30/10/2009
Josélia Soares Nunes dos Santos e Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Os alunos poderão:
• Observar as cores presentes nos legumes ou verduras;
• Nomear as cores presentes nos legumes;
• Vivenciar a experiência de extrair cor de legumes e verduras.
Para realização desta aula o professor deve explorar nas crianças o que elas já sabem sobre os legumes trabalhados nesta experiência (cor, textura, cheiro, paladar).
Primeiro momento: O professor deverá trazer para a roda, legumes de cores fortes que seja fácil a extração da cor, como por exemplo: beterraba, cenoura, espinafre. No caso dos legumes (beterraba e cenoura), o professor poderá, inicialmente, perguntar que cores são aquelas e cortar os legumes. Depois de cortados, o professor incentiva as crianças a friccioná-los como carimbos num pedaço de tecido para ver que resultados se pode obter a partir dessa ação.
Segundo momento: Após esse primeiro momento de exploração dos legumes, o professor levará para sala um liquidificador e baterá, separadamente, a beterraba, a cenoura e o espinafre com um pouco de água (como se estivesse fazendo um suco). Em seguida o professor deverá coar o suco, separando o bagaço do líquido que mais tarde será utilizado como “tinta”.
Terceiro momento: Neste momento as cores obtidas deverão estar dispostas em vasilhas diferentes e cada criança receberá um pedaço de tecido (de preferência branco) e um pincel para explorar essas cores e suas possibilidades, no tecido. As crianças pintarão livremente seu pedaço de tecido, usando as cores extraídas das verduras e legumes.
Obs. O tecido pode ser substituído por papel peso 40 que absorverá a tinha melhor que o papel ofício.
Quarto momento: Terminada esta atividade, professora e crianças voltam à roda para discutir o nome das cores obtidas e apreciar seus efeitos na pintura. As telas pintadas, depois de secas, devem ganhar uma moldura de papel cartão colorido e depois o grupo organizará uma exposição na sala. No dia seguinte o grupo pode convidar a turma ou turmas vizinhas a sua sala para visitar a exposição e explicar o processo de obtenção das tintas.
O professor deverá observar se ao final da aula o aluno conseguiu:
• Nomear as cores dos legumes e verduras trabalhados na experiência;
• Explorar as cores extraídas dos legumes e verduras em sua pintura;
• Apreciar o resultado da experiência com interesse e prazer.
Quatro estrelas 9 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/01/2014
Cinco estrelasMuito bom, vou pegar essa idéia para elaborar uma tinta pro meu projeto.
05/09/2013
Cinco estrelasnossa gostei muitíssimo da aula ,achei de uma criatividade divina esta de parabéns o responsável por essa explenida aula e explicação.
10/06/2013
Cinco estrelasParabéns pela aula muito criativa!
09/05/2012
Cinco estrelasÓTIMO AMEI TUDO DE BOM...
30/05/2011
Quatro estrelasgostei do seu trabalho, gostaria de aplicar com minhas criançasestas atividades.
01/09/2010
Cinco estrelasOlha achei muito interessante a aula pois influencia o aluno. Sou 5 série 6 ano. Poderia me mostrar a importancia das cores das verduras e legumes tou prescisando para meu trabalho de ciências Obrigado se não me mandar e mais ainda se mandar.
15/08/2010
Quatro estrelasAtividade prazerosa, essencial nas atividades infantis.
21/05/2010
Cinco estrelasColega Adriana, parabéns!!! Adorei sua ideia e vou copiá-la em minha instituição. Abraços e muito sucesso!
24/03/2010
Cinco estrelasMaravilhoso,muito bom!! Olha eu acredito que pode-se trabalhar tbém com o ensino ´Fundamental e PAV!! mto bom!!