Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Agrupando objetos pela cor

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Adriana Szilagyi Leão
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Josélia Soares Nunes dos Santos e Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão:
• Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre objetos utilizando o atributo cor.

Duração das atividades
Esta aula terá duração de aproximadamente 20 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização dessa atividade é importante que os alunos tenham familiaridade com as cores: azul, amarelo, verde e vermelho.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: O professor deverá trazer para o grupo blocos de madeira nas cores azul, verde, vermelho e amarelo. Mostrará para seus alunos e pedirá para que eles organizem esses blocos em quatro recipientes distintos. Observar o que acontece. (Em geral as crianças nessa faixa de idade distribuem aleatoriamente os objetos nos recipientes).

Segundo momento: Após essa primeira organização, o professor deverá propor uma discussão para perceber qual foi a lógica da criança ao fazer a distribuição dos blocos. Em seguida perguntará se existe uma outra forma de organizá-los e sugerir que as crianças organizem os blocos pelas cores. Observar como as crianças procederão na realização da atividade proposta.

Terceiro momento: Em seguida o professor deverá questionar com as crianças sobre a forma de organização anterior (todas as cores misturadas) e nova organização feita (separado por cor) solicitando que estas mencionem o nome das cores dos blocos contidos em cada recipiente. depois o professor mostrará para as crianças dois potes cada um contendo blocos de uma cor diferente e perguntará as crianças se são iguais. Se a resposta for negativa, explorar os motivos que os tornam diferentes. 

Avaliação

O professor deverá observar se ao final da aula o aluno conseguiu
• Estabelecer relações de semelhanças e diferenças entre objetos através do atributo cor.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • alaide arias, PROJETO ANCORA CRECHE FAROL , São Paulo - disse:
    alaide.branca@gmail.com

    28/09/2011

    Cinco estrelas

    Uma atividade bem significativa


  • Dirlene, ceinf jardim batistão , Mato Grosso do Sul - disse:
    dirleneprate@yahoo.com.br

    21/05/2010

    Quatro estrelas

    Parabéns professora, vc mostrou que não precisa usar muitos recursos tecnológicos para se fazer uma boa aula


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.