23/09/2009
Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Educação Escolar Indígena | Línguas | Desenvolvimento da linguagem escrita |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Com estas aulas os alunos poderão aprender o que é Ambiguidade, por meio de um vídeo muito interessante que mostra que até mesmo nos jornais podem haver frases ambíguas; confusas.
Estas são aulas indicadas para os alunos que já estão em processo de alfabetização, uma vez que a habilidade de leitura será trabalhada nestas aulas.
Faz-se necessários que os alunos já estejam alfabetizados ou no mínimo, em processo de alfabetização.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso da Sala de Vídeo.
Para dar início às aulas, sugerimos que o professor dirigira-se com os alunos à Sala de Vídeo para que todos possam assistir o Recurso (Fig. 1) ao mesmo tempo, que poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho adequado.
Link do Recurso no site do Portal do Professor:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18838
Figura 1- Imagem do Recurso
O Recurso é um episódio do programa Sua língua, da TV Escola, que apresenta as ambiguidades contidas em textos jornalísticos, as quais provocam a incompreensão dos leitores. Além disso, o vídeo apresenta também a respectiva adequação dos textos ambíguos para o melhor entendimento do leitor, mostrando a maneira mais clara e objetiva de escrever o enunciado das frases jornalísticas. O vídeo tem a duração aproximada de 5 (cinco) minutos.
Após assistirem o vídeo, o deverá perguntar aos alunos o que eles acharam sobre o vídeo, se eles já conheciam o termo “Ambigüidades”, bem como o que são frases ambíguas. Em seguida deverá apresentar aos alunos algumas frases ambíguas e discutir com eles qual seria a melhor maneira de construir estas frases para que não houvesse erros de interpretação.
Sugerimos abaixo o endereço de alguns sites (Fig. 2) em que há frases ambíguas. O professor poderá acessá-los para selecionar algumas frases para apresentar aos alunos.
https://sites.levelupgames.com.br/FORUM/RFONLINE/forums/p/136349/1143866.aspx
http://educacao.uol.com.br/portugues/ult1706u74.jhtm
http://vestibular.uol.com.br/redacao/ult2826u2.jhtm
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080220040601AALd7lc
Figura 2- Imagem de um do Site "Uol Educação"
Neste momento, os alunos deverão formar pequenos grupos de três a quatro integrantes (Fig. 3) para fazer pesquisas em jornais. Cada grupo deverá procurar frases ambíguas, copiá-las no caderno e propor outra maneira de escrevê-las de modo que não haja mais ambiguidades.
Para esta atividade será necessário que o professor disponibilize aos alunos alguns jornais de circulação nacional e/ou municipal (de dois a três jornais por grupo) para que as pesquisas possam ser realizadas.
Figura 3- Imagem de alunos divididos em duplas
Disponível em: http://www.museudapessoa.net/MuseuVirtual/ficha/uploads/fotos/13387/foto%20307.jpg Acesso em: 03. Set. 2009.
Após a efetuação das pesquisas, cada grupo (dupla ou trio) deverá apresentar as frases ambíguas que encontraram nos jornais, colocando-as na lousa para que os outros grupos possam dar sua opinião sobre a reformulação de cada frase.
O professor poderá trabalhar com os alunos, em outra oportunidade uma aula publicada no site do Portal do Professor que tem o objetivo de desenvolver habilidades de leitura e escrita, por meio do hábito da leitura de jornal.
Aula: Desenvolvendo habilidades de leitura e escrita com a primeira página do jornal
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5008
Os alunos deverão ser avaliados em todos os momentos das aulas. O professor deverá observar se eles entenderam o que é Ambiguidade, e se a partir destas aulas serão leitores e escritores mais críticos!
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasA atividade, ambiguidade, não deixa dúvida para que haja uma aprendizagem significativa. É um exemplo de que pode e deve ser utilizada em vários níveis da Educação Básica. Buscamos hoje uma educação, aprendizagem, de qualidade essa atividade estimula não só o aluno, mas também o professor.