21/09/2009
Miriam Kaiuca
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Geografia | Cartografia como instrumento na aproximação dos lugares e do mundo |
• Objetivo geral das 6 aulas: integrar o indivíduo ao mundo físico, no que se refere a geografia física, desenvolvendo a capacidade de observação, questionamento, reflexão, generalização e conclusão estabelecendo relações entre os diversos elementos que compõem o ambiente físico
• Identificar os diferentes mapas.
• Reconhecer a linguagem de símbolos e de escalas em mapas.
• Desenvolver habilidades para reconhecer vizinhança, limite e fronteira.
• Reconhecer o Município do Rio de Janeiro como parte do conjunto maior: o conjunto de municípios do Estado do Rio de Janeiro
• Comparar diferentes municípios do Estado do Rio de janeiro quanto ao tamanho e a localização
• Utilizar os conceitos de norte e sul.
• Desenvolver a capacidade de buscar soluções para os problemas sociais.
Saber que o estudo sobre o Município do Rio de Janeiro se dá de forma integrada com estudos dos bairros e ruas da cidade do Rio de Janeiro.
Relacionar as principais características do bairro em que se situa a escola.
Registrar as principais informações num blocão, para consulta posterior.
Utilizando sucata e folhas de isopor, os alunos deverão representar na forma de maquete, as principais características do bairro.
Levantar com a turma sugestões para melhorar a vida da população.
- material de sucata
- blocão
- folhas de isopor
A partir das questões levantadas, os alunos deverão ser capazes de escrever um texto problematizando a vida no bairro da escola.
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