30/09/2009
Raimunda Porfirio Ribeiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Vivenciar e valorizar a cultura popular; incorporar a sua cultura, traços da cultura popular; desenvolver a noção de espaço e desenvolver os movimentos infantis.
Cantigas de rodas.
ATIVIDADE 1 - Brincar, dançar e cantar, uma ação coordenada.
O professor ao brincar com as crianças com as cantigas de roda deve preocupar-se com três aspectos: o processo de aquisição da cultura – o conhecimento da brincadeira (origem e história da brincadeira vinculada a história da infância dos pais, avós e bisavós); desenvolvimento da coordenação de movimentos (pode criar uma harmonia com a quantidade de passos que as crianças conseguirem fazer, planejar e fazer); movimento no espaço limitado (os movimentos planejados no espaço da sala e outros espaços da escola). Para as crianças internalizarem o movimento do corpo no espaço é preciso que elas:
a) Dancem espontaneamente no espaço reservado;
b) Discutam o que não está bem na brincadeira de roda;
c) Desenhem um grande circulo; para fazer a brincadeira de roda e internalizar o movimento em círculo e internalizar uma linha imaginária
d) Criar dançar e desenhar os movimentos e se orientar pelo esquema produzido para internalizar os movimentos e a sequência;
e) Mentalmente deve criar uma linha imaginária como resultado das atividades desenvolvidas.
Atividade 2 – Montar um espetáculo
1º momento - O professor ou professora faz uma grande roda e discute com as crianças como deve apresentar uma cantiga de roda para um público.
2º momento – o professor e os alunos demonstram para os pais e alunos da escola o resultado do trabalho realizado na sala de aula.
Exemplo 1 - O primeiro momento da apresentação, as crianças dançaram em círculo, com o corpo voltado para o centro da roda, cantando ciranda-cirandinha.
Exemplo 2 – As crianças se movimentaram com as costas voltadas para o centro da roda e continuaram cantando.
Exemplo 3 – As crianças fazem uma cobrinha e voltam a posição de origem.
Exemplo 4 - Na seqüência dos movimentos as crianças voltaram ao ponto de origem e se reorganizaram, meninas dentro da roda e meninos fora, o movimento da roda de dentro girou em sentido contrario à roda de fora, isso aconteceu da seguinte maneira, a roda de fora mudava o sentido e a de dentro também. Observar a foto a seguir.
Obs. A apresentação do resultado de um trabalho de sala de aula para os pais e para os colegas da escola, só tem sentido quando as crianças expressam essa necessidade.
Exemplo 5 - No ultimo passo, os cavalheiros abriram a roda e as damas ocuparam os seus lugares, voltaram ao ponto de origem para t erminar a grande apres entação, que trouxe alegria e prazer par a as crianças.
Avaliar se as crianças a apartir do estudo começam a despertar o interesse por cantigas de roda; se no momento das atividades em sala de aula foram construindo os seus movimentos de forma coordenada.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/12/2010
Três estrelasA professora Keila Barreto mostrou em sua aula as possibilidades que a comunicação e a linguagem representa um potente veículo de socialização. As crianças adquirem a linguagem através das relações sociais que estabelecem, compartilhando significados e ganhando significados dados pelos outros.
10/12/2010
Quatro estrelasA professora Regia está de parabéns. Pois, abordou um tema de importância para a cultura de um povo. Pode parecer curioso para alguns falar-se em Brincadeiras-de-roda nos dias de hoje. Em tempos, em que estas manifestações da cultura popular espontânea estão com o seu espaço tão diminuído.Mesmo assim muitos educadores como eu vem fazendo com que as crianças experimentem o seu corpo, a linguagem, e para descobrir-se a si própria ao mesmo tempo se revelando ao outro utilizando-se das cantigas.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei a aula dinâmica e empolgante, sou uma apaixonada por atividade física e acho que precisamos fazer com que as escolas estimulem as crianças, pois, esta geração precisa muito de movimento. A apresentação para a comunidade é de suma importância para todos. Os resultados são bons para as crianças, professores e pais que assistem seus filhos e o nosso trabalho é valorizado. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente!!! Amei esta aula.