Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Nosso bairro, nossa história

 

22/09/2008

Autor e Coautor(es)
Eliane Candida Pereira
imagem do usuário

SAO PAULO - SP Universidade de São Paulo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial História Localidade
Ensino Fundamental Inicial História Organização histórica e temporal
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pesquisar a história do bairro por meio da memória oral dos moradores mais antigos; integrar a escrita e a imagem como formas de organização das informações pesquisadas e socialização do conhecimento; desenvolver a atitude de colaboração.
Duração das atividades
4 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Pesquise o que os alunos já conhecem sobre a história do bairro.
Estratégias e recursos da aula


 Suscitando o desejo de construir a memória local...

  • Proporcione o acesso dos alunos ao registro da exposição Cortinas do Tempo, com imagens e textos referentes a locais de São Paulo.
  • Estimule-os a identificar elementos nas imagens que já não compõem o cenário urbano atual. Pergunte-lhes a quanto tempo suas famílias são moradoras do bairro em que moram e se têm vizinhos que moram no local há mais tempo.

Coletando Histórias...

  • Divida a turma em trios e proponha que  façam entrevistas com moradores locais, os mais antigos que encontrarem,  construindo dados sobre a história do bairro por meio das memórias dos moradores. Peça que durante as entrevistas consigam emprestados documentos, fotografias e objetos que recontem as memórias dos participantes.
  • Oriente  que se  forem fotografias de pessoas, deverão solicitar autorização por escrito para "uso da imagem em um projeto escolar e publicação on line".

Organizando as  Histórias...

  • Proponha que cada grupo elabore um texto coletivamente  a partir das histórias dos depoentes. Lembre seus alunos sobre a importância de citar as fontes de informação!
  • No laboratório de informática da escola, usando um scaner,  digitalizem as fotografias e documentos que quiserem inserir no texto e fotografem os objetos. Salvem as imagens em formato jpg .
  • Ajude os alunos a pensarem sobre a importância da integração do texto e as imagens escolhidas.

Socializando Histórias...
 

Para socializar as memórias dos moradores do bairro, proponha a criação de um Blog. A palavra Blog é a abreviatura do termo em inglês weblogs. Os blogs nasceram com o objetivo de expressar acontecimentos, idéias e sentimentos, tal como um diário virtual. Hoje assumiram diferentes possibilidades de publicação, nas mais diversas áreas e assuntos.

Seu uso na escola permite a publicação de textos diversos dos alunos: expressão de opiniões, poesias, narrativas, relatórios sobre projetos em andamento, além da publicação de fotos, vídeos e desenhos... Sua estrutura privilegia a interatividade, permitindo que os leitores deixem comentários. A publicação do blog pode ocorrer colaborativamente, bastando que os alunos participantes do projeto tenham uma conta de e-mail associada ao Blog.

Um dos serviços gratuitos para publicação de Blogs mais conhecidos é o Blogger. Veja como é fácil publicar:

Criem uma conta em www.blogger.com

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger.jpg
 

Se vocês já tiverem uma conta do Google (gmail, orkut...), poderão utilizá-la...Ou criem a conta ao acessar o Blogger.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger11.jpg

Dêem um nome para o Blog

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger2.jpg

e escolham um modelo

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger3.jpg

Organizem o lay out da página e, na opção "Adicionar um Gadget," adicionem complementos tais como: espaço para apresentação de slides, enquetes, etc.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger5.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger8.jpg

Para publicarem os textos, basta clicar em Postagem, digitar e fazer as formatações que quiserem. Salvem a postagem e a publiquem.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger4.jpg

É possível inserir imagens que vocês salvaram no computador, pendrive , CDs, etc...

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger7.jpg

...e inserir vídeos também!

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/755/imagens/blogger6.jpg

Incentive que os grupos deixem comentários nas postagens da turma, promovendo a interação e a comunicação dos participantes do projeto.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Cortinas do tempo Animação/simulação
Recursos Complementares
Conheçam um blog também feito em escola: o "Netescrita", disponível em http://netescrita.blogspot.com. Conheçam Projetos de Memória Local em http://www.museudapessoa.net/historias/historias_votorantim.shtml
Avaliação
Observe os avanços dos alunos na produção textual, bem como, a integração da escrita e a imagem na organização das informações. Discuta também com os grupos o grau de colaboração que conseguiram atingir na produção coletiva.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 14 classificações

  • Cinco estrelas 10/14 - 71.43%
  • Quatro estrelas 4/14 - 28.57%
  • Três estrelas 0/14 - 0%
  • Duas estrelas 0/14 - 0%
  • Uma estrela 0/14 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • MARIA HELIA PRUDENCIO FERREIRA, Secretaria Municipal de Educação de CHORO , Ceará - disse:
    heliaprudencio@hotmail.com

    18/03/2014

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho, pois desperta no aluno prazer ao descobrir sua própria história. Parabéns.


  • Armênia Rodrigues Bezerra Araújo, EEFM SAO FRANCISCO DE ASSIS BOM JARDIM , Ceará - disse:
    armeniabezerra@ig.com.br

    10/05/2011

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante está aula pois o instigará a curiosidade do aluno para pesquisar e investigar sobre o seu bairro para conhecer sua história.


  • armenia, EEFM São Francisco de Assis - Bom Jardim , Ceará - disse:
    armeniabezerra@ig.com.br

    10/05/2011

    Cinco estrelas

    Eu achei ótima essa aula, os alunos terão a oportunidade de conhecer a história de seu bairro e ver como é construído uma história, suas raízes.


  • Joseane Machniewicz, SILVESTRE KANDORA C E PE E FUND MED PRO , Paraná - disse:
    joseanemcz@seed.pr.gov.br

    18/10/2010

    Cinco estrelas

    Muito interessante e rico este incentivo ao estudo de história a partir da história local, torna-se uma maneira bonita de mostrar aos alunos que todos nós somos sujeitos construtores da história e o uso da internet incentiva ainda mais a idéia de valorizar as diversas formas da coleta de dados para uma pesquisa histórica, bem como o trabalho dos alunos.


  • EDNA DE JESUS TELES OLIVEIRA, EM PROF IRINEU LEISTER , São Paulo - disse:
    ednajvteles@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ADOREI TODA A OPORTUNIDADE CRIADA PELA PROFESSORA AOS SEUS ALUNOS DE TER SUA IDENTIDADE RECONHECIDA E DELA ORGULHAR-SE. PARABÉNS!


  • Neiva Oliveira frühauf, ESC EST DE ENS MÉDIO BARAO DE ANTONINA , Rio Grande do Sul - disse:
    neivaoliveirafruhauf@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Gostei, confeço que a princípio achei difícil, mas possível de realizar. vou seguir o exeplo e iniciar também esse tipo de atividade, que considero muito criativa e formativa


  • Marcos Spitzer, LUIZ SIMIONATO , São Paulo - disse:
    marcos.spitzer@uol.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Excelente trabalho Eliane. Compartilho da mesma idéia sobre o blog, os alunos participam com mais afinco quando sabem que estão escrevendo para o mundo todo ler. Não se trata de mais uma obrigação dentro da sala de aula. Obrigado pela colaboração.


  • Francisco Alves Ferreira, CE DR JOSE MARIA CABRAL MARQUES , Maranhão - disse:
    prof.franciscoalves@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei bastante também ja trabalhei a história do meu municipio tomando como ponto de partida o cemitério da cidade, foi muito bacana e proveitoso, e deu um livro com 220 paginas sobre a historia do municipio.


  • Edna , E.M.Padre J. Valentim , Mato Grosso do Sul - disse:
    edpita_3@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Amei sua aula, vou tentar pô-la em prática na minha escola, com algumas alterações.


  • MAURICIO GOMES BEZERRA, EEEFM JOAQUIM DE LIMA AVELINO , Rondônia - disse:
    mauriciosapeense@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O BAIRRO: SUA HISTÓRIA E SUA MEMRIA PESQUISAR E DESCREVER A HISTÓRIA E A MEMÓRIA DO BAIRRO É MUITO INTERESSANTE... INSTIGA A CONHERCER OUTRAS HISTORIAS. É UMA PARTE DA HISTÓRIA DE UMA CIDADE. MUITO INTERESSANTE. PARABÉNS PELA IDÉIA E PELO ENSINAMENTO... IREI USAR COM OS MEUS ALUNOS. BRILHANTE IDÉIA.


  • Míriam Ericksson Leão, INSTITUTO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO GOMES JARDIM , Rio Grande do Sul - disse:
    miriamleao2009@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho, muito motivador. Com certeza o aluno quer se sentir autor do conhecimento e esta aula possibilita isso.


  • Denise Alvarenga Cardoso , COLÉGIO ESTADUAL JACINTHO XAVIER MARTINS , Rio de Janeiro - disse:
    moranguinho_denise17@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A teoria do autor foi muito bem colocada, pois suas propostas foram claras. Podemos oberserva, que existe diversas maneiras de aprender de uma forma interessantte e estimuladora.


  • maria neuci, Escola Municipal Vila Nova , Mato Grosso - disse:
    mnkeiber2008@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente trabalho, já trabalhei esse questãp do bairro com meus alunos. meu objetivo era trabalhar a colonização do Brasil e como concordo com a opinão de alguns teoricos de que se a criança partir de um conhecimento perto para o distante entendera com maior facilidade, parti do conhecimento do proprio bairro. utilizamos a internet para observações somente mas foi muito bom. Parabens pelo seu projeto.


  • eliza fernandes moreira, E. E. Professor Hermogenes N. da Costa , Rio Grande do Norte - disse:
    lizamore.sednanref@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Gostei, pois, estou trabalhando desde 0 segundo bimestre, a 1ª etapa foi os conhecimentos preios dos alunos, a 2ª etapa a pesquisa e o registro e a 3ª etapa uma esposiçao dos resultados obtidos pelos .


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.