Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A Propagação Retilínea da Luz - Câmara escura

 

20/12/2009

Autor e Coautor(es)
DANIEL RODRIGUES VENTURA
imagem do usuário

VICOSA - MG COL DE APLICACAO DA UFV - COLUNI

Edson Luís Nunes, José Ângelo de Faria, José Marcelo Gomes e Isnard Domingos Ferraz

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Ensino Médio Física Som, imagem e informação
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Recursos tecnológicos
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Tecnologia e sociedade
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Visões de mundo
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Proporcionalidade e Equivalência
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Saber como ocorre a propagação da luz em meios homogêneos.
  • Entender o princípio de funcionamento de uma câmara fotográfica.
  • Usar proporções matemáticas e semelhanças de triângulos para determinar altura de objetos, utilizando uma câmara escura.
Duração das atividades
1 aula (50 min)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Saber sobre os diferentres tipos de Fontes de luz.
  • Ter noção de semelhanças de triângulos.
Estratégias e recursos da aula

1. Introdução:

Para levantar a discussão sobre a propagação retilínea da luz  use o seguinte jogo ou animação  usando uma câmara escura. Com este jogo clicando em cada ponto do "F" o aluno irá observar que ele irá lançar um raio que ira atingir o fundo da câmara deslocando em linha reta. Acesse o jogo pelo site a seguir :

http://www.phy.ntnu.edu.tw/java/pinHole/pinhole.html

Camara Escura

2. Cartões Furados

Em seguida realize a atividade simples, proposta no portal do professor, que pode ser acessada clicando no link abaixo.

"Cartões furados(Portal do Professor )" do si te  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/14029/cartoes_furados.pdf

Esta atividade evidencia o simples comportamento da luz em um meio homogêneo, a propagação retilínea da Luz.Conclusão da atividade cartões furados :

Quando a luz atravessa um meio homogêneo, a sua propagação é retilínea. As direções de propagação podem ser indicadas por meio de linhas retas chamadas raios de luz. Um conjunto de raios constitui um feixe luminoso.

3. Levantamento de Hipóteses:

  •  A luz nos permite ver os objetos, podendo serem eles luminosos ou iluminados. O que são objetos luminosos?
  • O que são objetos iluminados?
  •  Quais são as fontes de luz mais comuns em nosso dia-a-dia.
  • Na atmosfera, para longas distâncias,  a luz sempre se propaga em, linha reta?

4. Construindo uma câmara Escura

Veja o recurso a seguir do site do Ciência Hoje das Crianças, que ensina como construir uma câmara escura, com materiais acessíveis.

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2007/180/camara-escura/?searchterm=None

undefined

A câmara escura pode ser construída pelos alunos na sala de aula  ou o professor pode mostrar a sua já construída e pedir aos alunos que tragam uma semelhante de casa.

O dispositivo se baseia na propagação retilínea da luz e tem o mesmo princípio de funcionamento que uma máquina fotográfica. Na face oposta é feito um pequeno orifício, com uma agulha. Com este dispositivo pode-se obter a imagem de um objeto, usando o fato de que a luz propaga em linha reta num meio homogêneo.

5. Usando a câmara escura para observar os seguintes objetos

Usando a câmara escura que você construiu observe:

  • Uma vela acesa colocada sobre uma mesa.
  • Um F luminoso.

Após a observação faça um desenho representando o que você observou através da câmara escura e responda as questões que seguem:

  • Estas imagens formadas são reais ou virtuais? Por que?
  • F luminoso que você observou inverteu verticalmente e horizontalmente?
  • Explique como poderíamos usar esta câmara para determinar dimensões de um objeto. Usando as relações de proporção da matemática. Faça um esquema mostrando como isto pode ser feito. Destacando os triângulos semelhantes.
Recursos Educacionais
Nome Tipo
Recursos Complementares

Jogo ou animação  usando uma câmara escura. Com este jogo clicando em cada ponto do F o aluno irá observar que ele irá lançar um raio que atingirá o fundo da câmara deslocando em linha reta. Obtido no site :

http://www.phy.ntnu.edu.tw/java/pinHole/pinhole.html

Recurso obtido do site do da Revista eletrônica Ciência Hoje das Crianças,   que ensina como construir uma câmara escura:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2007/180/camara-escura/?searchterm=None

Avaliação

As respostas  e os desenhos das imagens feitos corretamente e com segurança serão avaliados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.