tecnológicos audi-visuais para passar as informações aos alunos. Além disso, as produções de texto e comentários foram publicados nos blogs, que já insere o aluno nesta ferramenta tão interativa e que pode ser vista por outras pessoas. Além disso, todos os recursos utilizados estão disponíveis na maioria das escolas, sendo possível a realização de todas as atividades do projeto.
20/04/2010
Quatro estrelasOlá Eliane, parabéns, adorei o plano dessa aula, fica mais fácil trabalhar com os clássicos dessa forma, e tenho certeza que os alunos irão adorar, pois esse conto é excelente e as propostas de atividades estão ótimas.
24/03/2010
Quatro estrelasMUITO BOA ESSA PROPOSTA ,AJUDOU-ME BASTANTE NA FORMA COMO TRABALHAR O CLASSICO
24/03/2010
Quatro estrelasNão é nada fácil escrever sobre Machado de Assis, pois Machado de Assis é considerado o ficcionista mais expressivo da prosa realista da literatura brasileira. Parabéns pela iniciativa de mostrar para o alunos as obrs desse grande escritor.
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito desta sugestão de aula, pois esta proposta pedagógica fará com que os alunos discutam, leiam e pesquisem esta obra de Machado de Assis. Além disso, permitirá que cada aluno esponha seu ponto de vista a respeito da polêmica da obra,acreditando ou não no assunto discutido.
24/03/2010
Cinco estrelasconsidero excelente pela sequencia das atividades os metodos utilizados pelo fato de estar oportunizando aos alunos a desenvolverem importantes habilidades como;leitura, interpretação...que são indispensável no desenvolvimento do educando
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei esta sugestão, já que nem todos os alunos gostam de Literatura, o que nos obriga a prepara aulas interessantes e diferentes sempre!!! Com certeza trabalharei esta proposta, fazendo algumas adaptações do tipo comparação entre as personagens deste conto com outra obra de Machado, por exemplo. Mas eu só tenho elogios à sugestão de aula. Parabéns, Eliane
24/03/2010
Quatro estrelasAchei muitíssimo interessante sua aula, é uma forma dos alunos conhecerem a obra de machado Assis.
24/03/2010
Quatro estrelasEliane,achei interessante a sua atividade e quero te contar que trabalhei também sobre Machado de Assis com alunos do nono ano,selecionei alguns contos como:ENTRE SANTOS,A DECADÊNCIA DE DOIS GRANDES HOMENS,A CARTOMANTE...,assistimos ao filme MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS ,pesuisaram e conversamos muito sobre sua biografia e para finalizar;levei-os para conhecer a ACADEMIA PARAENSE DE LETRAS,já que eles descobriram que Machado de Assis foi o fundador da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS.
24/03/2010
Cinco estrelassOU PROFESSORA DA ESCOLA PÚBLICA, E ESTE ANO ESSA OBRA É INDICADA PARA LEITURA DO VESTIBULAR DA FEDERAL DO MEU ESTADO, RONDÔNIA, ESTOU PREPARANDO MEUS ALUNOS P O VESTIBULAR E ESSA AULA ME AJUDARÁ MUITO, INCLUSIVE VOU IMPRIMIR O CONTO,E TRABALHAR TODAS AS ATIVIDADES PROPOSTAS, OBRIGADA .
24/03/2010
Quatro estrelasGostei muito do plano da sugestão para a aula, mas não consegui assistir ao filme sobre o autor e nem consegui ver o texto da cartomante. O segundo não tem importância pois é facil consegui mas gostaria de ter acesso ao filme.
24/03/2010
Quatro estrelasAdorei a sugestão e pretendo aproveitá-la assim que o lab da minha escola estiver funcionado.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei esta sugestão, já que nem todos os alunos gostam de Literatura, o que nos obriga a prepara aulas interessantes e diferentes sempre!!! Com certeza trabalharei esta proposta, fazendo algumas adaptações do tipo comparação entre as personagens deste conto com outra obra de Machado, por exemplo. Mas eu só tenho elogios à sugestão de aula. Parabéns, Eliane