19/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
O aluno será capaz de identificar o processo de evolução histórica do futebol.
Não há conteúdos prévios a serem trabalhados para esta aula.
Perguntar aos alunos se eles sabem como o futebol surgiu e quem o inventou. Relatar a eles a história contida em www.suapesquisa.com/futebol/ e http://www.campeoesdofutebol.com.br/hist_futebolmundial.html. e propor a forma dramatizada do “gioco del calccio”, jogo realizado na Itália há muito tempo atrás.
Obs.: pode-se também mosrar as fotos abaixo como forma de ilustração:
Dividir os alunos em duas equipes, e separar o pátio do colégio em duas partes. Dar a cada uma das equipes uma bola e pedir que a esconda. Explicar que será vencedor a equipe que trouxer a bola adversária ao seu campo, da forma que achar mais conveniente. Se a pessoa que estiver com a bola for pega, esta deverá devolver a bola para que seja escondida novamente. A pessoa sem a bola que estiver no campo adversário não pode ser “colada”.
Após esta prática, o professor deve questionar a respeito dos aspectos do jogo, se a prática foi divertida, qual foi a forma mais fácil de trazer a bola ao seu campo (se lançando, chutando, ou carregando). Relatar aos alunos que esta prática foi proibida por ser muito violenta e que um novo jogo foi criado a partir deste, onde novas regras foram colocadas para que pudesse ser praticado mais facilmente, principalmente nas escolas da Inglaterra.
Propor aos alunos que se dividam em duas equipes, onde deverão pegar uma bola e levar até uma meta (em inglês “goal”), utilizando as mais diversas partes do corpo. Cada “goal” deve ter um defensor (que, naquela época se chamava bedel).
Obs. Para evitar a violência, pode-se colocar um lenço pendurado na bainha da bermuda dos alunos e, para pará-lo, este lenço deve ser retirado por um jogador da outra equipe. Além disso, seria interessante não dizer aos alunos que esta bola pode ser chutada, deixando que eles descubram.
Perguntar aos alunos quais foram as formas com que eles conduziram a bola até o goal ( chutando, carregando, lançando com as mãos, etc.) A partir das respostas, relatar aos alunos que alguns esportes surgiram desta prática, o handball para aqueles que preferiram util izar somente as mãos, o rugby para aqueles que utilizam os dois e o futebol para aqueles que resolveram utilizar somente os pés.
Elaboração de cartazes contando a história do futebol.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!