02/02/2010
Miriam Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
• Objetivo geral das 6 aulas: integrar o indivíduo ao mundo físico, no que se refere a geografia física, desenvolvendo a capacidade de observação, questionamento, reflexão, generalização e conclusão estabelecendo relações entre os diversos elementos que compõem o ambiente físico
• Identificar os diferentes mapas.
• Reconhecer a linguagem de símbolos e de escalas em mapas.
• Desenvolver habilidades para reconhecer vizinhança, limite e fronteira.
• Reconhecer o Município do Rio de Janeiro como parte do conjunto maior: o conjunto de municípios do Estado do Rio de Janeiro
• Comparar diferentes municípios do Estado do Rio de Janeiro quanto ao tamanho e a localização
• Utilizar os conceitos de norte e sul.
• Desenvolver a capacidade de buscar soluções para os problemas sociais.
Saber que o estudo sobre o Município do Rio de Janeiro se dá de forma integrada com estudos dos bairros e ruas da cidade do Rio de Janeiro.
Reconhecer o mapa do Brasil.
Identificar o Estado do Rio de Janeiro no mapa.
Os alunos encontrarão expostos na sala de aula, alem dos mapas anteriores, os mapas do Estado do Rio de Janeiro e do Município do Rio de Janeiro. Se possível, um atlas ilustrativo deverá constar também do material.
O professor dividirá a turma em grupos de 4 alunos e entregará uma folha com o mapa do Brasil dividido em estados.
Os alunos deverão identificar as regiões e localizar o Estado do Rio de Janeiro.
Neste momento, o professor trabalhará a vizinhança do Estado do Rio de Janeiro. Perguntar quais os estados que fazem fronteira com o Rio de Janeiro.
Introduzir a noção de litoral. Pintar de azul claro todo o espaço do litoral brasileiro.
Cada grupo deverá registar, numa folha, 5 perguntas sobre tudo que foi estudado.
As perguntas serão trocadas entre os grupos.
Os grupos responderão por escrito.
Depois, a turma deverá sentar em rodinha para que cada grupo apresente as perguntas e respostas.
Como sugestão, os alunos podem depois fazer uma pequena tabela de acertos quanto as respostas obtidas.
site:http://www.brasilrepublica.com/sudeste.htm
video da região sudeste brasileira
A avaliação será feita em dois momentos:
1- Durante a identificação dos estados brasileiros.
2 - Na plenária de apresentação de perguntas e respostas dos grupos.
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