Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Vertebrados

 

23/09/2008

Autor e Coautor(es)
ANDREA DA SILVA CASTAGINI
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida e hereditariedade
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecimento das características de cada grupo de vertebrados. Diferenciar as classes de vertebrados.
Duração das atividades
3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/759/imagens/vertebrados.jpg

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/759/imagens/atividade.gif

As atividades dividem-se entre os objetos de aprendizagem sugeridos e atividades em sala de aula.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/759/imagens/nolaboratorio.gif
Este áudio mostra características interessantes sobre as aves.

 

 

O Portal do Professor tem muitos recursos de aprendizagem sobre o tema vertebrados. É possível comparar a circulação sanguínea da maioria das classes de vertebrados, abrindo os seguintes recursos:

 

 


 

 

E neste é possível ver o desenvolvimento embrionário de alguns grupos de vertebrados

 

 

 

Imagem de uma ave (peru) http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1859 e câmaras cardíacas das aves http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1666.
No repositório internacional de objetos de aprendizagem há algumas imagens que são interessantes para os alunos.
Dentição de mamífero (morcego) http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1664 e http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1679.

Atividade 1 - Nesta Webquest os alunos pesquisam na internet para elucidar um personagem (o extra-terrestre Small) sobre os animais vertebrados. Os alunos devem responder uma série de perguntas sobre cada grupo. Está disponível no seguinte endereço: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2006-1/2-5/Processo.html
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.

Atividade 2 - No áudio sobre as aves, eles nos mostram uma série de músicas que tem na letra beija-flor. Peça para os alunos relacionarem outras músicas que trabalham com os outros grupo de vertebrados (Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos). Caso os alunos tenham dificuldades em encontrar músicas com estes temas, peça aos alunos para elencarem os personagens de desenhos animados e séries de TV que sejam animais destes grupos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/759/imagens/atividadecomplementar.gif

Em sala de aula, peça aos alunos que elaborem um relatório do que aprenderam sobre cada grupo.


BINGO ANIMAL
Esta atividade é para ser feita em sala de aula. Requer poucos recursos e tem como objetivo a memorização das características dos grupos que formam os vertebrados.
O bingo animal pode ser feito da seguinte maneira: peça para os alunos dividirem uma folha de caderno com quatro linhas e 4 colunas. Nas células dessa tabela, os alunos deverão colocar o nome de exemplares de animais de todos os grupos estudados.
Previamente, você colocará em um caderno várias características dos grupos de vertebrados, numeradas. Então, corte pequenos papéis com os números correspondentes às frases. O bingo começa quando você sorteia os números e lê as frases correspondentes. Os alunos devem reconhecer a característica lida com os animais de suas cartelas. A cada característica lida e reconhecida, os alunos marcam as células. Ganha o aluno que completar primeiro toda a cartela.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/759/imagens/sitios.gif
Para mais informações sobre as aves é interessante acessar este endereço http://www.aves.brasil.nom.br/frame.jsp?pageToShow=main.page e http://www.giau.ib.unicamp.br/giau/buscaInterativa.php neste último sítio é possível os alunos identificarem as aves que existem nas redondezas, apenas selecionando as características mais evidentes delas.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Coração crocodiliano Animação/simulação
Conhecendo o mundo Áudio
Coração de anfíbio Animação/simulação
Desenvolvimento embrionário Animação/simulação
Comparação de corações Animação/simulação
Avaliação
Pode-se utilizar a participação dos alunos durante as atividades e as respostas da atividade webquest como formas de avaliar o desempenho dos alunos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 5 classificações

  • Cinco estrelas 1/5 - 20%
  • Quatro estrelas 4/5 - 80%
  • Três estrelas 0/5 - 0%
  • Duas estrelas 0/5 - 0%
  • Uma estrela 0/5 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria das Graças Gomes, Escola Professor Jaime Coelho , Pernambuco - disse:
    xoxag@hotmail.com

    15/10/2013

    Cinco estrelas

    simplesmente excelente, estava a procura de algo deferente e que despertasse a curiosodade dos meus alunos do sétimo ano , eencontrei sua atividade ela é simplesmente de mais, vou utiliza-la na minha sala de aula, isso se o download concluido corretamente, oso não tenha conseguido , será que dǘa para mandar via email? esperero que tenha dado tudo certinho, quero utilizar-la esta semana ainda,caio como uma luva, vou divulgar seu trabalho com meus colegas de escola, o pessoal de biologia,parabén


  • Rosane Barbosa de Oliveira, EE PROFESSOR OSWALDO DA ROCHA CAMOES , Rio de Janeiro - disse:
    rosebarbosabio@gmail.com

    21/09/2011

    Quatro estrelas

    Só estou pesquisando e já me encantei com o material.Vou indicá-lo a outros(as) colegas pra enriquecer as aulas. Valeu!


  • MANOEL CICERO RIBEIRO JUNIOR, UNID ESC MARTINS NAPOLEAO , Piauí - disse:
    manoelcicero@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    bom dia professora gostei muito das suas animações, porém fiquei muito curioso em saber como que vc consegue transformar seus trabalhos em animações no formato de flash player. se não for muito incomodo pra você vc poderia me informar qual software vc utiliza para manipular estas animações? desde já um grande abraço e feliz ano novo pra vc! ps.: se vc quiser meu e-mail para mandar resposta: manoelcicero@yahoo.com.br


  • Andrea Castagini, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , Paraná - disse:
    ascastagini@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Olá professor, Obrigada pelo comentário nesta aula. As animações recomendadas na aula de vertebrados não são de minha autoria, e sim do MEC. Entretanto, eu sou ilustradora e tenho experiência com animação também. O software mais popular para realizar animações é o Flash, mas existem outros (que não tenho muita familiaridade), como o Muan (software livre) e proprietários, como o Toon Boon. Para o flash, após fazer os desenhos e animações, deve-se exportar como filme no formato desejado.


  • NEI, CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS , Mato Grosso do Sul - disse:
    neiedi@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    OLÁ PROFESSORA, GOSTEI MUITO DE SUA AULA, SÓ GOSTARIA DE SABER COMO É FEITO, OU SEJA, QUE TIPO DE PROGRAMA VOCÊ USA PARA FAZER AS ANIMAÇÕES?


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.