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Mitos que vem da Mata

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
Carla Fernandes Lott Primola
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita.
  • Localizar informações no texto e copiá-las.
  • Basear-se nos gêneros de texto lidos para escrever e reescrever um texto.
Duração das atividades
5 aulas (laboratório de informática); 4 aulas produção de texto; 1 aula para montar o mural.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Familiarizar os alunos com o gênero que será trabalhado: as lendas.

Estratégias e recursos da aula
  • Organizar os alunos em grupos proporcionais ao número de lendas a serem trabalhadas: Lobisomem, Curupira, Iara, Saci-Pererê, Bicho papão.
  • Sortear os personagens que cada grupo irá representar.
  • Preparar com antecedência, o laboratório de informática para receber seus alunos acessando o site http://www.sescsp.org.br/sesc/convivencia/curumim/curumim.htm#. Depois basta clicar na opção “Mitos que vem da mata”. Explore as histórias e jogos do site proposto.

“Mitos Que Vêm da Mata é o nome de uma série de cinco jogos que o SESC Curumim está dando de presente pra você. Eles foram criados para serem copiados para o seu computador. Assim, você poderá jogá-los sempre que quiser, sem precisar se conectar à Internet.”

  • Formar as duplas. Leve-as ao laboratório de informática.
  • Se os computadores têm caixa de som deixar cada dupla ouvir sua história. Solicitar a eles que abram a história “Lobisomem”.
  • Se somente um computador tiver caixa de som convidar os alunos a se sentarem perto deste computador para poder ouvir melhor a história.
  • Ao término da história discuta com os alunos aspectos da história:
    o O que a história está contando.
    o Quais as características do personagem principal da história.
    o As partes que mais gostaram.
  • ­Incentivar os alunos a “brincarem” com o jogo do “Lobisomem”. Divirta-se com eles.
  • Repitir as atividades acima para cada personagem do site.
  • Elaborar uma folha de exercício contendo as questões sugeridas abaixo (inclua questões de acordo com as histórias disponíveis no site utilizado). Distribuir aos grupos e peça que respondam. Auxiliar os alunos na pesquisa utilizando como fonte a própria história que eles ouviram.

1) Qual o nome do seu personagem?
2) Descreve fisicamente o seu personagem em poucas palavras.
3) Seu personagem é conhecido por outros nomes? Quais?
4) Onde vive o seu personagem e em que locais podemos encontrá-lo?
5) Quais são os poderes sobrenaturais que seu personagem possui?
6) Em que região brasileira o seu personagem mais se destaca?

  • ­Como pesquisa de “Para Casa” solicitar aos alunos que respondam as questões abaixo ilustrando o personagem que mais gostou.

1) O que é Folclore?
2) Em que data é comemorado o "Dia do Folclore" no Brasil?
3) O que é Lenda? O que é Mito?

  • ­Na aula seguinte distribuir para os grupos uma folha avulsa para que eles preencham nome, data, disciplina e título da história. Eles deverão criar “SUA” história. (Lembre-se que os personagens foram sorteados no início desta atividade).
  • Recolher as produções e observar se há redundância de informações, palavras repetidas e erros ortográficos.
  • Devolver os textos aos grupos. Os autores deverão reescrever suas histórias e ilustrá-la.
  • Pedir que um componente de cada grupo leia a produção para os colegas.
  • Em conjunto com os alunos monte um mural, que será fixado na sala de aula, com os textos produzidos. Peça a eles que enfeitem em volta os textos e que escrevam um título para o projeto.

SUGESTÃO:

  • ­No laboratório de informática cada grupo deverá abrir o personagem da sua história. Na opção “Clique aqui para escrever a sua história...” abrirá uma janela para preencher nome e e-mail. Professor preencha seu e-mail com o nome do aluno.

  • Organizar os alunos nos seus grupos de maneira que um narre e o outro digite. Incentivar que façam rodízio para a leitura e digitação.
  • Fazer uma revisão do texto digitado indicando aos alunos as devidas correções.
  • Se a escola tem site publique o endereço das produções e divulgue na comunidade escolar.
Recursos Complementares

- Papel A4.
- Laboratório de informática com acesso a internet.

Avaliação
  • Envolvimento dos alunos na pesquisa, leitura e escrita.
  • Uso adequado da linguagem de forma coerente com os objetivos do tema tratado.
  • Fluência oral na apresentação do trabalho.
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