22/09/2009
Josélia Soares Nunes dos Santos e Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Os alunos poderão:
• Nomear e identificar as cores trabalhadas;
• Desenvolver a consciência corporal;
• Experimentar uma nova textura com o corpo;
• Vivenciar um momento de cooperação e respeito com o outro.
Primeiro momento: O professor deverá preparar uma receita de grude, utilizando goma de mandioca e água. Esta mistura deve ser feita na sala de aula e em seguida, crianças e professor deverão ir até a cozinha para cozinhar o grude e observar a nova consistência adquirida pela mistura.
Segundo momento: Após o cozimento do grude, este deverá ser separado em três recipientes. Cada recipiente receberá uma cor diferente extraída da beterraba, da cenoura e do espinafre. O professor deverá manter um diálogo com as crianças sobre a nova cor obtida pelo grude, a espessura, o cheiro etc.
Terceiro momento: O professor levará as crianças para um local adequado da escola em que estas deverão estar usando trajes de banho e então possam lambuzar seus corpos, explorando cores, textura e sensações que um banho de grude pode proporcionar as crianças. Nesta atividade é muito comum que as crianças espalhem o grude não apenas em seus corpos, mas no de seus colegas, proporcionando uma grande festa.
Quarto momento: Terminado o banho de grude, as crianças deverão ser convidadas a tomar banho de chuveiro ou de mangueira para retirada no grude de seus corpos. Neste momento elas geralmente apresentam atitudes de cooperação, ajudando uns aos outros na retirada do grude de seus corpos.
O professor deverá observar se com esta aula o aluno conseguiu:
• Nomear as cores que tingiram o grude;
• Melhorar sua consciência corporal.
Quatro estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
07/09/2013
Quatro estrelasGostei bastante da sua proposta, mas gostaria de saber quais são os ingredientes para confeccionar esse grude
30/09/2011
Cinco estrelasExcelente! através de uma textura (que pode ser usada por crianças bem pequenas) proporcionaste aos teus alunos um aprimoramento da consciência corporal, coordenação, cooperação, percepção sensorial, de uma forma criativa e principalmente: CONSTRUTIVISTA!!!
24/03/2010
Quatro estrelasesta aula é muito boa, bem esclrecida e dinãmica parabêns.
24/03/2010
Cinco estrelasGostei demais dessa aula. Com certeza as crianças adoraram.