Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Aprendendo a compor frases!

 

23/09/2009

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Andréa Marques Leão Doescher, Juliana Maria Cristhiano Gense e Erwin Doescher.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Metodologia de resolução de problemas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Estas são aulas que têm o objetivo de trabalhar com os alunos aspectos relacionados a interpretação de texto, bem como aspectos gramaticais – ortografia correta de palavras da Língua Portuguesa. Alunos com Dislexia poderão usufruir destas aulas, uma vez que o recurso utilizado tem característica lúdica e o intuito de facilitar e exercitar a capacidade interpretativa e cognitiva do aluno. Esta característica propicia que a aprendizagem ocorra de maneira dinâmica e prazerosa para todos os alunos, inclusive os que têm Dislexia.

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que os alunos já estejam alfabetizados ou em processo de alfabetização.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação:

Para dar início a estas aulas o professor deverá levar os alunos, já divididos em duplas, ao Laboratório de Informática da escola. Em seguida, deverá apresentar o Recurso (Fig. 1) a eles.

Link do Recurso no site do Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE): http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10846

Figura 1- Imagem do Recurso

O Recurso é uma animação/simulação que traz um texto incompleto com palavras disponíveis para completar as lacunas, permitindo ao aluno exercitar a leitura e interpretação de texto, com introdução a noções de gramática. Nesta atividade, os alunos trabalharão com a interpretação de texto e ainda com a gramática da Língua Portuguesa.


Desta forma, cada dupla (Fig. 2) deverá então, interagir para verificar quais são as palavras que deverão ser inseridas em cada uma das lacunas apresentadas pelo próprio Recurso.

É importante que o professor esteja atento para perceber se os alunos estão tendo dúvidas, para então saná-las.

Figura 2- Imagem de alunos divididos em duplas

Disponível em:
http://1.bp.blogspot.com/_dg-0O8hZmIw/RwZqhfKjAhI/AAAAAAAAAcI/QmGLTccmBBc/s200/PC060054.JPG  Acesso em: 05. Set. 2009.

É importante que o professor discuta com os alunos a resposta correta, para que possa perceber se as duplas acertaram a resposta (e não apenas “chutaram”), se precisaram utilizar as pistas que o Recurso oferece.

Atividade1

Depois de encontrarem a solução do desafio proposto pela Animação/simulação, que é a construção correta da frase, cada dupla deverá construir uma frase (tomando como modelo as do recurso) para trocar com outra dupla.

Feito isso, é importante que o professor peça para que as duplas apresentem as frases construídas, com o intuito de corrigí-las. É importante que os aspectos relacionados à ortografia e pontuação das palavras e frases sejam trabalhadas neste momento.

Observação: As frases construídas pelas duplas poderão ser feitas no computador, especificamente em um editor de texto, e depois impressas!

Atividade 2

Para dar continuidade ao objetivo das aulas - construção de frases e interpretação de texto, sugerimos que outra atividade seja feita. Os alunos, ainda divididos em duplas, deverão receber algumas frases que foram escritas de maneira errada para que possam fazer a correção das mesmas, e é importante que sejam explicadas.

Segue abaixo alguns links de sites em que as frases poderão ser encontradas:  

http://www.placaserradas.com.br/ (Fig. 3)


http://abcreticencias.wordpress.com/2007/10/page/2/


http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/?Frase_encontrada_no_para-choque_de_uma_carreta.+1695&Grupo=10


http://www.iplay.com.br/Imagens/Diver tidas/?Encontrada_mais_uma_incrivel_perola_da_nossa_lin gua+3081&Grupo=10   


http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/?Perola_da_nossa_lingua_portuguesa+3110&Grupo=10


http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/?Perolas_da_nossa_lingua+3103&Grupo=10


http://www.babooforum.com.br/forum/index.php?showtopic=64910

http://www.iplay.com.br/Imagens/Divertidas/?Placas_e_dizeres,_uma_incrivel_demonstracao_de_carinho_da_comunidade_para_seu_amigo+3072&Grupo=10


Figura 3- Imagem do Site "Placas Erradas"

Após fazer as correções, cada dupla deverá apresentar ao professor e aos demais alunos da sala de aula qual foi a solução que encontraram para reescrevê-la.

Avaliação

O professor deverá avaliar se os alunos estão aptos a interpretar frases no momento de leitura e também de formar frases. A grafia correta das palavras também poderá ser observada pelo professor, por meio das atividades de correção e elaboração de frases.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 12 classificações

  • Cinco estrelas 6/12 - 50%
  • Quatro estrelas 6/12 - 50%
  • Três estrelas 0/12 - 0%
  • Duas estrelas 0/12 - 0%
  • Uma estrela 0/12 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Auxilene Venancio, SEDUC/CE , Ceará - disse:
    auxilene13@hotmail.com

    01/04/2013

    Quatro estrelas

    Gostei da sugestão porque além de ampliar o vocabulário escrito dos estudantes, ajuda-os na contrução de conceitos relativos a ortografia.


  • leandra navarros, EE PROFª REGINA BETINE , Mato Grosso do Sul - disse:
    leandralunan@yahoo.com.br

    26/07/2011

    Quatro estrelas

    parabéns, me ajudou como trabalhar frases a partir da escrita errada e os alunos mostrando o erro e fazendo as correções necessarias.


  • Vitor Fiuza Rocha, E M E F JEAN PIAGET , Pará - disse:
    vitorfr100@gmail.com

    24/05/2011

    Cinco estrelas

    Eu gostaria de uma aula para os meus alunos trabalharem a ORTOGRAFIA e PONTUAÇÃO, mas sua aula como marquei é ótima.


  • Maria de Fátima Oliveira, ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL ABIGAIL ANTUNES MARQUES , Ceará - disse:
    wfatima.oliveira@gmail.com

    22/10/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a sugestão de aula, pois a realidade da escrita e leitura de nossos alunos ainda está muito precária. Portanto usando esse tipo de atividade podemos junto com eles tentarmos conscientizá-los da importância de se saber escrever corretamente para uma boa leitura tanto deles próprios como para as outras pessoas que irão ler nossos trabalhos.


  • Irene Bueno da Silva, Arthur Mezanini , Mato Grosso - disse:
    irenebmores@hotmail.com

    19/09/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da aula, pois ela permite aos alunos participar ativamente, refletindo sobre seus "erros", reescrevendo-os novamente de forma correta.


  • CLEONICE OLIVEIRA BETTI, JULIO DE MESQUITA FILHO EMEF , São Paulo - disse:
    cobetti@directnet.com.br

    16/06/2010

    Quatro estrelas

    Achei muito interessante,a maneira como foi conduzida a aula sobre composição de frases e também os alunos serem corrigidos quanto a grafia correta. Parabens!


  • Maria Francisca Cunha, Escola Estadual Osmar Pedrosa , Amazonas - disse:
    fran.cunha16@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Professora! A sua idéia foi excelente. Acredito que sua aula foi um sucesso. Tenho certeza que esse tipo de aula com a ajuda da tecnologia despertará o interesse dos alunos e os resultados serão bem melhores.


  • Zelinalda Reis, Escola Estadual Nilo Pereira , Amazonas - disse:
    zelindareis@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Adorei seu plano de aula. Espero poderencontrar sempre suas sugestões. Trabalho na zona rural e infelismente dispomos de pouco material para nossas aulas. Acredito q enriquecir muito minha pratica ao acessar suas orientações. Parabéns! Sucesso!!!!


  • Jacqueline das Mercês Silva PInto, EM ARTUR NAPOLEAO , Minas Gerais - disse:
    jacquelinemsp@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito das sugestões dadas. Através dessas atividades, os alunos poderão refletir e construir hipóteses sobre a escrita. tornando-se ativos no processo.


  • ROZINERI SILLER BROMERSCHENKEL, EMPEF Caioaba , Espírito Santo - disse:
    rosisiller@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei muito.Pena q a minha escola não tem computador.Parabéns!


  • ElianaTeresinha Marcon, E.M.Irmã Edith Coelho Netto- REME , Mato Grosso do Sul - disse:
    eliana_marcon@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei bastante das atividades, pois sei o quanto é dificil contruir frases com os alunos e estes recusros são agradaveis e ludicos. Parabéns


  • Marinalva, Bruno Leonardo , Mato Grosso - disse:
    marinalvafaria14@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Maravilhosa. Gostei muito


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.