23/09/2008
Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida e hereditariedade |
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
As atividades dividem-se entre os objetos de aprendizagem sugeridos e atividades em sala de aula.
Este áudio mostra características interessantes sobre as aves.
O Portal do Professor tem muitos recursos de aprendizagem sobre o tema vertebrados. É possível comparar a circulação sanguínea da maioria das classes de vertebrados, abrindo os seguintes recursos:
E neste é possível ver o desenvolvimento embrionário de alguns grupos de vertebrados
Imagem de uma ave (peru) http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1859 e câmaras cardíacas das aves http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1666.
No repositório internacional de objetos de aprendizagem há algumas imagens que são interessantes para os alunos.
Dentição de mamífero (morcego) http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1664 e http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/1679.
Atividade 1 - Nesta Webquest os alunos pesquisam na internet para elucidar um personagem (o extra-terrestre Small) sobre os animais vertebrados. Os alunos devem responder uma série de perguntas sobre cada grupo. Está disponível no seguinte endereço: http://www.ich.pucminas.br/pged/db/wq/cb/2006-1/2-5/Processo.html
Webquest é uma metodologia de pesquisa orientada, na forma de uma atividade investigativa, na qual quase todos os recursos necessários para concluí-la são provenientes da Internet. O grande número de webquest que estão na internet deve-se ao fato desta metodologia conciliar a grande disponibilidade de informações da Web com a realização de tarefas concretas e instigadoras, que mobilizam a atenção do aluno.
Atividade 2 - No áudio sobre as aves, eles nos mostram uma série de músicas que tem na letra beija-flor. Peça para os alunos relacionarem outras músicas que trabalham com os outros grupo de vertebrados (Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves e Mamíferos). Caso os alunos tenham dificuldades em encontrar músicas com estes temas, peça aos alunos para elencarem os personagens de desenhos animados e séries de TV que sejam animais destes grupos.
Em sala de aula, peça aos alunos que elaborem um relatório do que aprenderam sobre cada grupo.
BINGO ANIMAL
Esta atividade é para ser feita em sala de aula. Requer poucos recursos e tem como objetivo a memorização das características dos grupos que formam os vertebrados.
O bingo animal pode ser feito da seguinte maneira: peça para os alunos dividirem uma folha de caderno com quatro linhas e 4 colunas. Nas células dessa tabela, os alunos deverão colocar o nome de exemplares de animais de todos os grupos estudados.
Previamente, você colocará em um caderno várias características dos grupos de vertebrados, numeradas. Então, corte pequenos papéis com os números correspondentes às frases. O bingo começa quando você sorteia os números e lê as frases correspondentes. Os alunos devem reconhecer a característica lida com os animais de suas cartelas. A cada característica lida e reconhecida, os alunos marcam as células. Ganha o aluno que completar primeiro toda a cartela.
Para mais informações sobre as aves é interessante acessar este endereço http://www.aves.brasil.nom.br/frame.jsp?pageToShow=main.page e http://www.giau.ib.unicamp.br/giau/buscaInterativa.php neste último sítio é possível os alunos identificarem as aves que existem nas redondezas, apenas selecionando as características mais evidentes delas.
Nome | Tipo |
---|---|
Coração crocodiliano | Animação/simulação |
Conhecendo o mundo | Áudio |
Coração de anfíbio | Animação/simulação |
Desenvolvimento embrionário | Animação/simulação |
Comparação de corações | Animação/simulação |
Quatro estrelas 5 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/10/2013
Cinco estrelassimplesmente excelente, estava a procura de algo deferente e que despertasse a curiosodade dos meus alunos do sétimo ano , eencontrei sua atividade ela é simplesmente de mais, vou utiliza-la na minha sala de aula, isso se o download concluido corretamente, oso não tenha conseguido , será que dǘa para mandar via email? esperero que tenha dado tudo certinho, quero utilizar-la esta semana ainda,caio como uma luva, vou divulgar seu trabalho com meus colegas de escola, o pessoal de biologia,parabén
21/09/2011
Quatro estrelasSó estou pesquisando e já me encantei com o material.Vou indicá-lo a outros(as) colegas pra enriquecer as aulas. Valeu!
24/03/2010
Quatro estrelasbom dia professora gostei muito das suas animações, porém fiquei muito curioso em saber como que vc consegue transformar seus trabalhos em animações no formato de flash player. se não for muito incomodo pra você vc poderia me informar qual software vc utiliza para manipular estas animações? desde já um grande abraço e feliz ano novo pra vc! ps.: se vc quiser meu e-mail para mandar resposta: manoelcicero@yahoo.com.br
24/03/2010
Quatro estrelasOlá professor, Obrigada pelo comentário nesta aula. As animações recomendadas na aula de vertebrados não são de minha autoria, e sim do MEC. Entretanto, eu sou ilustradora e tenho experiência com animação também. O software mais popular para realizar animações é o Flash, mas existem outros (que não tenho muita familiaridade), como o Muan (software livre) e proprietários, como o Toon Boon. Para o flash, após fazer os desenhos e animações, deve-se exportar como filme no formato desejado.
24/03/2010
Quatro estrelasOLÁ PROFESSORA, GOSTEI MUITO DE SUA AULA, SÓ GOSTARIA DE SABER COMO É FEITO, OU SEJA, QUE TIPO DE PROGRAMA VOCÊ USA PARA FAZER AS ANIMAÇÕES?