29/10/2009
Ana Letícia Lima Guedes
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Aspectos gramaticais |
· Ordenar palavras, formando frases.
· Reconhecer possibilidades diferentes para ordenar uma mesma frase.
· Desenvolver habilidades para produzir estruturas frasais.
1-Trabalhar o conceito de frase como uma ou mais palavras de sentido completo. (Macedo, Walmírio- Gramática da Língua Portuguesa. Ed. Presença. Rio de Janeiro)
Explorar a ideia de que apenas uma palavra possa constituir uma frase, desde que esteja inserida em um contexto significativo, transmitindo uma mensagem.
Ex: Em situação de perigo:
- Socorro!
Essa palavra que representa um pedido de ajuda é uma frase.
2- As palavras selecionadas para a atividade de ordenação de frases deverão fazer parte da realidade dos alunos.
Os alunos deverão ser capazes de ler essas palavras.
O professor deverá escrever cada palavra em uma folha de papel (tamanho A4 ou ofício) para montar uma frase com os alunos.
Ex:
DE | MENINO |
LEITE | O | BEBE | MANHÃ |
O professor poderá prender, com fita adesiva, na camisa dos alunos cada palavra e pedir que venham desordenadamente, à frente da turma.
Solicitar ao grupo para ler e ver o que falta para formar uma frase.
Os alunos deverão concluir que será preciso arrumar as palavras de forma que juntas ganhem sentido completo e transmitam uma mensagem.
Então será o momento de experimentar as possibilidades.
Se indicarem apenas uma, desafiar o grupo pedindo para que façam de outros jeitos.
Assim poderão arrumar:
O MENINO BEBE LEITE DE MANHÃ .
DE MANHÃ , O MENINO BEBE LEITE .
BEBE LEITE , DE MANHÃ , O MENINO .
O registro das frases ordenadas poderá ser feito pela turma de forma coletiva em blocão, ou de forma individual, em folha ou caderno, realizado por cada aluno.
Oferecer aos alunos folhas de atividades com a proposta de ordenar frases.
Uma ideia seria a de recortar as palavras e colar, formando frases para avaliar a habilidade de sequência lógica, de estrutura frasal e de expressividade.
Outra forma, poderia ser apresentar as palavras desordenadas, de modo que escrevessem na linha abaixo , as frases ordenadas.
Sugestão para o professor:
Arrume as palavras e forme frases:
A- menino televisão O vê
___________________________________________________
B- crianças no brincam As bola de recreio
____________________________________________________
C- Ricardo vão e Patrícia cinema ao
____________________________________________________
D- caminha calçadão Papai no Ipanema de
____________________________________________________
O professor também poderia pedir as crianças para desenharem as frases ordenadas.
Quatro estrelas 7 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
29/03/2015
Cinco estrelasAdorei a sugestão, obrigada
12/08/2013
Cinco estrelasmuito boa esta aula na minha opinião bastante esclarecedora
01/07/2013
Cinco estrelasGostei muito dessa atividade, Parabéns!!
04/06/2013
Cinco estrelasessa aula foi excelente.
24/03/2010
Três estrelasExcelente para trabalhar com alunos que estão iniciando o 6º ano.
24/03/2010
Três estrelasExcelente para trabalhar com alunos que estão iniciando o 6º ano.
24/03/2010
Três estrelasgostei porque oferece possibilidades para o aluno fazer a reescrita da frase como trabalhar a ortogafia de ima forma diferente.