Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


DESCOBRINDO AS DIFERENÇAS DE CADA UM.

 

07/10/2009

Autor y Coautor(es)
Luzia Luzinete Pereira
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro, Patrícia Lúcia Galvão da Costa

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Através desta aula, o aluno poderá aprender a:
  • Entender que todos os indivíduos possuem características próprias que os fazem únicos;
  • Compreender que é preciso respeitar as diferenças;
  • Valorizar os colegas  independente da "diferença" que ele possua.
Duração das atividades
2 aulas com diferentes momentos com duração de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não é necessário.
Estratégias e recursos da aula
Atividade - Diferenciar os personagens da turma da Mônica.
1º Momento - O professor  faz um diálogo com as crianças  sobre as características de cada personagem e as diferenças existentes entre elas (exemplo: as caracacterísticas fisicas: os dentes da Mônica,  o cabelo da Magali, o cabelo do Cebolinha e as diferenças comportamentais: o modo de falar do Cebolinha,  a higiene do Cascão, entre outros).
2º momento - O professor orienta as crianças para pensar nas diferenças dos personagens e organiza as crianças  em duplas para desenhar o seu companheiro e comparar consigo mesmo,  depois na grande roda, cada criança fala do que existem de diferença física entre si e o colega da dupla.  O professor registra as diferenças  e depois discute sobre a diferença entre os alunos da sala.
Atividade 2 - Dançar em dupla
1º Momento - Partindo das diferenças comportamentais entre os personagens, o professor encaminha a discussão para as diferenças existentes entre os vários alunos que compõem a turma. É justamente aí que ele  tentará fazer com que os alunos percebam a importância de se respeitar às diferenças, sejam elas quais forem, uma vez que cada indivíduo só é especial porque é diferente de todos os outros. 
2º momento -  O professor orienta os alunos para escolher uma atividade e desenvolvê-la em dupla. (como exemplo demostramos uma dupla dançando). No final eles dizem o que pode fazer juntos.

Avaliação
No fim da aula, o professor deverá observar se o aluno conseguiu:
  • Compreender que cada indivíduo possui características físicas/psicológicas que o fazem um ser único e especial;
  • Perceber com clareza as diferenças marcantes dos seus companheiros de turma;
  • Entender a necessidade de se respeitar as diferenças existentes entre as pessoas para uma boa convivência.
Opinión de quien visitó

Três estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

  • laura huttralaura, Escola Municipal Castanheira , Mato Grosso - dijo:
    laurahutta@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Esta deve ter sido uma aula muito divertida'tanto para as criancas quanto para a professora. Adorei. Parabens!


Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.