Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


All about me and my family

 

07/10/2009

Autor e Coautor(es)
FERNANDA LANZA DE SOUZA
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA MUNICIPAL HELIO PELLEGRINO

Luciana de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção escrita
Ensino Médio Língua Estrangeira Produção oral
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Membros da família

- Possessivos adjetivos

- Caso genitivo ('s)

Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Essa aula pode ser trabalhada com alunos iniciantes, ou melhor dizendo, os chamados "false beginners". É necessário que já tenham tido algum contato com a língua, de modo que reconheçam algumas palavras e alguns cognatos. Devem também ter uma noção do verbo "to be" sendo usado para identificação. Todos os enunciados estão em inglês, mas um vocabulário simples é usado e o professor pode ajudar sempre que julgar conveniente. 

Estratégias e recursos da aula

Preparação:

1. Cópia do material para os alunos ou duplas de alunos. Esse material foi criado pelas autoras e está disponível em:

http://sites.google.com/site/centropedagogicoufmg/lingua-estrangeira-1/fernanda-lanza/all-about-me-and-my-family (acesso em 19/09/09)

1ª aula

1. Leia o título da lição / aula e chame a atenção para as fotos. Pergunte: “Do you know these people?”. Provavelmente a maioria responderá que sim, incentive-os e auxilie-os a responder em inglês: “Yes, I do. / No, I don’t.” Desenvolva a atividade oralmente, perguntando seus nomes e a relação entre eles. No entanto, não traduza seus nomes nem o grau de parentesco já que esses são itens das próximas atividades.

2. Peça que os alunos leiam o enunciado, os nomes e façam a atividade. Leia os nomes em voz alta e peça que repitam. Mais uma vez, não traduza e incentive-os a fazer deduções, por exemplo: Huey, Dewey e Louie são nomes parecidos na pronúncia e portanto devem estar associados de alguma forma. Exemplifique mencionando famílias cujos nomes dos filhos sempre começam com uma determinada letra. Além disso, existe uma família brasileira e outros nomes bem conhecidos com Donald, Mr. Incredible, Elastigirl.

Resposta: 1ª figura (da esquerda para a direita) – Dash, Violet, Mr. Incredible, Elastigirl, Jack-Jack. 2ª figura (da esquerda para a direita) – Huey, Louie, Dewey, Donald Duck. 3ª figura (da esquerda para a direita) – Pedrinho, Dona Benta, Narizinho.

3. Retomando a discussão da primeira atividade, os alunos devem decidir quais afirmações são verdadeiras sobre as fotos / ilustrações. Resposta: b, d.

4. Nessa atividade, os alunos devem desembaralhar as letras e formar palavras relacionadas à família. Provavelmente conhecerão as palavras mais comuns, freqüentes em filmes e desenhos animados como father(b), mother(e), son(g). Algumas podem ser deduzidas a partir dessas palavras mais conhecidas. São elas: grandmother(a), grandson(d). Auxilie-os a descobrir as demais: daughter(i), granddaughter(f), uncle(c), nephew(h). Em seguida, eles devem escrever esses nomes (membros da família) junto a cada personagem da atividade 1.

Resposta: 1ª figura (da esquerda para a direita) – Dash (son), Violet (daughter), Mr. Incredible (father), Elastigirl (mother), Jack-Jack (son). 2ª figura (da esquerda para a direita) – Huey, Louie, Dewey (nephews), Donald Duck(uncle). 3ª figura (da esquerda para a direita) – Pedrinho (grandson), Dona Benta (grandmother), Narizinho (granddaughter).

5. Mais uma vez, os alunos farão deduções a fim de completar a tabela com os membros da família. Se possível, os alunos também poderão consultar o dicionário durante a realização da atividade. Há duas linhas em branco para que os alunos possam inserir membros da família não mostrados pela atividade, como: great grandfather ou mother, father (mother)-in-law, entre outros.

Respostas: Grandfather / Grandmother; Grandson / Granddaughter, Husband / Wife, Son / Daughter, Uncle / Aunt, Nephew / Niece, Stepfather / Stepmother, Half-brother / Half-sister.

Após completar toda a tabela, leia as palavras em voz alta e peça que os alunos repitam. Opcionalmente você pode citar uma família famosa, como Os Simpsons, e à medida que disser o nome de um dos membros dessa família, os alunos devem dizer o parentesco correto, por exemplo: Homer (father), Marge (Mot her), Bart (son), L isa (daughter), Maggi e (daughter).

2ª aula

6. Nem todos os membros da família foram apresentados na atividade anterior, pois alguns possuem apenas uma forma, ou seja, não possuem as formas do masculino e feminino. Novamente, se possível usando o dicionário, os alunos encontrarão a melhor “definição” para cada membro da família. Respostas: I. b, II. c, III. c, IV. a.

7. Esse quadro apresenta alguns exemplos do caso genitivo (apostrophe + s) e uma breve explicação sobre o seu uso. Leia as frases em voz alta, forneça mais alguns exemplos citando estabelecimentos na cidade (verifique isso antes, provavelmente há um Antonio's Bar, ou algo parecido na sua cidade), os próprios alunos e seus materiais escolares (Pedro’s book, Carol’s pencils, Lucas’ pencil case, etc) e até mesmo parentes, pois frequentemente na mesma escola há alunos da mesma família.

8. Seguindo os exemplos e a explicação do quadro anterior, os alunos deverão explicar o grau de parentesco entre os personagens mostrados na atividade 1. Na verdade, os alunos já nomearam e associaram o vocabulário de membros da família a esses personagens. O que farão agora são frases completas, observando a relação entre alguns personagens específicos.

Resposta: a) Mr. Incredible is Elastigirl’s husband. / b) “Dash” is Mr. Incredible’s son. / c) Violet is Mr. Incredible’s daughter. / d) Elastigirl is Jack-Jack ‘s mother. / e) “Dash” is Jack-Jack’s brother. /  f) Violet is Dash’s sister. / g) Donald Duck is Huey’s uncle. / h) Huey, Louie, Dewey are Donald Duck’s nephews.

9. Da mesma forma que na atividade anterior, os alunos escreverão frases descrevendo o grau de parentesco entre os famosos. Há três itens em branco para que os alunos completem com outros famosos ou personagens de novelas, filmes, desenhos animados. Esses três últimos itens também podem ser feitos como atividade de para casa para que os alunos tenham chance de pesquisar sobre outras famílias famosas.

Respostas: a) Angelina Jolie is Brad Pitt’s wife. / b) Joe, Nick and Kevin Jonas are brothers / c) Xuxa is Sasha’s mother. / d) Ronaldo is Ronald’s father. / e) Ayrton is Viviane Senna’s brother.

3ª  aula

10. Após ter trabalhado o vocabulário falando sobre famílias famosas, os alunos deverão desenhar a árvore genealógica da sua família abrangendo o máximo de parentes possível (avós, tios, primos maternos e paternos). Em seguida, devem descrever o grau de parentesco entre essas pessoas.

4ª aula

11. Explique que, em duplas, os alunos irão descrever e comparar suas famílias. Apresente o box “Useful language” e demonstre as possíveis interações. Promova a repetição em voz alta das perguntas e possíveis respostas. Estimule os alunos a estender a conversa, tentando descobrir mais detalhes sobre a família do colega. Peça exemplos de algumas outras perguntas que também podem ser usadas e as escreva no quadro. Enquanto os alunos realizam a atividade, circule pela sala, ouça as duplas e ajude-os quando necessário.

12. Após terem descrito suas famílias em pares, os alunos apresentarão os fatos e curiosidades para toda a turma. Incentive e auxilie os mesmos a contar essas “descobertas” em inglês. Se isso não for possível, incentive-os a "misturar" as duas línguas, usando o Português para montar a estrutura da história e o vocabulário que eles souberem em Inglês.

Avaliação

Propor uma pesquisa sobre famílias. Os alunos devem entrevistar (em Português) vizinhos, pessoas mais jovens, mais idosas e comparar o tamanho dessas famílias. As descobertas das pesquisas serão apresentadas em inglês em sala de aula através de cartazes (árvores genealógicas, gráficos). Após a apresentação em sala, esses cartazes podem ser afixados nos corredores da escola. 

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.