Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Gibi- diversão e aprendizado

 

30/09/2008

Autor e Coautor(es)
Grace Luciana Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Criar textos que relacione imagem e diálogo de forma criativa e lúdica; Unir duas expressões: a literária e a artística. Aprender a criar histórias com o portador textual: quadrinhos; Apropriar-se da escrita formal; Ilustrar os textos através de ferramentas tecnológicas; Desenvolver uma história que conjugue texto e imagem através de um software.
Duração das atividades
Uma seqüência de atividades de 8 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Verifique quais são os conhecimentos que os alunos possuem sobre o gibi. Discussão sobre o que é o gibi? Como criar histórias. A utilização do software- HAGAQUÊ
Estratégias e recursos da aula


 Orientações didáticas

  • É fundamental que o professor pesquise sobre o processo de produção de um gibi.
  • É importante que o professor organize uma caixa ou um espaço na sala de aula com diferentes gibis. Estes podem ser obtidos através de doação. Para servir de repertório para os alunos.
  • Estimule os alunos a lerem as histórias e trocarem suas impressões sobre as mesmas.
  • O projeto deve ser debatido com os alunos e suas sugestões devem ser levadas em consideração;
  • Caso seja possível, utilize os recursos de internet para enriquecer as pesquisas, troca de e-mail e até mesmo um projeto colaborativo com outra classe.
  • Estimule a criatividade dos alunos e faça intervenções para que o estudo da língua seja um dos elementos –chave.
  • Organize o trabalho em duplas, pois a produção será valorizada por conter pelo menos 2 contribuições.A dupla produtiva estimula aos alunos a aprenderem uns com os outros.
  • Converse sobre a importância do trabalho em grupo e quais devem ser os procedimentos em momentos de conflito;
  • Socialize as descobertas de cada aluno com todos os outros;
  • Explicar aos alunos o que é o Storyboard e sua importância para o desenvolvimento da atividade.

Storyboard- Descrição quadro a quadro- contendo informações do cenário, personagens e diálogos. Ou seja é o planejamento de cada quadro da história. Como se irá trabalhar com um software o Hagaquê, é necessário, escolher antecipadamente as figuras, cenários e diálogos para otimizar o tempo. Esse banco de dados deve ser disponibilizado em uma pasta do computador de acesso a todos os alunos. O Storyboard pode ser feito em uma folha de sulfite dividida em vários quadros.

  • Que o projeto desenvolvido não tenha um fim em si mesmo, mas que gere desejo por descobrir outros assuntos. É importante sempre enfatizar para os alunos que o conhecimento é algo que não tem fim, sempre há algo a descobrir.

 

Socializar a idéia do projeto com os alunos.

Esse primeiro contato com o p rojeto é fundamental para o sucesso de seu desenvolvimento. Os alunos precisam se sentir parte dele, e portanto consultados e desafiados.
O planejamento pode ser coletivo, feito em uma cartolina para se ter certeza que todos estão acompanhando todas as fases.
Envolva os alunos também na captação de recursos, fazendo uma campanha para arrecadação de gibis na escola.
Comunique os pais sobre o projeto, esclareça possíveis dúvidas e torne-os também parceiros do projeto.
 

Escolha da temática:

  • A dupla de alunos pode negociar e escolher um livro infantil ou um capitulo, por exemplo o Harry Potter, o desafio seria transformá-lo em uma história de gibi;
  • Os alunos podem escolher um capítulo de um livro, como por exemplo, o Harry Potter e transformá-lo em uma história de gibi;
  • Ou ainda, continuar uma história finalizada, imaginando como seria , a continuidade da história dos contos de fada, o que acontece depois dos felizes para sempre.
  • Pode-se escolher um gênero, histórias de medo, no qual o desafio seria dar um final humorístico às histórias.
  • Os alunos podem selecionar um fato do mês, por exemplo, as Olimpíadas de Pequim e criarem histórias sobre ela.
  • Uma outra possibilidade seria criar uma história a partir de uma música.
     

Seqüência didática

1. Escutar o programa que fala sobre como o gibi pode ser utilizado em sala de aula


2. Entregar uma pequena história para as duplas e pedirem para analisar quais elementos aparecem.O professor pode ir registrando em um cartaz as ponderações dos alunos. (balões, sons que aparecem, seqüência, etc.). Caso não apareça algum elemento, o professor como parceiro mais experiente deve contribuir, nomear, por exemplo as onomatopéias.
3. Faça uma brincadeira para garantir que os elementos, ou seja a relação entre símbolo e mensagem estejam claras para todos. Faça quadrinhos com mensagens em cartões, divida a classe em grupos e um representante de cada grupo por vez, deve sortear um cartão e representar para a equipe através de mímica ou desenho, caso o grupo no tempo determinado acerte a equipe ganha um ponto, vence a equipe que tiver o maior número de pontos. Certifique-se que mesmo a equipe não ganhe o ponto, aprenda e adquira o conhecimento. Enfatize que o objetivo da brincadeira é aprender!
4. Eleger a temática;
5. Discutir o roteiro; (personagens, cenários, diálogos, trama, etc.)
6. Apresentar cada um dos elementos que compõem as histórias em quadrinhos e suas funções.
7. Converse com eles sobre a idéia de movimento e como ela é obtida através do desenho compare com a animação. Utilize o filme: Animando do site portacurtas, pois este é uma brincadeira sobre o movimento. http://www.portacurtas.com.br/Filme.asp?Cod=76 
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/732/imagens/Figura2.gif

8. Elaborar o story-board. Nessa fase é preciso que o professor faça boas intervenções para a riqueza das histórias.
9. Ensinar os alunos a usarem o HAGAQUÊ. É um programa bem intuitivo, mesmo os alunos que não são alfabetizados formalmente o utilizam com muita facilidade.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/732/imagens/baloes.gif

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/732/imagens/onoma1.gif

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/732/imagens/onoma2.gif

Fonte http://www.divertudo.com.br/quadrinhos/quadrinhos-txt.html acessível em 15 de setembro de 08

HAGAQUÊ:

Um editor de histórias em quadrinhos com fins pedagógicos. O HagáQuê foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/732/imagens/tela00.jpg

Para fazer o downnload do programa: www.nied.unicamp.br/~hagaque/

10. O HAGAQUÊ permite inserir fotos, com uma câmera digital, os alunos podem ser também personagens de suas histó r ias.
11. Caso possua internet, construir um banco de imagens ou como opção CD-ROM com cliparts para que o aluno possa construir suas histórias..
12. É importante que as duplas possam ler as histórias dos colegas e opinarem de forma construtiva. Essa ação demonstra para os alunos que todos podem se ajudar.
13. Revisar coletivamente os textos, identificando possíveis erros ortográficos.
14. Pode-se fazer um concurso entre os alunos para elaboração da capa do gibi. Para manter a imparcialidade, alunos de outras classes podem escolher o vencedor. Nessa fase é imprescindível conversar com os alunos sobre o valor de cada trabalho e que o escolhido representará a dedicação de todos.
15. Marcar uma data para o lançamento do gibi, convide os pais para participarem.
 

Dica:

1- Para alunos na fase inicial de alfabetização, pode-se propor a criação de tirinhas. No site da turma da Mônica, há vários exemplos para discutir com os alunos. Pode-se recortar também tiras de jornal e analisar as diferenças.
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/732/imagens/tira1.gif

2- Para incentivar a pesquisa de campo, os alunos podem entrevistar um profissional de histórias em quadrinhos por e-mail , ou ainda fazer uma pequena vídeo-conferência através de site de conversa instantânea ou o SKIPE . Para este recurso é necessário que o entrevistado possua web-cam. Para qualquer uma das estratégias é importante fazer antecipadamente o roteiro de perguntas com os alunos.
3- Faça uma visita a uma editora e conheça todo o processo de elaboração de um gibi. Registre o passeio com fotografias, para facilitar o acesso ao processo, quando ele for retomado em sala de aula.
4- Associe-se a alguma comunidade virtual ou lista de discussão que discuta o tema- quadrinhos, esse tipo de troca é muito interessante para o professor, pois representa uma ampliação de recursos e contatos.
 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Gibi em sala de aula Áudio
Recursos Complementares
Sulfite, cartolina, gibis, HAGAQUÊ, computador se possível internet e câmera digital. Fontes de Pesquisa: http://www.nied.unicamp.br/~hagaque/ http://www.monica.com.br/comics/seriadas.htm http://www.sobresites.com/quadrinhos/ http://www.monica.com.br/comics/tirinhas.htm
Avaliação
Relacionar o avanço de cada aluno com a elaboração do projeto em termos: - Escrita - Criatividade - Trabalho em grupo - Relação texto- imagem
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 20 classificações

  • Cinco estrelas 16/20 - 80%
  • Quatro estrelas 4/20 - 20%
  • Três estrelas 0/20 - 0%
  • Duas estrelas 0/20 - 0%
  • Uma estrela 0/20 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Meire de Fátima, COLEGIO DOM BOSCO - SP , São Paulo - disse:
    meirematema@gmail.com

    01/06/2015

    Cinco estrelas

    Adorei a sequência, apliquei com meus alunos seu super certo, utilizei o HQ, foi muito produtiva a experiência


  • Auxiliadora Albuuerque, E.M Adalgisa Amorim , Paraíba - disse:
    m.aux@live.com

    12/12/2013

    Cinco estrelas

    Ameeeeeeeeeeeeeeeeeei


  • Docinho, Austrália - disse:
    barbie.mc@hotmail.com

    22/05/2012

    Quatro estrelas

    muito bom!!!...


  • wellington , olinda , Rio de Janeiro - disse:
    menino_chapaquente@hotmail.com

    17/02/2012

    Cinco estrelas

    muito bom agora com essas aula vou poder monta meu propio gibi


  • yolanda s.ferreira dos santos, FTC - Faculdade de tecnologias e Ciencias , Bahia - disse:
    yolandababy@hotmail.com

    28/11/2011

    Cinco estrelas

    Bom dia, achei excelente esse informativo, e pode me ajudar muito na realização de uma atividade para a faculdade. fico muito agradecida que Deus os abençoe sempre neste e em outros trabalhos.


  • janaina Mara , Universidade Federal de Juiz de Fora , Minas Gerais - disse:
    janaina2110@hotmail.com

    17/11/2011

    Cinco estrelas

    Excelente sequência didática!


  • ANA CLAUDIA DOS SANTOS FARIAS, EE WALDEMAR DA SILVA RIGOTTO , São Paulo - disse:
    anaclal2008@hotmail.com

    06/11/2011

    Cinco estrelas

    Parabéns pela temática, trabalhar com o gênero "histórias em quadrinhos" é muito envolvente e as orientações são ótimas.


  • ALINE CAMPOS CAMARGO, Centro de Educação Infantil Ponto a Ponto , Paraná - disse:
    nine_lilo@hotmail.com

    01/05/2011

    Cinco estrelas

    PARABÉNS!!!!!!!!


  • ligia maria, ESCOLA ALTO DOS GUARARAPES , Pernambuco - disse:
    ligi-a@hotmail.com

    19/10/2010

    Cinco estrelas

    todo conteúdo desenvolvido com sequência didática,tem um bom resultado.Quem ainda não vivenciou não sabe o que está perdendo.


  • Fátima Martinez, EM. dr. Eduardo Olímpio Machado , Mato Grosso do Sul - disse:
    fatima31@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito desta proposta de aula e principalmente pela clareza das etapas que facilita muito atingirmos os objetivos. Parabéms, prof. Grace!


  • maria da paz Araujo Cavalcante, Escola Est. Presidente Costa e Silva , Tocantins - disse:
    tiadapaz@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Estar de parabéns! Gostei muito.


  • Raquel Koch Savi Mondo, EEB PROFª ALDA HULSE , Santa Catarina - disse:
    raquelkoch@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabés excelente aula, adoro trabalhar com quadrinhos sua criatividade me surpreendeu. Irei aplicar com certeza, sua metologia diferente tornou muito atrativa a aula.Seus alunos devem ter adorado.


  • Cristiane Maia do e. santo, ERC E F MARIA ESTELITA BARBOSA DA SILVA , Pará - disse:
    krysmsanto@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima sugestão de aula Grace! Realizei um trabaho similar usando os softwares Kid Pix e Oficina do livro, também mito bons para o trabalho com históia em quadrinhos. Mas o que me chmaou muito a atençao foi a importância que você deu a pesquisa deste tipo de leitura, fundamentou muito o trabalho. Gostaria de dexiar uma sugestão: fica bem interessante trabalhar a interdisciplinaridade durante as historinhas, que podem se dar sobre temas de aulas como a geografia a histórias e outras. Abraço,


  • Eliana Moraes, CE Alvaro Alvim , Rio de Janeiro - disse:
    elianamfreitas@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Um atividade muito criativa que com certeza estimulará a criança na prática da leitura e escrita


  • Maria de Fatima Morais Silva Almeida, COLEGIO ESTADUAL SENADOR WALTER FRANCO , Sergipe - disse:
    mfatmorais@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O projeto com criativide utiliza textos de interesse dos alunos que os transformam em outros textos através das tecnologias. Parabéns, muito bom!


  • PALOMA CRISITNA ALVES, ANTONIO AMABILE DR CEI 5 , São Paulo - disse:
    pacrial@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    P A R A B É N S !!


  • Cléia de Jesus dos Reis de Melo, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA , Roraima - disse:
    melocleia@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pela atividade, imagino que tenha sido gratificante.Já tentei montar um gibi com meus alunos só que sem utilizar os recursos maravilhosos do computador que você usou.Acredito que seus alunos ficaram encantados.Nota dez para você,por sua iniciativa e conhecimento.


  • Leonilda Elias Ferreira, Escola mun Teotônio Vilela, Laranjeiras do Sul , Paraná - disse:
    nil_da2@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    otima, bem elaborada, parabéns por deixar disponivél obrigaaaa.


  • Alzenir Araujo Santos, ESC MUN HENRIQUE CASTRICIANO , Rio Grande do Norte - disse:
    alzenirasantos@ig.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Grace, você deu uma excelente contribuição para os professores que gostam de trabalhar com quadrinhos. Mostrou diferentes recursos, inclusive ensinando como utilizá-los. Eu, particularmente, tirei muito proveito, pois não conhecia o Hagaquê. Muito obrigada. Um abraço!


  • Edilene Faco do Prado, GUIOMAR FURTUNATA CONEGLIAN BORCAT PROFA EMEIF , São Paulo - disse:
    efprado@lpnet.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a sugestão de aula Grace! Este bimestre irei trabalhar com gibi e seu trabalho será muito útil, acho muito interesante os softwares da Turma da Mõnica e Oficina do livro, também mito bons para o trabalho com histórias em quadrinhos, pois possuem diversos cenários e personagens. Achei interessante o modo como vc trabalhou com o gibi, irá me auxiliar muito em sala de aula. Bjos


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.