19/10/2009
Eliana Dias e Walleska Bernardino
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem oral |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: usos e formas |
• Conceituar trava-língua;
• conhecer vários exemplos de trava-línguas;
• exercitar a dicção e a desenvoltura ao ler e ao falar trava-línguas;
• criar uma competição de leitura de trava-línguas com regras próprias.
• Recurso de vídeo para mostrar a oralização de trava-línguas;
• trava-línguas xerocopiados;
• prendas/prêmios para estimular a performance dos alunos.
Aula 1
Atividade 1
Para sensibilização inicial, o professor chegará em sala oralizando um trava-língua que poderá ser:
TEMPO
O tempo perguntou ao tempo,
Quanto tempo o tempo tem,
O tempo respondeu ao tempo,
Que não tinha tempo,
De ver quanto tempo,
O tempo tem.
Em seguida, exibirá a imagem abaixo (seria interessante xeroca-la em tamanho grande) com o objetivo de incentivar o raciocínio do aluno no que diz respeito a relacionar a imagem ao trava-língua "TEMPO".
Disponível em:
http://studiofm.com.br/blogs/chadascinco/files/linguatr.jpg Acesso em 13/09/09
Então, o professor pedirá aos alunos que façam a associação entre o texto que oralizaram e a imagem. Para isso, informalmente, solicitará aos alunos que se sentem em círculo para conversarem sobre o trava-língua oralizado anteriormente e a imagem.
Sugestões de questões que poderão subsidiar a discussão.
Sobre o trava-língua oralizado:
1) Qual palavra mais se repete? E qual letra?
2) Por que isso acontece? A repetição facilita ou dificulta a fala?
3) E se substituíssemos a palavra tempo por outra palavra? O que ocorreria?
4) Se repetíssemos mais devagar, será que a dificuldade seria a mesma?
Sobre a imagem:
1) O que mais chama a atenção nessa imagem?
2) Por que o nó na língua? Isso nos leva a pensar em quê?
3) E os olhos arregalados, o que nos sugere?
Aula 2
Atividade 1
Feitas e respondidas as perguntas, o professor entregará aos alunos (em xerox) uma lista de trava-línguas. Por exemplo:
• Fui ao mar colher cordões, vim do mar cordões colhi.
Uma aranha dentro da jarra. Nem a jarra arranha a aranha nem a aranha arranha a jarra.
A aranha arranha a rã. A rã não arranha a aranha.
Sobre aquela serra há uma arara loura. A arara loura falará? Fala, arara loura!
A vida é uma sucessiva sucessão de sucessões que se sucedem sucessivamente, sem suceder o sucesso...
Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.
A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
Comprei uma arara rara em Araraquara.
Em rápido rapto, um rápido rato raptou três ratos sem deixar rastros.
Pedro Pereira Pedrosa pediu passagem para Pirapora.
Pode passar, porteiro, para pegar peixe piau.
O princípio principal do príncipe principiava principalmente no princípio principesco da princesa.
Casa suja, chão sujo.
Num ninho de mafagafos tem seis mafagafinhos. Quem os desmafagafizar bom desmafagafizador será.
O bispo de Constantinopla é um bom desconstantinopolitanizador. Quem o desconstantinopolitanizar, um bom desconstantinopolitanizador será.
O peito do pé do Pedro é preto.
Pinga a pia apara o prato, pia o pinto e mia o gato
Não confunda ornitorrinco com otorrinolaringologista, ornitorrinco com ornitologista, ornitologista com otorrinolaringologista, porque ornitorrinco é ornitorrinco, ornitologista é ornitologista, e otorrinolaringologista é otorrinolaringologista.
Toco preto, porco fresco, corpo crespo.
O doce perguntou pro doce qual era o doce que era mais doce e o doce respondeu pro doce que o doce que era mais doce era o doce de batata-doce.
Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia.
Um limão, mil limões, um milhão de limões.
O rato roeu a roupa do Rei da Rússia que a Rainha, com raiva, resolveu remendar.
Um prato de trigo para um tigre, dois pratos de trigo para dois tigres, três pratos de trigo para três tigres, etc.
Embaixo da pia tem um pinto que pia, quanto mais a pia pinga mais o pinto pia!
Os trava-línguas da lista acima podem ser encontrados nos sites:
http://www.qdivertido.com.br/verfolclore.php?codigo=22
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trava-l%C3%ADnguas
Atividade 2
Depois de os alunos brincarem/lerem os trava-línguas, o professor perguntará: “Por que o nome trava-línguas?”; “O que há de comum nestes trava-línguas?”.
Diante das respostas, o docente levará os alunos ao conhecimento do que seja um trava-línguas e escreverá no quadro o conceito elaborado com a ajuda dos discentes.
Sugestão de conceito: o trava-língua faz parte da literatura oral no Brasil e consiste em um jogo de palavras, no qual versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar ou formadas com o mesmo som, mas em ordens diferentes, são pronunciadas com rapidez. O objetivo do trava-línguas é propiciar diversão, além de desenvolver a oralidade.
Atividade 3
Para exemplificar a oralização dos trava-línguas, o professor exibirá um comercial publicitário da Olympikus que utilizou os trava-línguas para relacionar ao slogan da marca. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=sxaURatFpgI Acesso em 13/09/09.
Depois de assistido o vídeo, o professor perguntará:
1) Quantos trava-línguas foram oralizados?
2) Na sua opinião, qual o mais difícil? Por quê?
3) A partir do slogan “Com OLK, não tem erro”, explique a relação construída pelo anúncio entre a marca do tênis e os trava-línguas.
Atividade 4
Na sequência, o professor proporá uma competição de trava-línguas entre os estudantes, a partir dos exemplos dados na folha xerocopiada. As regras deverão ser elaboradas pelos próprios discentes, com a orientação do professor, assim como a escolha da comissão julgadora. Nesse ínterim, os alunos terão o tempo final da aula para organizarem a competição que deverá ocorrer na aula seguinte. Com isso, é interessante propor que treinem os trava-línguas em casa.
Aula 3
Atividade
Nessa aula será realizada a competição conforme decisão anterior.
Importante: o professor deverá estar atento a toda competição resolvendo problemas que, porventura, surgirão. Além disso, ficará mais prazerosa a disputa se houver “prendas”, “prêmios” ao competidor que melhor conseguir cumprir a oralização do trava-língua por ele selecionado. Esse prêmio pode ser uma caixa de bombons, por exemplo. O júri poderá ser composto por alunos e outros professores da escola.
Sugestão de leitura para o professor:
• HEYLEN, Jacqueline. Parlenda, riqueza folclórica; base para a educação e iniciação à música. 2ª ed. São Paulo, Editora HUCITEC, 1991.
Atividades complementares
• O professor poderá sugerir a outras séries a disputa. Daí, então, propor uma disputa entre turmas a partir dos vencedores de cada sala. Assim, o trava-línguas será disseminado por toda a escola e grande será a diversão.
• O professor poderá sugerir aos alunos que criem o CANTINHO DO TRAVA-LÍNGUAS. Cada sala ficará responsável por afixar pelo menos um trava-língua diferente semanalmente na lista já elaborada.
A avaliação consistirá na observação do empenho da turma para a realização da competição de trava-línguas. Os alunos serão avaliados tanto pela organização do evento (criação de regras, escolha da comissão julgadora) quanto pelo empenho na performance do trava-língua.
Importante: a correta oralização do trava-línguas não poderá culminar em nota, já que sabemos da dificuldade de dicção de alguns alunos. Portanto, a atividade consiste basicamente em estimular os participantes a desafiarem seus próprios limites no que tange à dicção e a conhecerem um pouco mais da literatura oral no Brasil.
Quatro estrelas 4 classificações
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08/03/2013
Cinco estrelasMuito boa a matéria. Foi de suma importância. Obrigado.
02/08/2012
Cinco estrelasExcelente a sugestão da sua aula. Parabéns! Só um acréscimo: a Atividade 1 da Aula 2 pode ser feita em forma de uma brincadeira (como a "Lá vai a bola"), substituindo a bola por uma caixa de sapatos com os trava-línguas escritos em filipetas. Fiz assim e deu super certo, além de bastante divertido também.
21/04/2012
Três estrelasEu achei bom, só nao entendi a atividade 1 da aula 2 nao teve nada de bom
24/03/2010
Cinco estrelasDaniela, gostei muito de sua aula. É interessante para trabalhar com crianças que estão aprendendo a ler e desenvolvendo a oralidade. Parabéns!