JUIZ DE FORA - MG
Universidade Federal de Juiz de Fora
Andréa Vassallo Fagundes
Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza
Disciplina
Tema
Ensino Fundamental Inicial
Língua Portuguesa
Alfabetização
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprimorar a pronúncia, a entonação e sistematizar a ortografia e a compreensão fonética de algumas letras e sílabas.
Duração das atividades
1 aula de 50 mintutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Perguntar se os alunos sabem de onde vem, se conhecem ou sabem falar algum trava-língua.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1
Inicialmente o professor definirá o que são trava-línguas, explicando que são frases folclóricas criadas pelo povo com objetivo lúdico (brincadeira). Apresentam-se como um desafio de pronúncia, ou seja, uma pessoa passa uma frase díficil para um outro indíviduo falar. Essas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rápidamente. Os trava-línguas já fazem parte do folclore brasileiro, porém, estão presentes mais nas regiões do interior brasileiro.
Momento 2
O professor apresentará aos alunos alguns trava-línguas no quadro e pedirá para lerem e repetirem. Alguns exemplos de trava-línguas:
· O pinto pia a pia pinga, quanto mais o pinto pia mais a pia pinga.
· O rato roeu a roupa do rei de Roma.
· Traga três pratos de trigo para três tigres tristes.
· O peito do pé do Pedro é preto.
· Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia.
· Atrás da pia tem um prato, um pinto e um gato. Pinga a pia, para o prato, pia o pinto e mia o gato.
Momento 3 Após ser dado a oportunidade das crianças lerem e repetirem os trava-línguas a professora apagará o quadro e fará um ditado em uma folha ou no próprio caderno das crianças com as palavras trabalhadas e presentes nos trava-línguas. · rei · tigre · lustre · Pedro · Prato · Preto · Gato · Roupa
Momento 4
Distribuir para cada criança 1 trava-língua com letra palito para ser copiado em letra cursiva e ilustrado.
Avaliação
O professor observará a dicção das crianças ao pronunciarem o trava-língua. Durante a atividade de escrita o professor poderá observar o traçado da letra cursiva do aluno, bem como a interpretação do trava-língua através de desenho. Na atividade do ditado a sugestão é observar o processo de escrita dos alunos, bem como os fonemas ainda não dominados.
Adorei a sua forma de trabalhar, pois usei o trava língua quando trabalhei com alunos de 8ª série (9° ano) nas aulas de reforço e os mesmos produziram cartazes.
Adorei sua aula acredito que foi muito prazerosa para os alunos ,pois tabalhei trava língua com a minha turma de 2º ano não dessa forma ,mais até hoje eles pedem para repetir.