19/10/2009
Josélia Soares Nunes dos Santos e Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Os alunos poderão:
• Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre objetos utilizando o atributo cor.
Para a realização dessa atividade é importante que os alunos tenham familiaridade com as cores: azul, amarelo, verde e vermelho.
Primeiro momento: O professor deverá trazer para o grupo blocos de madeira nas cores azul, verde, vermelho e amarelo. Mostrará para seus alunos e pedirá para que eles organizem esses blocos em quatro recipientes distintos. Observar o que acontece. (Em geral as crianças nessa faixa de idade distribuem aleatoriamente os objetos nos recipientes).
Segundo momento: Após essa primeira organização, o professor deverá propor uma discussão para perceber qual foi a lógica da criança ao fazer a distribuição dos blocos. Em seguida perguntará se existe uma outra forma de organizá-los e sugerir que as crianças organizem os blocos pelas cores. Observar como as crianças procederão na realização da atividade proposta.
Terceiro momento: Em seguida o professor deverá questionar com as crianças sobre a forma de organização anterior (todas as cores misturadas) e nova organização feita (separado por cor) solicitando que estas mencionem o nome das cores dos blocos contidos em cada recipiente. depois o professor mostrará para as crianças dois potes cada um contendo blocos de uma cor diferente e perguntará as crianças se são iguais. Se a resposta for negativa, explorar os motivos que os tornam diferentes.
O professor deverá observar se ao final da aula o aluno conseguiu
• Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre objetos através do atributo cor.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
28/09/2011
Cinco estrelasUma atividade bem significativa
21/05/2010
Quatro estrelasParabéns professora, vc mostrou que não precisa usar muitos recursos tecnológicos para se fazer uma boa aula