25/09/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher, Lívia Raposo Bardy
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Compreensão leitora |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira | Escrita e produção oral |
Ensino Médio | Geografia | Produção e organização do espaço geográfico: projeções cartográficas |
Ensino Médio | Língua Estrangeira | Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Ensino Fundamental Final | Geografia | Construção do espaço: os territórios e os lugares |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Conquista do lugar como conquista da cidadania |
Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário em Inglês referente a partes de uma casa, bem como refletir sobre as características arquitetônicas das casas da localidade em que reside.
Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início às atividades destas aulas, que tratam do tema “Houses”, o professor dividirá os alunos em duplas ou trios para que explorem o Recurso Virtual House (Fig. 1).
RECURSO
Virtual House
Figura 1 - Imagem do Recurso
Após os alunos explorarem o recurso, o professor deverá questioná-los sobre o que este se trata e quais palavras da Língua Inglesa puderam aprender com ele. O professor poderá incentivar que, aqueles que desejarem, escrevam na lousa as palavras referentes a partes da casa – como visto no recurso.
Feito isto, o professor proporá um debate a respeito do tema “casas”. Para tanto, levará um saquinho com várias perguntas, disponíveis no recurso postado abaixo (Fig. 2), para promover o jogo “Batata Quente” da seguinte forma: todos ouvem uma música enquanto passam um saquinho com as perguntas. Cada vez que a música for interrompida pelo professor, o aluno que estiver com o saquinho na mão retirará uma pergunta e a responderá (em Inglês ou em Português).
RECURSO
Questões sugeridas para o Jogo “Batata Quente”
http://www.slideshare.net/jugense/handout-batata-quente-sobre-houses
As perguntas sugeridas no recurso visam, para além da fixação do vocabulário sobre as partes da casa, estimular os alunos a reflexão sobre as características das moradias em que vivem, já viveram ou freqüentam (na localidade em que residem).
Observação: Caso o professor considere que os alunos terão dificuldade para compreender as questões durante o jogo, sugerimos que previamente divida os alunos em duplas. Cada dupla procurará, compreender (com auxilio de dicionário bilíngüe) uma ou duas questões, devendo apresentá-las para a turma toda posteriormente. Após este momento, os alunos, ainda em duplas poderão responder oralmente (debater) as questões propostas para o jogo, antes de jogarem em aula aberta.
É muito importante que no momento do jogo “Batata Quente” o professor atue como mediador auxiliando na compreensão das perguntas em Inglês e estimulando os alunos a elaborarem e realmente discutirem seus pontos de vista, preferencialmente em Inglês, criticamente.
A partir do debate proposto, os grupos deverão desenhar e descrever em Inglês as casas que consideram adequadas para:
a) uma família com três filhos na zona urbana
b) uma pessoa que mora sozinha e trabalha o dia todo na zona urbana
c) uma família de dez pessoas na zona rural
d) uma “república de estudantes”
Para tanto, sugere-se o uso de aplicativos de edição de imagem tais como o SumoPaint, uma vez que permitem a edição de fotos e também desenhar, bem como que a imagem criada fique salva online.
RECURSOEditores de Imagem Online
2. http://www.sumopaint.com/flash/sumopaint/
No momento da correção desta atividade sugere-se o professor proponha que as duplas avaliem a adequação as moradias criadas a partir da pesquisas na Internet sobre o tema “Direito a Moradia”, para procurar definir quais as características consideradas de uma moradia adequada. De acordo com o “Pacto de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais” ( 1991), estas são:
A. Segurança legal de possePara a pesquisa, sugerimos os seguintes sites (Fig. 3):
2. http://www.estadao.com.br/economia/not_eco263732,0.htm
5. http://www.riodemocracia.org.br/riodemocracia/site/acervo/artigo.php?id_content=49
6. http://www.agenciabrasil.gov.br/noticias/2009/04/02/materia.2009-04-02.1666541371/view
Figura 3 – Imagem do Site Habitants.org
Ao final deste momento, o professor deverá coordenar um debate em aula aberta, requisitando exemplos destas características.
Os grupos deverão agora escrever, usando editores de texto, tais como o Microsoft Word, textos que descrevem a residência criada (Fig. 4), como no exemplo:
This is a yellow house. There is a bathroom, a kitchen, a living room and There are two bedrooms. We like this house because it is big and spacious. The favorite room is the kitchen, because we love eating! This house is adequate for a family of three people that lives in the city.
Ressalte-se que o professor deverá apresentar o modelo de texto previamente, enfatizando o uso das expressões que auxiliam a dar seqüência lógica ao texto: There is/are... / We like. The favorite room is...because. This house is adequate for....
Figura 4 – Criação do texto
Fonte: http://editoraplus.org/wp-content/uploads/2009/07/escrever_pc_1.jpg
Acesso em: 30 de agosto de 2009.
O professor supervisionará a escrita do texto, orientando e corrigindo nos momentos em que se fizerem oportunos.
Ao final deste momento, o professor proporá um debate em aula aberta sobre a adequação das casas criadas, tendo em vista a região e a característica das famílias onde os alunos da turma residem. Os alunos que se sentirem a vontade apresentarão seus textos, e o professor incentivará a reflexão, propondo questões ou fazendo intervenções com base no texto lido, em momento oportuno.
Com esta atividade objetiva-se ampliar a visão de mundo do aluno a respeito do tema habitação para que a partir da reflexão a respei to das característic as do entorn o em que vivem, desenvolvam vocabulário de forma contextualizada e significativa.
1. Antes de propor que os alunos façam os desenhos, o professor poderá, ainda, sugerir que os alunos saiam a campo, dando uma volta pelo bairro em que a escola se encontra em colaboração com o professor de Geografia, para avaliar as características das moradias da região.
2. Para finalizar estas aulas, sugerimos que as imagens e textos sejam publicados em um blog (Fig. 5) da turma. Sugere-se que o professor entre em contato com professores da mesma disciplina, Língua Inglesa de escolas, se possível de outras regiões do país para que visitem este blog com os seus alunos que estejam estudando o mesmo assunto. Estes alunos irão comentar sobre as residências apresentadas, preferencialmente em Inglês, pelo contraste com as que imaginam e conhecem dando idéias para melhoria e modificações das residências sugeridas.
RECURSO: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198
Figura 5 – Imagem do Recurso
1. Dicionário português-inglês
RecursoDictionary. com - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/link.html?pagina=1&tamanhoPagina=25&categoria=3&outrosPaises=false
O professor deverá avaliar durante o processo se o aluno internalizou o vocabulário referente a residências nas formas escrita e oral, sabendo utilizá-lo de forma adequada principalmente no momento da elaboração dos textos.
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasessa aula está bela parabéns a professora e boa sorte beijos