Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ambiguidade, o que é isso?

 

23/09/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Educação Escolar Indígena Línguas Desenvolvimento da linguagem escrita
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas os alunos poderão aprender o que é Ambiguidade, por meio de um vídeo muito interessante que mostra que até mesmo nos jornais podem haver frases ambíguas; confusas.
Estas são aulas indicadas para os alunos que já estão em processo de alfabetização, uma vez que a habilidade de leitura será trabalhada nestas aulas.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Faz-se necessários que os alunos já estejam alfabetizados ou no mínimo, em processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso da Sala de Vídeo.

Motivação:

Para dar início às aulas, sugerimos que o professor dirigira-se com os alunos à Sala de Vídeo para que todos possam assistir o Recurso (Fig. 1) ao mesmo tempo, que poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho adequado.

Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18838  

Figura 1- Imagem do Recurso

O Recurso é um episódio do programa Sua língua, da TV Escola, que apresenta as ambiguidades contidas em textos jornalísticos, as quais provocam a incompreensão dos leitores. Além disso, o vídeo apresenta também a respectiva adequação dos textos ambíguos para o melhor entendimento do leitor, mostrando a maneira mais clara e objetiva de escrever o enunciado das frases jornalísticas. O vídeo tem a duração aproximada de 5 (cinco) minutos.

Atividade 1

Após assistirem o vídeo, o deverá perguntar aos alunos o que eles acharam sobre o vídeo, se eles já conheciam o termo “Ambigüidades”, bem como o que são frases ambíguas.  Em seguida deverá apresentar aos alunos algumas frases ambíguas e discutir com eles qual seria a melhor maneira de construir estas frases para que não houvesse erros de interpretação.
Sugerimos abaixo o endereço de alguns sites (Fig. 2) em que há frases ambíguas. O professor poderá acessá-los para  selecionar algumas  frases para apresentar aos alunos.

https://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RFONLINE/forums/p/136349/1143866.aspx  

http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u74.jhtm  

http://vestibular.uol.com.br/redacao/ult2826u2.jhtm  

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080220040601AALd7lc  

Figura 2- Imagem de um do Site "Uol Educação"

Atividade 2

Neste momento, os alunos deverão formar pequenos grupos de três a quatro integrantes (Fig. 3) para fazer pesquisas em jornais. Cada grupo deverá procurar frases ambíguas, copiá-las no caderno e propor outra maneira de escrevê-las de modo que não haja mais ambiguidades.
Para esta atividade será necessário que o professor disponibilize aos alunos alguns jornais de circulação nacional e/ou municipal (de dois a três jornais por grupo) para que as pesquisas possam ser realizadas.

Figura 3- Imagem de alunos divididos em duplas
Disponível em: http://www.museudapessoa.net/MuseuVirtual/ficha/uploads/fotos/13387/foto%20307.jpg  Acesso em: 03. Set. 2009.

Após a efetuação das pesquisas, cada grupo (dupla ou trio) deverá apresentar as frases ambíguas que encontraram nos jornais, colocando-as na lousa para que os outros grupos possam dar sua opinião sobre a reformulação de cada frase.

Recursos Complementares

O professor poderá trabalhar com os alunos, em outra oportunidade uma aula publicada no site do Portal do Professor que tem o objetivo de desenvolver habilidades de leitura e escrita, por meio do hábito da leitura de jornal.

Aula: Desenvolvendo habilidades de leitura e escrita com a primeira página do jornal
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5008  

Avaliação

Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas. O professor deverá observar se eles entenderam o que é Ambiguidade, e se a partir destas aulas serão leitores e escritores mais críticos!

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Quelei Gusmão Evangelista, MARIA APARECIDA PINTO DE ABREU MAGNO PROFA , São Paulo - disse:
    quelei@professor.sp.gov.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A atividade, ambiguidade, não deixa dúvida para que haja uma aprendizagem significativa. É um exemplo de que pode e deve ser utilizada em vários níveis da Educação Básica. Buscamos hoje uma educação, aprendizagem, de qualidade essa atividade estimula não só o aluno, mas também o professor.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.