30/09/2009
Andréa Vassallo Fagundes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Momento 1
A professora conversará com a turma perguntando o que é folclore e se conhecem algum de seus personagens. Após ouvir os comentários explicará que folclore é um gênero da cultura de origem popular, constituído pelos costumes e tradições populares, transmitidos de geração em geração. Após a explicação também pedirá às crianças que definam oralmente a palavra “medo”.
Momento 2
Ler a história em quadrinhos "Lendas do Folclore" da Turma da Mônica
Disponível em: http://www.monica.com.br/comics/folclore/pag1.htm
Momento 3
Atividade de interpretação. O professor deve levar folhas xerocadas com a atividade abaixo e ir pedindo para cada criança ler uma frase. Após lerem, deverão ligar cada personagem à sua respectiva frase.
Momento 4
Explicar que a turminha ficou com medo de alguns desses personagens. Entregar uma folha para cada criança colocando no quadro o seguinte título para copiarem: “Tenho medo de...” e pedir para escreverem e desenharem algo de que também tem ou já tiveram medo Abrir espaço para falarem de seus medos e frustrações.
Momento 5
Dividir a turma em duplas ou trios e distribuir para cada grupo um alfabeto móvel para a realização de um ditado ilustrativo, ou seja, a professora mostrará a figura de um personagem do folclore e os alunos devem montar o seu respectivo nome.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
15/04/2012
Cinco estrelasgostei desta aula pois as crianças gostam muito de historia em qusdrinhos e irão prestar mais atenção nos fundamentos da aula. valeu!!!!!!!!!!!!!1
24/03/2010
Cinco estrelasAula excelente! Uma ótima maneira de trabalhar o gênero textual revista em quadrinhos com os alunos em fase de alfabetização. Parabéns pelo trabalho. Abraços, Tânia