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Grandezas e Medidas no CAp UFRJ

 

25/01/2010

Autor e Coautor(es)
Leticia Guimarães Rangel
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RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Fernando Celso Villar Marinho, Lílian Káram Parente Cury Spiller, Rita Maria Cardoso Meirelles

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender o que é grandeza e o que é medida.
  • Distinguir bem os conceitos de grandeza e de unidade de medida.
  • Relacionar diferentes unidades de medida.  Por exemplo: múltiplos e submúltiplos do metro.
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Operações com número naturais e decimais.
Estratégias e recursos da aula

Professor, já reparou que às vezes perguntamos em alguma situação: “Que grandeza temos nesta questão?”, e obtemos respostas como: “hora”, “metro”, “quilômetro” etc.  Essas respostas mostram claramente que os conceitos de grandeza e de unidades de medida se confundem.  Vamos ajudar os alunos a compreenderem bem esses conceitos?

Podemos então começar uma aula com a seguinte pergunta: O que é medir?

Medir é uma atividade mais comum do que parece. Ao olhar no relógio, por exemplo, o que se vê no mostrador é o resultado de uma medição de tempo. Ao comprar 1 quilo de carne no açougue ou abastecer o carro no posto de gasolina, também se está fazendo medições.

Existe uma variedade de coisas diferentes que podem ser medidas sob vários aspectos. Por exemplo, imagine uma lata, dessas que são usadas para refrigerante. É possível medir a sua altura, medir o quanto ela "pesa" e pode-se ainda medir quanto líquido ela pode comportar. Cada um desses aspectos (comprimento, massa e volume) implica numa grandeza física diferente.

Medir é comparar uma grandeza com outra, de mesma natureza, tomada como padrão.

O conceito de grandeza é fundamental para se efetuar qualquer medição. Grandeza pode ser definida, resumidamente, como sendo a característica física de um corpo que pode ser qualitativamente distinguida e quantitativamente determinada. Aqui vamos precisar de mais exemplos: a altura de uma lata de refrigerante é um dos atributos desse corpo, definido pela grandeza comprimento, que é qualitativamente distinto de outros atributos (diferente de massa, por exemplo) e quantitativamente determinável (pode ser expresso por um número).

Para determinar o valor numérico de uma grandeza, é necessário que se disponha de outra grandeza de mesma natureza, definida e adotada por acordo, para fazer a comparação com a primeira.

Para saber a altura daquela lata, por exemplo, é preciso adotar um comprimento definido para ser usado como unidade de medida. Para o comprimento, a unidade de medida definida pelo Sistema Internacional de Unidades ( SI), é o Metro, seus múltiplos e submúltiplos.

          O Sistema Internacional de Unidades (sigla: SI) é um conjunto de definições utilizado em quase todo o mundo moderno que visa uniformizar e facilitar as medições.

Fonte: http://www.ipem.sp.gov.br

Após a compreensão dos conceitos tratados no texto, alguns exercícios podem ser propostos aos alunos.  Acessando o link ( http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Grand_Med_ex.pdf ) , você terá acesso a uma lista com 11 exercícios que podem ser utilizados nesta aula.

Os exercícios irão explorar os seguintes conceitos:

Noção de grandeza e medições (exercícios 1, 2 e 4).

Unidades de Medidas Padrão (exercícios 3, 4 , 5 e 8).

Transformações de unidades de medida ( exercícios 6, 7, 9 e 10).

Resolução de Problemas envolvendo diferentes grandezas (exercício 11).

Todos os exercícios apresentam respostas disponíveis em  http://www.cap.ufrj.br/matematica/PortaldoProfessorMec/atividades/Grand_Med_ex.pdf .

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação do aluno pode ser feita levando em consideração:

  • participação em aula;
  • resolução de listas de exercícios;
  • rendimento em avaliação escrita.
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