05/10/2009
Andréa Vassalo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
O gênero textual rótulos ajuda o aluno em processo de alfabetização, pois propicia a relação entre o escrito e o oral, permitindo, desta forma, o avanço nas habilidades de leitura e escrita.
* Levar para a sala de aula duas embalagens ( sugestão: lata de leite condensado), uma com rótulo e outra sem.
1. A atividade poderá ser introduzida através de uma história:
Sugestão: Ontem fui ao supermercado e olhando os produtos nas prateleiras vi esta lata sem o rótulo (mostrar a embalagem sem o rótulo). Fiquei curiosa para saber o que poderia ter aqui dentro.
Neste momento, certamente, alguns alunos darão palpites como: salsicha, milho, creme de leite, leite condensado e outros. O professor aproveitará a oportunidade para esclarecer que o rótulo é um impresso afixado em recipientes e embalagens de produtos. Deverá esclarecer, também, que o rótulo contém informações sobre o produto e que este não deve ser comprado sem se saber o que é e para que serve.
2. O professor mostrará a outra embalagem, com rótulo, pedindo que os alunos observem a diferença entre as duas, fazendo questionamentos: Para que servem todos os escritos e desenhos nesta embalagem? Só para enfeitar? Existe outra finalidade? Qual? Por que precisamos ler o que está escrito? Para que serve o código de barras?
3. Explicar aos alunos a diferença entre produto e marca.
Produto: é o que está dentro da embalagem. Exemplo: sabão em pó.
Marca: é o nome que identifica, caracteriza o produto, ou seja, o sabão. Exemplo: OMO
4.Esta atividade oral deve ser repetida com outras embalagens, para melhor compreensão por parte dos alunos.
5. O aluno se deterá na diferença entre marca e produto e a utilidade do produto para o consumidor e, para tanto, o professor deve apresentar alguns rótulos para que os alunos registrem coletivamente, as seguintes informações.
Exemplo: Toddy.
Produto: achocolatado em pó
Marca: Toddy
Para que serve: serve para misturar ao leite, para fazer doces, mingaus.
* Ao trabalhar com rótulos, é necessário que o aluno perceba não só as cores, os desenhos, as formas, mas também os nomes escritos: marca e nome do produto, quantidade, peso, data de fabricação e validade, função do código de barras.
- Data de fabricação: data em que foi feito, fabricado o produto.
- Data de validade: data máxima que o produto pode ser consumido, utilizado.
- Código de barras: serve para ver o preço do produto.
O professor entregará três modelos de rótulos, bastante conhecidos e o aluno deverá registrar, por escrito: a marca, o produto e para que serve. Neste momento, o professor fará uma avaliação individual para perceber se houve entendimento sobre o assunto.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
09/04/2015
Cinco estrelasAdorei e estou trabalhando com meus alunos os rótulos.....e a aula me auxiliou.. Parabéns
24/04/2014
Quatro estrelasuma aula otima parabens
19/08/2013
Cinco estrelasExcelente aula.Parabens!
20/03/2012
Cinco estrelasAMEI E ME AJUDOU BASTANTE.ESTAVA PREPARANDO UMA AULA SOBRE O ASSUNTO FUI O GOOGLE E ACHEI ESSA EXCELENTE AULA. PARABÉNS!
30/11/2011
Quatro estrelasAdorei!!!!!!!!!! Uma aula simples e criativa que explora muitas coisas...
17/10/2011
Quatro estrelasAmei, adoro esse portal....
23/07/2010
Cinco estrelasGostei muito da sugestão em como trabalhar com rótulos.
24/03/2010
Cinco estrelasme ajudou muito no trabalho que eu tive que fazer com minha filha. obrigado
24/03/2010
Cinco estrelasESTÁ É A PRIMEIRA VEZ QUE ENTRO NESTA PÁGINA E FIQUEI CURIOSO COM ESTE TEMA , ENTÃO FUI OLHAR COM MAIS DETALHES E DIANTE DO EXPOSTO QUERO LHE PARABENIZAR POR ESTA BRILHANTE IDEIA. MUITO OBRIGADO E DESEJO-LHE MUITO SUCESSO.