2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada
1º Momento - O professor deverá reunir a turma para orientá-la sobre a atividade que irão desenvolver. Neste momento, é importante salientar os combinados (ninguém deverá se afastar da turma durante o passeio, todos deverão permanecer devidamente sentados enquanto o trem estiver se locomovendo, ente outros.). Após isso, a turma terá a oportunidade de se caracterizar das personagens estudadas.
2º Momento - Com a turma acomodada no TREM DA TURMA DA MÔNICA, o professor deverá, ao longo do percurso, chamar a atenção dos alunos sobre o meio de locomoção que estão utilizando, qual a diferença dele para os meios de locomoção que elas normalmente mais utilizam, ônibus e carro, com relação ao tamanho, a quantidade de pessoas que podem transportar. Deve-se grifar que o trem usado para o passeio tem algumas características diferentes do trem convencional: não utiliza trilhos, tem tamanho bem menor, se locomove por entre os carros. Ainda durante o passeio, o professor poderá fazer uma eleição para escolher quais os alunos que estão melhor caracterizados de um determinada personagem (qual a melhor Mônica? qual o melhor Cascão?).
3º Momento - Após o passeio, a turma com o auxílio do professor produzirão um texto narrativo coletivo contando sobre os acontecimentos vivenciados.