10/11/2008
BEATRIZ ANSARAH RIZEK
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Localidade |
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
Ensino Fundamental Inicial | Pluralidade Cultural | Linguagens da pluralidade nos diferentes grupos étnicos e culturais do Brasil |
1. O professor deverá reproduzir uma imagem em tamanho maior, semelhante a da animação mapa interativo do Brasil, mas não deverá utilizá-la ainda com os alunos
2. Recortar os pedacinhos, colar em uma cartolina e separar cada pedaço em um envelope, sem deixar aparecer os nomes. É importante ter um envelope para cada aluno, mas caso o número de alunos seja maior do que o de Estados, poderão ser produzidos mais de um envelope com o mesmo estado.
3. Após entregar os envelopes aos alunos, cada um deverá acessar a animação “Mapa interativo do Brasil” e descobrir pela forma qual Estado é o do seu envelope e aproveitar para observar a localização dos outros Estados também:
4. Em seguida, o professor deve recolher novamente todos os envelopes e sorteá-los novamente. Desta vez, os alunos deverão manter segredo sobre qual estado pois deverão elaborar um jogo de adivinhação com as características do seu estado. O jogo deverá abordar:
a. Em qual região o Estado é localizado
b. Quantos habitantes e extensão
c. Quais as principais atividades econômicas
d. Uma curiosidade cultural: comida típica, festas, brincadeiras, etc
5. Cada aluno deverá elaborar um texto com a pesquisa realizada, no formato de jogo de adivinhação. O texto deve caber na cartela entregue pelo professor e não pode conter pistas muito fáceis como: o desenho do formato do Estado, a primeira letras, etc. As pistas devem ser embaralhadas e cada aluno tem que adivinhar o do outro.
Dica: este jogo pode ser criado no computador , utilizando um processador de textos e pode ser reproduzido para alunos de outras turmas!
6. Quando todos conseguirem descobrir, os alunos deverão organizar um grupo separado por regiões do Brasil
7. Cada grupo deverá levantar questões a respeito de curiosidades relacionadas a região escolhida. O professor deverá observar as questões levantadas pelos grupos, organizar uma síntese na lousa e realizar algumas intervenções:
a. Ajudá-los a identificar o que já sabem sobre o tema e que não precisarão pesquisar
b. Ajudá-los a identificar questões sobre as quais pretendem aprender mais
c. Ajudá-los a propor questões sobre aspectos importantes que ainda não foram observados pelos grupos
d. Discutir com os alunos de que maneira a pesquisa poderá ser feita: Utilizando site da Internet? Entrevistando pessoas da comunidade? Há músicas sobre o assunto? Revistas? Vídeos? Livros? É importante que os alunos percebam que as pesquisas não precisam ser feitas apenas utilizando livros ou Internet, mas sim combinando uma série de recursos
e. Discutir papéis e responsabilidades: quem fará o que? Todos irão pesquisar as mesmas fontes?
8. Após a realização da coleta de dados, os alunos precisam do apoio do educador para organizar o texto. É importante que cada grupo selecione as informações que considerar mais relevantes.
9. Após a definição do que é mais relevante e da sistematização das pesquisas pelos grupos, os alunos podem ser convidados a construírem tiras, elaborando histórias que abordem as características da região estudada. Um site interessante para produção de história em quadrinhos é o Toondoo: www.toondoo.com . O site é todo em inglês, mas também é muito intuitivo. Ao explorar os recursos os alunos saberão facilmente como utilizá-lo. Se necessário, o professor também poderá:
a. Indicar um tutorial do site, disponível em: http://www.slideshare.net/marygrace/tutorial-toondoo-presentation/
b. Listar os termos que estão em inglês e o que os alunos sabem a respeito
c. Outra opção caso não tenha uma boa conexão com Internet, é instalar o software Hagaque desenvolvido pela Unicamp. No site há informações sobre como baixar o programa e também sobre como utilizá-lo. O software foi desenvolvido também para crianças com necessidades educacionais especiais.
10. Compartilhar a galeria de produções que poderá ser organizada para um gibi impresso ou disponibilizada em um blog (www.blogger.com , http://spaces.live.com , HTTP://wordpress.com )ou fotolog a ser divulgado na Web.
Nome | Tipo |
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Quebra-cabeça do Brasil | Mapa |
Cinco estrelas 6 classificações
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14/09/2011
Cinco estrelaseu gostei muito da aula de geografia, pois foi muito importante para o meu aprendizado, conhecer o mapa do Brasil e locação das regiõs.
14/09/2011
Cinco estrelasbem esse jogo e muinto importantes para os alunos das escola pois assim eles testam o seu conhecimento
14/09/2011
Cinco estrelasEsse jogo e muito criativo incentiva as pessoas indentificar o mapa do Brasil
22/08/2010
Cinco estrelasAdorei a ideia da aula e principalmente pela inclusão feita aos portadores de necessidades especiais,pois trabalho com eles e sugestões para dinamizar esse trabalho é difícil.
24/03/2010
Cinco estrelasexelente tema gerador,ótimas aulas,se der para reduzir o tempo/aulas talvez ficaria exelente,exelente,é uma disciplina com poucas aulas na grade.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá, pesquisei e apliquei o jogo com meus alunos. Eles adoraram. Parabéns pela idéia! Cris