Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


CANTAR E BRINCAR DE RODA: uma cultura de gerações.

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Regia Maria
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfirio Ribeiro

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Vivenciar e valorizar a cultura popular;  incorporar a sua cultura, traços da cultura popular; desenvolver a noção de espaço e desenvolver os movimentos infantis.  

Duração das atividades
2 aulas com diferentes momento com duração de 30 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Cantigas de rodas.

Estratégias e recursos da aula
 

ATIVIDADE 1 - Brincar, dançar e cantar, uma ação coordenada.


O professor ao brincar com as crianças com as cantigas de roda deve preocupar-se com três aspectos: o processo de aquisição da cultura – o conhecimento da brincadeira (origem e história da brincadeira vinculada a história da infância dos pais, avós e bisavós); desenvolvimento da coordenação de movimentos (pode criar uma harmonia com a quantidade de passos que as crianças conseguirem fazer, planejar e fazer); movimento no espaço limitado (os movimentos planejados no espaço da sala e outros espaços da escola). Para as crianças internalizarem o movimento do corpo no espaço é preciso que elas:
a) Dancem espontaneamente no espaço reservado;
b) Discutam o que não está bem na brincadeira de roda;
c) Desenhem um grande circulo; para fazer a brincadeira de roda e internalizar o movimento em círculo e internalizar uma linha imaginária
d) Criar dançar e desenhar os movimentos e se orientar pelo esquema produzido para internalizar os movimentos e a sequência;
e) Mentalmente deve criar uma linha imaginária como resultado das atividades desenvolvidas.

Atividade 2 – Montar um espetáculo

1º momento - O professor ou professora faz uma grande roda e discute com as crianças como deve  apresentar uma cantiga de roda  para um público.

2º momento – o professor e os alunos demonstram para os pais e alunos da escola o resultado do trabalho realizado na sala de aula.


Exemplo 1 - O primeiro momento da apresentação, as crianças dançaram em círculo, com o corpo voltado para o centro da roda, cantando ciranda-cirandinha.

Exemplo 2 – As crianças se movimentaram com as costas voltadas para o centro da roda e continuaram cantando.

Exemplo 3 – As crianças fazem uma cobrinha e voltam a posição de origem.

Exemplo 4 - Na seqüência dos movimentos as crianças voltaram ao ponto de origem e se reorganizaram, meninas dentro da roda e meninos fora, o movimento da roda de dentro girou em sentido contrario à roda de fora, isso aconteceu da seguinte maneira, a roda de fora mudava o sentido e a de dentro também. Observar a foto a seguir.


Obs. A apresentação do resultado de um trabalho de sala de aula para os pais e para os colegas da escola, só tem sentido quando as crianças expressam essa necessidade.


Exemplo 5 - No ultimo passo, os cavalheiros abriram a roda e as damas ocuparam os seus lugares, voltaram ao ponto de origem para t erminar a grande apres entação, que trouxe alegria e prazer par a as crianças.


Obs. A apresentação do resultado de um trabalho de sala de aula para os pais e para os colegas da escola, só tem sentido quando as crianças expressam essa necessidade.
Avaliação

Avaliar se as crianças a apartir do estudo começam a despertar o interesse por cantigas de roda; se no momento das atividades em sala de aula foram construindo os seus movimentos de forma coordenada.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 1/4 - 25%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Marisélia., Creche Municipal Maria Eduarda. , Paraíba - disse:
    mariseliascavalcante@hotmail.com

    10/12/2010

    Três estrelas

    A professora Keila Barreto mostrou em sua aula as possibilidades que a comunicação e a linguagem representa um potente veículo de socialização. As crianças adquirem a linguagem através das relações sociais que estabelecem, compartilhando significados e ganhando significados dados pelos outros.


  • Andrea, Escola Criativa da Mônica. , Paraíba - disse:
    matiasluziaandrea@yahoo.com

    10/12/2010

    Quatro estrelas

    A professora Regia está de parabéns. Pois, abordou um tema de importância para a cultura de um povo. Pode parecer curioso para alguns falar-se em Brincadeiras-de-roda nos dias de hoje. Em tempos, em que estas manifestações da cultura popular espontânea estão com o seu espaço tão diminuído.Mesmo assim muitos educadores como eu vem fazendo com que as crianças experimentem o seu corpo, a linguagem, e para descobrir-se a si própria ao mesmo tempo se revelando ao outro utilizando-se das cantigas.


  • Idália, Colégio Estadual yeda Barradas Carneiro , Bahia - disse:
    ibsmo@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei a aula dinâmica e empolgante, sou uma apaixonada por atividade física e acho que precisamos fazer com que as escolas estimulem as crianças, pois, esta geração precisa muito de movimento. A apresentação para a comunidade é de suma importância para todos. Os resultados são bons para as crianças, professores e pais que assistem seus filhos e o nosso trabalho é valorizado. Parabéns!


  • Maria Claudia da Silva Lima, CENTRO DE EDUCACAO INFANTIL ARCO IRIS , Mato Grosso - disse:
    claudialima33@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!!! Amei esta aula.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.