BELO HORIZONTE - MG
ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Alfabetização
Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Desenvolver a linguagem oral e escrita.
Localizar informações no texto e copiá-las.
Basear-se nos gêneros de texto lidos para escrever e reescrever um texto.
Duração das atividades
5 aulas (laboratório de informática); 4 aulas produção de texto; 1 aula para montar o mural.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
- Familiarizar os alunos com o gênero que será trabalhado: as lendas.
Estratégias e recursos da aula
Organizar os alunos em grupos proporcionais ao número de lendas a serem trabalhadas: Lobisomem, Curupira, Iara, Saci-Pererê, Bicho papão.
Sortear os personagens que cada grupo irá representar.
Preparar com antecedência, o laboratório de informática para receber seus alunos acessando o site http://www.sescsp.org.br/sesc/convivencia/curumim/curumim.htm#. Depois basta clicar na opção “Mitos que vem da mata”. Explore as histórias e jogos do site proposto.
“Mitos Que Vêm da Mata é o nome de uma série de cinco jogos que o SESC Curumim está dando de presente pra você. Eles foram criados para serem copiados para o seu computador. Assim, você poderá jogá-los sempre que quiser, sem precisar se conectar à Internet.”
Formar as duplas. Leve-as ao laboratório de informática.
Se os computadores têm caixa de som deixar cada dupla ouvir sua história. Solicitar a eles que abram a história “Lobisomem”.
Se somente um computador tiver caixa de som convidar os alunos a se sentarem perto deste computador para poder ouvir melhor a história.
Ao término da história discuta com os alunos aspectos da história: o O que a história está contando. o Quais as características do personagem principal da história. o As partes que mais gostaram.
Incentivar os alunos a “brincarem” com o jogo do “Lobisomem”. Divirta-se com eles.
Repitir as atividades acima para cada personagem do site.
Elaborar uma folha de exercício contendo as questões sugeridas abaixo (inclua questões de acordo com as histórias disponíveis no site utilizado). Distribuir aos grupos e peça que respondam. Auxiliar os alunos na pesquisa utilizando como fonte a própria história que eles ouviram.
1) Qual o nome do seu personagem? 2) Descreve fisicamente o seu personagem em poucas palavras. 3) Seu personagem é conhecido por outros nomes? Quais? 4) Onde vive o seu personagem e em que locais podemos encontrá-lo? 5) Quais são os poderes sobrenaturais que seu personagem possui? 6) Em que região brasileira o seu personagem mais se destaca?
Como pesquisa de “Para Casa” solicitar aos alunos que respondam as questões abaixo ilustrando o personagem que mais gostou.
1) O que é Folclore? 2) Em que data é comemorado o "Dia do Folclore" no Brasil? 3) O que é Lenda? O que é Mito?
Na aula seguinte distribuir para os grupos uma folha avulsa para que eles preencham nome, data, disciplina e título da história. Eles deverão criar “SUA” história. (Lembre-se que os personagens foram sorteados no início desta atividade).
Recolher as produções e observar se há redundância de informações, palavras repetidas e erros ortográficos.
Devolver os textos aos grupos. Os autores deverão reescrever suas histórias e ilustrá-la.
Pedir que um componente de cada grupo leia a produção para os colegas.
Em conjunto com os alunos monte um mural, que será fixado na sala de aula, com os textos produzidos. Peça a eles que enfeitem em volta os textos e que escrevam um título para o projeto.
SUGESTÃO:
No laboratório de informática cada grupo deverá abrir o personagem da sua história. Na opção “Clique aqui para escrever a sua história...” abrirá uma janela para preencher nome e e-mail. Professor preencha seu e-mail com o nome do aluno.
Organizar os alunos nos seus grupos de maneira que um narre e o outro digite. Incentivar que façam rodízio para a leitura e digitação.
Fazer uma revisão do texto digitado indicando aos alunos as devidas correções.
Se a escola tem site publique o endereço das produções e divulgue na comunidade escolar.
Recursos Complementares
- Papel A4. - Laboratório de informática com acesso a internet.
Avaliação
Envolvimento dos alunos na pesquisa, leitura e escrita.
Uso adequado da linguagem de forma coerente com os objetivos do tema tratado.
Fluência oral na apresentação do trabalho.
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