Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Criando rótulos

 

05/10/2009

Autor y Coautor(es)
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Andréa Vassalo Fagundes

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
O aluno poderá ampliar seus conhecimentos sobre o gênero rótulos através da criação de marcas de alguns produtos, reconhecendo a importância de suas informações e a sua função social.
Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
É importante que o aluno já tenha trabalhado com o gênero rótulos em situações diversas na sala de aula.
Estratégias e recursos da aula

1. Entregar para cada aluno uma folha contendo o desenho de duas embalagens, diferentes entre si, sem o rótulo.

   * Sugestão: entregar diferentes modelos de embalagens.

     Exemplo: turma de 21 alunos:

     7 alunos: lata de óleo, picolé.

     7 alunos: vidro de doce, saco de farinha.

     7 alunos: caixa de sabonete, achocolatado em pó.

2. Mostrar os modelos das embalagens desenhados nas folhas para toda a turma e realizar a exploração oral dessas.

*  Estas embalagens pertencem a que produtos?

* Onde são vendidos?

* Para que servem?

3. Pedir aos alunos que criem um rótulo com uma nova marca para cada produto, ilustrando-o e pintando-o como quiserem.

Modelos de rótulos para sabão:

http://2.bp.blogspot.com/_OrFTw2irTlw/SSHYKZl5XEI/AAAAAAAAAfo/LfqmLvLgFrE/s320/Rotulo1.jpg                  http://1.bp.blogspot.com/_OrFTw2irTlw/SSHYK_tG6-I/AAAAAAAAAfw/qhoV0oOU5rA/s320/Rotulo3.jpg               http://2.bp.blogspot.com/_OrFTw2irTlw/SSHYKE0uekI/AAAAAAAAAfg/hpwvzKtMJ9o/s320/Rotulo2.jpg

Avaliação

Recolher os trabalhos produzidos para avaliar os seguintes itens:

* O aluno ampliou seus conhecimentos acerca da função social dos rótulos, através da criação de marcas.

* Entendeu a importância da existência da marca para a identificação do produto.

* O aluno conseguiu criar uma marca diferente, demonstrando criatividade em sua produção.

* Utilizou letra maiúscula na marca inventada.

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.