Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Family tree – aprendendo sobre os membros da família!

 

25/09/2009

Autor e Coautor(es)
JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Andréa Marques Leão Doescher e Erwin Doescher, Lívia Raposo Bardy

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência comunicativa: componentes linguísticos, sociolinguísticos e pragmáticos
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Compreensão leitora
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário referente à possível composição de uma família (seus membros).

Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; duas (2) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de trabalho com conhecimentos prévios específicos.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.

Motivação

Estando os alunos no Laboratório de Informática, para dar início a estas aulas, o professor deverá exibir o vídeo (Fig. 1) e questionar sobre o que se trata.

RECURSO

http://www.youtube.com/watch?v=n608j7ju-Pc&feature=related

Imagem do Vídeo Family Members

Figura 1 - Imagem do Recurso

Os alunos, sob orientação do professor, deverão compreender que o vídeo aborda o tema família, com a apresentação de alguns de seus membros.

Observação: O vídeo tem a duração aproximada de 2:07 (dois minutos e sete segundos) e poderá ser salvo em DVD e transmitido em aparelho apropriado para que todos os alunos possam assisti-lo ao mesmo tempo!!


ATIVIDADE 1

Neste momento, sugerimos que o professor divida os alunos em duplas e que apresente o vídeo novamente a eles, solicitando que listem (cada dupla) os membros da família que aparecem, os quais são: grandfather, grandmother, mother, father, baby, sister e brother.

Com base nesta lista, as duplas deverão construir uma “Family Tree” usando o recurso postado abaixo (Fig. 2):

RECURSO
Family Tree Builder
http://pbskids.org/wayback/family/tree/  

Family Tree Exercises

Figura 2 – Imagem do Recurso

O objetivo deste Recurso é a criação da árvore genealógica com a inserção de dados sobre os membros da família, tais como idade, sexo e nome. Sugerimos que o professor o explore antes de utilizar com seus alunos.

O professor deverá orientar os trabalhos dos alunos, para que assistam o vídeo novamente caso necessário.

Ao final desta atividade, o professor deverá passar pelas duplas, confirmando se a Family Tree que desenharam está correta ou não e sugerindo as correções.

ATIVIDADE 2

Dando seqüência, o professor deverá orientar que cada aluno crie a sua Family Tree de forma que esta seja apresentada oralmente para seu parceiro de dupla. Para isto eles poderão usar o recurso proposto na atividade anterior (Atividade 1) e o postado abaixo (Fig. 3):

RECURSO
Family Members
http://www.languageguide.org/im/family/eng/

Family Members
Figura 3 – Imagem do Recurso

Este recurso é útil para a compreensão do vocabulário referente a família, uma vez que apresenta as formas escrita e oral das palavras que se referem ao seus componentes, organizados na forma de uma árvore genealógica.

Durante os trabalhos o professor deverá supervisionar e orientar os alunos para que utilizem o vocabulário proposto de forma adequada para se referir aos membros de sua família.

Ao término desta etapa, os alunos apresentam suas famílias (Family Tree) para o colega da dupla em duplas um ao outro, usando a estrutura: This is (name) my (sister, father, etc).

Neste momento o professor continuará supervisionando as as duplas, orientando quanto á pronuncia e ortografia correta das palavras.

Concluindo,as dup las deverão imaginar uma família ideal e criar um texto para apresentá-la. Para tanto, sugere-se o uso de editores de texto, tais como o Microsoft Word. O professor deverá corrigir os textos sentando-se com as duplas e orientando quanto às adequações.

ATIVIDADE 3

Para finalizar estas aulas, os alunos poderão realizar, em duplas, as atividades propostas no recurso abaixo (Fig. 4):


RECURSO
Family Exercises
http://www.quia.com/cz/224863.html?AP_rand=424680592

Family Tree Exercises

Figura 4 – Imagem do Recurso


A finalidade do uso deste recurso, é reforçar o uso do vocabulário e expressões referentes a família de forma adequada
O professor deverá orientar e supervisionar os trabalhos das duplas neste momento, orientando quanto a utilização do recurso proposto.


Sugestões

1. Os textos criados pelos alunos poderão ser postados em um blog da turma. Como por exemplo:

http://zenildagama.zip.net/

http://bibliotecaescolararnense.blogspot.com/

O objetivo da criação do blog ou do jornal é incentivar, a interação dos alunos com pessoas fora do contexto da escola para que possam ampliar sua perspectiva acerca do tema, a partir do contraste de opiniões, de pessoas com diferentes idades e experiências de vida. Especificamente, a criação do blog, favorecerá, também, a familiarização com as Novas Tecnologias. Informações sobre como criar um blog (Fig. 5). podem ser acessadas em:


RECURSO: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/links_interacao.html?categoria=198

blog

Figura 5 – Imagem do Recurso

2. Fazer uma pesquisa na comunidade a respeito do número de membros das famílias e apresentá-la em Inglês, em momento oportuno.

3. Em colaboração com o professor de Geografia, pesquisar sobre as características das famílias brasileiras. Sugerimos os seguintes sites:

http://www.bluebus.com.br/show/2/86770/do_marinho_a_familia_brasileira_tipica_ja_nao_e_mais_a_mesma

http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisas/familia.html


http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/08/22/em-quatro-decadas-familia-brasileira-encolheu-ja-chefiada-por-mulher-767268097.asp

Recursos Complementares
Avaliação

O professor deverá avaliar, durante o processo, se o aluno foi capaz de utilizar adequadamente o vocabulário aprendido sobre famílias na produção de texto. O texto deve ser coerente e apresentar uma seqüência adequada (introdução, desenvolvimento, conclusão).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.