30/09/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Orientações didáticas
Storyboard- Descrição quadro a quadro- contendo informações do cenário, personagens e diálogos. Ou seja é o planejamento de cada quadro da história. Como se irá trabalhar com um software o Hagaquê, é necessário, escolher antecipadamente as figuras, cenários e diálogos para otimizar o tempo. Esse banco de dados deve ser disponibilizado em uma pasta do computador de acesso a todos os alunos. O Storyboard pode ser feito em uma folha de sulfite dividida em vários quadros.
Socializar a idéia do projeto com os alunos.
Esse primeiro contato com o p rojeto é fundamental para o sucesso de seu desenvolvimento. Os alunos precisam se sentir parte dele, e portanto consultados e desafiados.
O planejamento pode ser coletivo, feito em uma cartolina para se ter certeza que todos estão acompanhando todas as fases.
Envolva os alunos também na captação de recursos, fazendo uma campanha para arrecadação de gibis na escola.
Comunique os pais sobre o projeto, esclareça possíveis dúvidas e torne-os também parceiros do projeto.
Escolha da temática:
Seqüência didática
1. Escutar o programa que fala sobre como o gibi pode ser utilizado em sala de aula
8. Elaborar o story-board. Nessa fase é preciso que o professor faça boas intervenções para a riqueza das histórias.
9. Ensinar os alunos a usarem o HAGAQUÊ. É um programa bem intuitivo, mesmo os alunos que não são alfabetizados formalmente o utilizam com muita facilidade.
Fonte http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html acessível em 15 de setembro de 08
HAGAQUÊ:
Um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.
Para fazer o downnload do programa: www.nied.unicamp.br/~hagaque/
10. O HAGAQUÊ permite inserir fotos, com uma câmera digital, os alunos podem ser também personagens de suas histó r ias.
11. Caso possua internet, construir um banco de imagens ou como opção CD-ROM com cliparts para que o aluno possa construir suas histórias..
12. É importante que as duplas possam ler as histórias dos colegas e opinarem de forma construtiva. Essa ação demonstra para os alunos que todos podem se ajudar.
13. Revisar coletivamente os textos, identificando possíveis erros ortográficos.
14. Pode-se fazer um concurso entre os alunos para elaboração da capa do gibi. Para manter a imparcialidade, alunos de outras classes podem escolher o vencedor. Nessa fase é imprescindível conversar com os alunos sobre o valor de cada trabalho e que o escolhido representará a dedicação de todos.
15. Marcar uma data para o lançamento do gibi, convide os pais para participarem.
Dica:
1- Para alunos na fase inicial de alfabetização, pode-se propor a criação de tirinhas. No site da turma da Mônica, há vários exemplos para discutir com os alunos. Pode-se recortar também tiras de jornal e analisar as diferenças.
2- Para incentivar a pesquisa de campo, os alunos podem entrevistar um profissional de histórias em quadrinhos por e-mail , ou ainda fazer uma pequena vídeo-conferência através de site de conversa instantânea ou o SKIPE . Para este recurso é necessário que o entrevistado possua web-cam. Para qualquer uma das estratégias é importante fazer antecipadamente o roteiro de perguntas com os alunos.
3- Faça uma visita a uma editora e conheça todo o processo de elaboração de um gibi. Registre o passeio com fotografias, para facilitar o acesso ao processo, quando ele for retomado em sala de aula.
4- Associe-se a alguma comunidade virtual ou lista de discussão que discuta o tema- quadrinhos, esse tipo de troca é muito interessante para o professor, pois representa uma ampliação de recursos e contatos.
Nome | Tipo |
---|---|
Gibi em sala de aula | Áudio |
Quatro estrelas 20 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
01/06/2015
Cinco estrelasAdorei a sequência, apliquei com meus alunos seu super certo, utilizei o HQ, foi muito produtiva a experiência
12/12/2013
Cinco estrelasAmeeeeeeeeeeeeeeeeeei
22/05/2012
Quatro estrelasmuito bom!!!...
17/02/2012
Cinco estrelasmuito bom agora com essas aula vou poder monta meu propio gibi
28/11/2011
Cinco estrelasBom dia, achei excelente esse informativo, e pode me ajudar muito na realização de uma atividade para a faculdade. fico muito agradecida que Deus os abençoe sempre neste e em outros trabalhos.
17/11/2011
Cinco estrelasExcelente sequência didática!
06/11/2011
Cinco estrelasParabéns pela temática, trabalhar com o gênero "histórias em quadrinhos" é muito envolvente e as orientações são ótimas.
01/05/2011
Cinco estrelasPARABÉNS!!!!!!!!
19/10/2010
Cinco estrelastodo conteúdo desenvolvido com sequência didática,tem um bom resultado.Quem ainda não vivenciou não sabe o que está perdendo.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei muito desta proposta de aula e principalmente pela clareza das etapas que facilita muito atingirmos os objetivos. Parabéms, prof. Grace!
24/03/2010
Cinco estrelasEstar de parabéns! Gostei muito.
24/03/2010
Cinco estrelasParabés excelente aula, adoro trabalhar com quadrinhos sua criatividade me surpreendeu. Irei aplicar com certeza, sua metologia diferente tornou muito atrativa a aula.Seus alunos devem ter adorado.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima sugestão de aula Grace! Realizei um trabaho similar usando os softwares Kid Pix e Oficina do livro, também mito bons para o trabalho com históia em quadrinhos. Mas o que me chmaou muito a atençao foi a importância que você deu a pesquisa deste tipo de leitura, fundamentou muito o trabalho. Gostaria de dexiar uma sugestão: fica bem interessante trabalhar a interdisciplinaridade durante as historinhas, que podem se dar sobre temas de aulas como a geografia a histórias e outras. Abraço,
24/03/2010
Quatro estrelasUm atividade muito criativa que com certeza estimulará a criança na prática da leitura e escrita
24/03/2010
Quatro estrelasO projeto com criativide utiliza textos de interesse dos alunos que os transformam em outros textos através das tecnologias. Parabéns, muito bom!
24/03/2010
Cinco estrelasP A R A B É N S !!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pela atividade, imagino que tenha sido gratificante.Já tentei montar um gibi com meus alunos só que sem utilizar os recursos maravilhosos do computador que você usou.Acredito que seus alunos ficaram encantados.Nota dez para você,por sua iniciativa e conhecimento.
24/03/2010
Quatro estrelasotima, bem elaborada, parabéns por deixar disponivél obrigaaaa.
24/03/2010
Cinco estrelasGrace, você deu uma excelente contribuição para os professores que gostam de trabalhar com quadrinhos. Mostrou diferentes recursos, inclusive ensinando como utilizá-los. Eu, particularmente, tirei muito proveito, pois não conhecia o Hagaquê. Muito obrigada. Um abraço!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão de aula Grace! Este bimestre irei trabalhar com gibi e seu trabalho será muito útil, acho muito interesante os softwares da Turma da Mõnica e Oficina do livro, também mito bons para o trabalho com histórias em quadrinhos, pois possuem diversos cenários e personagens. Achei interessante o modo como vc trabalhou com o gibi, irá me auxiliar muito em sala de aula. Bjos