Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O céu é azul na Terra e vermelho em Marte

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria, José Marcelo Gomes e Isnard Domingos Ferraz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Física Oscilações, ondas, óptica e radiação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Terra e universo
Ensino Médio Química Transformações: caracterização, aspectos energéticos, aspectos dinâmicos
Ensino Médio Filosofia Ética
Ensino Médio Física Universo, terra e vida
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Entender o porquê da cor azul do céu na Terra.
  • Explicar porque durante o crepúsculo, na Terra, o Céu fica com tonalidade avermelhada .
  • Entender como a as ondas eletromagnéticas se espalham quando entram na atmosfera.
Duração das atividades
1 aula ( 50 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Ter noções de fundamentos de ondas.
  • Saber reconhecer no espectro eletromagnético luz vizível.
Estratégias e recursos da aula

1. Introdução

Quando criança, você já questionou sobre a cor azul do céu?

O professor pode colocar a música "Pais e filhos"  do Grupo Legião Urbana, onde o filho pergunta ao Pai porque o céu é azul: “Me diz porque que o céu é azul...”

A música do Legião Urbana - Pais e filhos (ao vivo) letra e execussão, pode ser acessada pelo site a seguir ou clicando na figura abaixo : http://cifraclub.terra.com.br/legiao-urbana/pais-filhos-3342/

undefined

  • Esta música pode ser trabalhada em Filosofia , discutindo os princípios Éticos.
  • A letra da música pode ser usada para trabalhar linguagem.
  • Qual a explicação para a cor azul do céu?

2. Levantamento de hipóteses.

  • O fenômeno ocorre por conta da maneira que a luz proveniente do sol interage com a atmosfera?
  • Similar ao fenômeno do arco-íris, a dispersão do azul é causada pela quebra da luz branca pela atmosfera que age como um prisma?
  • Aproveite para discutir como as gotas de água na atmosfera , na presença da luz do Sol, formam o arco-íris.
  • Quais são os mitos sobre o arco-íris?
  • Quando olhamos a cor de algum material , ele tem aquela cor  porque este objeto refletiu a luz da cor que lhe é atribuída,  que tem uma freqüência definida pela sua cor. Uma folha verde, por exemplo, utiliza todas as cores para fazer a fotossíntese menos o verde, pois esta é refletida.

O professor pode continuar a  aula falando sobre ondas sonoras e ondas luminosas, respectivamente ondas mecânicas e ondas eletromagnéticas.

Onde cada uma pode propagar e sobre a velocidade de propagação das mesmas.

3. Exibição de Filme

Para destacar a luz infravermelha, que embora chegue a Terra proveniente do calor do Sol , nós não a vemos, passe o filme a seguir, recurso do portal do professor,  que mostra como enxergamos as cores e se fossem vistas apenas as radiações infravermelhas como veríamos as coisas. O filme mostra o calor das diversas partes de diferentes corpos vistos com uma câmera detectora de infravermelho. O filme está em outra língua, mas o professor pode explicar o que as figuras ilustram.

Infrared: more than your eyes can see

Veja o espectro eletromagnético a seguir e localize os raios de luz infravermelha.

Espectro

Espectro eletromagnético obtido do site:

http://www.cpqd.com.br/file.upload/2118391450/espectro_15.jpg

O professor pode dar o texto a seguir para os alunos e a partir dele pedir que elaborarem um resumo explicando a cor azul do Céu.

4. Leitura Complementar

A luz azul tem uma frequência que é muito próximo da frequência natural dos átomos dos gases que constituem a atmosfera, ao contrário da luz vermelha. Logo a luz azul troca energia por meio de ressonância com os elétrons das camadas atômicas das moléculas com muito mais facilidade que a vermelha. Isso provoca um ligeiro atraso na luz azul que é reemitida em todas as direções num processo chamado dispersão de Rayleigh.

A luz vermelha é transmitida e continua em sua direção inicial, quando olhamos para o céu é a luz azul que vemos porque é a que foi mais dispersada pelas moléculas em todas as direções.

Onde não há atmosfera (espaço interestelar), os raios do sol não sofrem dispersão, logo eles percorrem uma linha reta do sol até o observador. Assim, como não há partículas para difundirem a Luz no espaço, os astronautas vêem um céu negro!

Em Júpiter ocorre um processo semelhante ao da Terra e lá observa-se um céu azul também. Já em Marte o céu é rosado, lá a atmosfera é poluída pela presença de óxidos de ferro oriundos do solo. Se fosse limpa, ela também seria azul.

Para direcionar as discussões o professor pode levantar as questôes a seguir:

5. Questões Finais

O professor deve questionar durante as atividades :

  •   Qual a constituição da radiação que vem do Sol?
  •   Quais as cores que atingem a superfície da Terra?
  •   Olhando o espectro que parcela do espectro representa a radiação que vem do Sol?
  •   Qual a cor da luz que é mais espalhada pelos gases da atmosfera?
  •   Qual a cor da luz que é menos espalhada pelos gases da atmosfera?
  •   No crepúsculo qual a cor que mais se propaga na atmosfera?
  •   Qual a evidência que a atmosfera de Marte tem composição diferente da Terra?
  •   Qual a evidência que a atmosfera de Júpiter  tem composição igual a da Terra?
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Infrared: more than your eyes can see Vídeo
Recursos Complementares

Musica do Legião Urbana, do site a seguir. 

 http://cifraclub.terra.com.br/legiao-urbana/pais-filhos-3342/

Avaliação

Pode ser avaliado o conhecimento adquirido, observando as respostas aos questionamentos durante as atividades.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Luiza Inacio Rosa, Escola Estadual Bueno Brandão , Minas Gerais - disse:
    marialuizair@gmail.com

    05/06/2014

    Cinco estrelas

    Gosto muito de trabalhos multidisciplinar. fFica mais fácil para as disciplinas em termos de avaliação, envolvimento dos alunos e do próprio professor trabalhar.


  • maria luiza inácio rosa, Escola Estadual Bueno Brandão , Minas Gerais - disse:
    marialuizair@gmail.com

    19/05/2013

    Cinco estrelas

    excelente aula! Ainda mais quando abre espaço para uma muldisciplinariedade. Gosto de trabalhar com outros colegas,falando do mesmo assunto para os alunos. Dá uma visão melhor da ciência: não algo estanque, fracionado do jeito que se trabalha, mas algo complementar em que outros conteúdos podem falar um algo a mais.


  • paloma, paloma , Minas Gerais - disse:
    lomarestart30tube@hotmail.com

    07/07/2011

    Quatro estrelas

    amei a aula bem criativa e facil para entender


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.