20/12/2009
Maria de Fátima Santos Galvão
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
O aluno aprenderá a conceituar circunferência, reconhecer os elementos da mesma e construir arcos de circunferência.
Conhecer e traçar circunferências.
Professor seria interessante utilizar imagens que lembrem circunferências.
Podem ser utilizadas as imagens a seguir.
Professor sugere-se, para a apresentação do conteúdo, o uso do software Livre Geogebra, que pode ser obtido no link http://www.geogebra.org/cms/.
A sugestão seria representar passo-a-passo a construção gráfica, usando um recurso de gravação do próprio software. O comando é acionado em EXIBIR- PROTOCOLO DE CONSTRUÇÃO- BARRA DE NAVEGAÇÃO-PARA PASSOS DA NAVEGAÇÃO. Link para animação da figura abaixo feita no GeoGebra http://www.4shared.com/file/133693961/9b892b30/letra_A_geogebraggb_dinmica_aula_6.html
Mais informações sobre o uso do software, podem ser adquiridas no tutorial do link http://www.professores.uff.br/hjbortol/geogebra/geogebra.tutorial.html.
Caso o colégio não possua laboratório de informática, a representação gráfica está abaixo.
Solicite aos alunos que criem composições com arcos baseadas nas obras de Frank Stella.
Os alunos usariam o compasso e lápis de cor para criar formas brincando e descobrindo imagens com arcos de circunferências.
Imagens do Pintor de arcos – Frank Stella
Professor sugere-se, para a apresentação do conteúdo, o uso do software Livre Geogebra, que pode ser obtido no link http://www.geogebra.org/cms/.
Professor, avalie seus alunos observando se o aluno reconheceu o elemento geométrico da circunferência (o arco) e se construiu circunferências e arcos corretamente com o compasso.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!