27/09/2008
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Orientações didáticas para o professor:
A proposta consiste em uma releitura da Obra de Van Gohn, um texto pode ter diferentes pontos de vistas, assim como uma obra de arte. Quanto mais repertório sobre arte o aluno possui, maior será sua capacidade de criação.
É importante diferenciar para o aluno uma releitura e uma cópia da obra. Reler uma obra é atribuir um significado subjetivo do olhar do artista.
A biografia e o estudo da técnica do artista deve ser para contextualizar a obra e a mensagem do artista, não se deve limitar a uma decoreba de datas e lugares.
Discuta com os alunos que uma releitura não precisa necessariamente ser na mesma expressão artística, por exemplo, poderia se fazer uma releitura desta obra através de escultura, fotografia, etc.
Seqüência didática
1. Apresente a obra aos alunos e peça para os alunos compartilharem a primeira impressão que têm;
2. Discuta os diferentes pontos de vista.
3. Chame a atenção para as características da obra, as pinceladas, as cores utilizadas, pergunte aos alunos se eles reconhecem o estilo ou autor da obra.
4. Traga uma foto do autor Van Gogh e conte a história do autor (Biografia) como se estivesse contando uma história, para incrementa coloque uma música de fundo. Para ajudar na pesquisa de dados http://pt.wikipedia.org/wiki/Vincent_Van_Gogh
5. Converse sobre a época, os costumes, quem eram os artistas importantes, que tipo de arte era valorizada. Para enriquecer traga obras dessa época, assim o aluno pode entender o valor da contribuição de Van Gogh, o quanto ele inovou.
6. Faça uma visita virtual ao museu de Van Gogh, http://www3.vangoghmuseum.nl/vgm/index.jsp?page=sectie_museum
7. Peça novamente para os alunos olharem para a obra e destacarem o que percebem de novo, após conhecer o contexto em que ela foi feita.
8. Apresente a proposta de releitura e explique a diferença entre releitura e cópia, mostre algumas releituras para os alunos para que fique clara a necessidade de personalização da releitura. Neste site os alunos poderão ver algumas releituras http://www.historiadaarte.com.br/arteadolescente.html
9. Faça a proposta para os alunos de usarem o programa Photofiltre.
PhotoFiltre é uma ótima alternativa para quem trabalha com ediçã o de im age ns e não pode desembolsar a grande quantidade de dinheiro que licenças dos programas deste tipo e xigem. E, para quem acha que as alternativas gratuitas são muito limitadas, deve conhecer agora mesmo este editor, para mudar este conceito. Ele possui uma série de ferramentas que lhe permitem fazer trabalhos profissionais e que não deixam a desejar.PhotoFiltre trabalha com filtros, seleções vetoriais, máscaras e muitos outros recursos simples ou avançados, os quais você pode aproveitar também na versão em português, através da atualização com a tradução completa para o programa. É versátil, completo e, ao mesmo tempo, fácil de usar.
Fonte: http://baixaki.ig.com.br/download/PhotoFiltre.htm
Exemplos releitura da obra utilizando o programa PhotoFiltre.
Releitura elaborada por: Libi Blackcat
Releitura elaborada por: Neilymarcia Araujo de Ribeiro Alves
Nome | Tipo |
---|---|
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
26/06/2012
Cinco estrelasMuito Interessante!!!♥
30/10/2011
Cinco estrelasExcelente tabalho. Boa referência para a dinâmica dos trabalhos em sala de aula.
29/06/2010
Cinco estrelasOla! Em se falando de releitura eu acho o maximo pois podemos trabalhar com varios materiais e formas, tbm em forma de teatro....e depois eu AMO artes, sou suspeita a falar mal da ARTE!!!!! se pudesse viveria 24 horas ingerindo artes.
28/04/2010
Cinco estrelasparabéns pelo trabalho
28/04/2010
Cinco estrelasparabéns pelo trabalho
24/03/2010
Três estrelasAcredito que o termo releitura não deve ser usado nas aulas de de arte, no caso de observar ou apreciar a obra e depois criar algo, poderíamos chamar então de citação ou pastiche... posso esta precipitado, mas creio que é isso....
24/03/2010
Quatro estrelasA satisfação de fazer um bom trabalho é a minha grande preocupação. Nós da Rede de Ensino Estadual, nós que eu digo professores de Arte, estamos enfrentando uma grande rejeição por parte dos professores antigos, que vem com os desenhos mimiografados. Está aula que você propõe ao aluno, uma verdadeira aula sobre reeleitura de obra. Porque a grande maioria de professores de Arte, definem reeleitura de Obra copiar a mesma. Espero que no ano de 2009, tudo isso já tenha sido superado. Ok...
24/03/2010
Quatro estrelasParabéns a todos os autores das aulas aqui postadas! Sou professora e trabalho com Informática Educativa e usarei esses planejamentos para as minhas aulas de 2009, pois são muito enriquecedores! Estou muito feliz por encontrar este site e poder assim aprimorar os recursos para o engrandecimento aos meus "baixinhos". Um grande abraço a tds os autores e obrigado por compartilharem este conhecimento bjs Mara
24/03/2010
Quatro estrelasBom, acho a sugestão da aula viável, uma vez que atividades como essa fazem parte do processo pedagógico que desenvolvo com os alunos e sei como os mesmo crescem com a prática. No entanto, percebo que há um equívoco em chamar a prática de "releitura". Acho mais adequado termos como "produção artística", "leitura poética" ... Uma vez que a releitura sugere que algo seja reescrito em outra linguagem, e nossos alunos, ainda não desenvolveram uma linguagem própria, por isso, não a fazem. Um abraço