2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada
Atividade - Diferenciar os personagens da turma da Mônica.
1º Momento - O professor faz um diálogo com as crianças sobre as características de cada personagem e as diferenças existentes entre elas (exemplo: as caracacterísticas fisicas: os dentes da Mônica, o cabelo da Magali, o cabelo do Cebolinha e as diferenças comportamentais: o modo de falar do Cebolinha, a higiene do Cascão, entre outros).
2º momento - O professor orienta as crianças para pensar nas diferenças dos personagens e organiza as crianças em duplas para desenhar o seu companheiro e comparar consigo mesmo, depois na grande roda, cada criança fala do que existem de diferença física entre si e o colega da dupla. O professor registra as diferenças e depois discute sobre a diferença entre os alunos da sala.
Atividade 2 - Dançar em dupla
1º Momento - Partindo das diferenças comportamentais entre os personagens, o professor encaminha a discussão para as diferenças existentes entre os vários alunos que compõem a turma. É justamente aí que ele tentará fazer com que os alunos percebam a importância de se respeitar às diferenças, sejam elas quais forem, uma vez que cada indivíduo só é especial porque é diferente de todos os outros.
2º momento - O professor orienta os alunos para escolher uma atividade e desenvolvê-la em dupla. (como exemplo demostramos uma dupla dançando). No final eles dizem o que pode fazer juntos.
