Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


EJA-TRABALHANDO COM MÚSICA

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz, Patrícia Pacheco, Ana Maria Ferola

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nesta aula o/a aluno/a poderá aprender a diferenciar alguns portadores de textos, tais como música, poema e texto instrucional, além de enriquecer seu vocabulário, aprender a ortografia das palavras através de uma atividade significativa e ampliar seus conhecimentos sobre a culinária.

Duração das atividades
4 aulas – aproximadamente 240 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor/a lembre-se, estamos trabalhando com jovens e adultos/as, assim partimos do princípio de que já possuem uma bagagem cultural relevante, suas vivências colaboram para que tenham alguns conhecimentos prévios significativos, portanto é fundamental que esses conhecimentos sejam considerados. Investigue o que eles/as conhecem sobre música, gêneros musicais e textos instrucionais como receitas culinárias.

Estratégias e recursos da aula

1- Professor/a providencie um aparelho de som e um CD que tenha a música “Cio da Terra” de autoria de Chico Buarque e Milton Nascimento e cantada por Milton Nascimento, Pena Branca e Xavantinho. Você vai encontrar outros cantores interpretando esta música, escolha aquela versão que achar melhor ou que encontrar com facilidade.

2- Leve para a classe, a letra da música escrita em um cartaz, ou passe na lousa. Caso sua escola tenha recurso de multimídia, data show é uma opção interessante, pois vamos indicar um site que você vai encontrar a música cantada por Milton Nascimento, som e letra, além de uma bela imagem do cantor.

3- Acesse, http://www.youtube.com/watch?v=mAS9a7H2T78&feature=related. Você vai precisar também, de um livro ou caderno de receitas, ou então leve algumas receitas culinárias escritas, para isso sugerimos o site http://www.livrodereceitas.com/. Este material será muito útil em suas aulas.


1ª aula – 120 minutos (2 aulas geminadas )


Explorando a música “Cio da Terra”

1- Professor/a estimule seus/as alunos/as dizendo que terão uma aula diferente. Lembre-se, não utilize uma linguagem infantilizada.

2- Questione-os/as sobre o tipo de música que gostam? O que mais gostam na música; o som dos instrumentos (melodia) ou a letra da música? Investigue quem conhece a música “Cio da Terra” de autoria de Chico Buarque e Milton Nascimento e cantada por Milton Nascimento, Pena Branca e Xavantinho? Do que fala a música? Depois de sondar estas informações ouça a música com eles/as.

3- Após ouvir pelo menos duas vezes a música para familiarizar com a melodia e a letra, peça que cantem juntos. Em seguida, apresente a letra por escrito, no cartaz ou na lousa. Entregue a cópia da letra da música ou os/as alunos/as deverão copiá-la no caderno.

4- O registro é muito importante para que eles/as confrontem as suas hipóteses sobre a escrita das palavras. Como os adultos vivem em um mundo letrado eles/as já tem familiaridade com músicas e poemas. Explique que esta música é um poema, por isto está escrita em versos e estrofes. Explore com eles/as o significado de verso (cada linha de um poema é um verso) e estrofe (grupo de versos de um poema). A rima é um recurso usado nos poemas para dar sonoridade. Consiste em colocar palavras com sons iguais a partir da última vogal tônica, mas nem todo poema tem rimas.

5- Você pode propor também uma brincadeira com rimas, você apresenta algumas imagens, retiradas de revistas, livros usados etc. Os/as alunos/as observam a imagem e falam uma palavra que rima com ela, por exemplo: imagem de um avião o/a aluno/a poderá dizer pão, chão etc.

O Cio da Terra

Composição: Milton Nascimento / Chico Buarque

Debulhar o trigo
Recolher cada bago do trigo
Forjar no trigo o milagre do pão
E se fartar de pão...

Decepar a cana
Recolher a garapa da cana
Roubar da cana a doçura do mel
Se lambuzar de mel...

Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, a propícia estação
E fecundar o chão.


Parlenda3Registrando no caderno

1- Escreva o título da música.


2- Justifique o nome do poema cantad o por Milton Nascime nto.


3- Segundo o dicionário Aurélio a palavra forjar significa “aquecer e trabalhar na forja; caldear, fabricar, fazer (...)”. O que o

significa o verso do poema “forjar do trigo o milagre do pão”?


4- Discuta com seus/as colegas e professor/a o significado de “cio da terra” no poema e registre no quadro.

ESTROFES

SIGNIFICADO

1ª ESTROFE

 

 

2ª ESTROFE

 

 

3ª ESTROFE

 

 

5- Localize no poema e circule: na primeira estrofe as palavras trigo e pão. Na segunda estrofe as palavras cana e garapa. Na terceira estrofe as palavras terra e chão.


6- Agora, descubra essas palavras no caça palavras e circule ou pinte da cor que você quiser.

D

R

T

E

R

R

A

G

A

R

A

P

A

H

X

R

I

A

Y

R

T

P

D

G

C

A

N

A

F

S

O

H

F

L

S

K

C

P

Ã

O

N

P

O

B

Z

O

H

X

W

2ª aula- 120 minutos (2 aulas geminadas)


Trabalhando com texto instrucional.


1- Professor/a, aproveite o poema “Cio da Terra” e trabalhe um texto intrucional com a turma.

2- Os textos instrucionais descrevem etapas que devem ser seguidas. Existem numerosas variedades de textos instrucionais: receitas, manuais, instruções para organizar um jogo, entre outros.

3- Inicie trabalhando com receita culinária. Resgate com eles/as a primeira estrofe do poema: “Debulhar o trigo. Recolher cada bago do trigo. Forjar no trigo o milagre do pão. E se fartar de pão...”. Pergunte para eles/as quem sabe fazer pão. Certamente algumas mulheres ou homens dirão que sabem. Pergunte-lhes como eles/as fazem e quais os ingredientes utilizam? Questione-os/as sobre como se escreve uma receita de pão. É como em uma carta que escrevo para um/a filho/a que mora longe? É como uma história que tem nos livros? Mostre o/s livro/s ou caderno de receitas que você levou para a classe. Explore o formato da receita. O que se escreve primeiro? O que vem depois? Registre na lousa uma receita ditada por eles/as, caso não se lembrem de nehuma, escolha uma receita simples de pão que você escolheu no sítio sugerido e registre para eles/as. Veja uma receita que retiramos do site: http://www.livrodereceitas/ .


Massa básica para pães

Esponja:

1 e ¼ undefinedde leite morno
1 xícarade farinha de trigo
1 colher(chá) de a çúcar
1 tablete de fermento bio lógico fresco (15g) esfarelado

Massa:
½ xícarade manteiga gelada
3 xícarade farinha de trigo
1 colher(chá) de sal
2 ovos em temperatura ambiente

Para pincelar:
2 gemas batidas

Esponja:
Numa tigela, misturar a farinha com o açúcar, o fermento e o leite. Cobrir com um pano seco. Aquec er leveme nte o forno, desligar e deixar essa mistura descansar d entro dele por 30 minutos.

Massa:
Em outra tigela, misturar a farinha com o sal e a manteiga. Misturar com as mãos e fazer uma depressão no centro. Bater os ovos ligeiramente e colocar no centro. Juntar também a esponja. Mexer bem até incorporar todo o líquido. Se ficar grudento juntar mais um pouco de farinha. Transferir para uma superfície polvilhada e bater (levantar e jogar) por 10 minutos até obter uma massa elástica. Formar uma bola, colocar em tigela untada com óleo, cobrir com filme plástico e deixar descansar até dobrar de volume (+ ou - 1 hora). Abaixar a massa com o punho, transferir para superfície polvilhada e amassar por um minuto. Moldar bolinhas e colocar em assadeira polvilhada com farinha. Cobrir novamente com pano deixar descansar por mais 20 minutos. Aquecer o forno em temperatura média. Pincelar os pães com a gema batida e assar por 35 minutos ou até dourar.


Explorando a receita:


1- Qual é o principal ingredien te utilizado no pão?
2- Quantas xícaras de farinha de trigo vão gastar ao todo?
3- Quantos ovos vão ser gastos para fazer este pão?
4- Aproximadamente quanto vai custar esta receita?
5- Quantos pães vocês acham que poderão dar nesta receita? (Trabalhando estimativa)
6- Qual seria o tamanho dos pães para que pudesse dar a quantidade que vocês sugeriram?


Tarefa para casa.

 1- As atividades para casa devem ser contextualizadas. Lembre-se, seus/as alunos/as, provavelmente são trabalhadores/as e por isso, não tem muito tempo disponível, mas esta é uma atividade que além de ser significativa poderá ser muito útil a eles/as.

2- Proponha que para a próxima aula eles/as tragam para a classe, por escrito, uma receita de pão caseiro. Estas receitas serão socializadas, lidas para todos/as, por você professor/a ou por algum/a aluno/a que se julgar apto/a.

3-  A turma deverá escolher, através de votação, uma receita que será copiada por todos/as. Professor/a você poderá explorar matematicamente os dados da eleição propondo algumas situações-problema. Exemplo: A receita de Pão Integral obteve 7 votos e a de Pão de Cristo 3. Quantos votos mínimos, a segunda receita teria que ter a mais para ganhar da primeira?

4- Que tal sugerir um lanche coletivo com os pães que eles/as fizeram a partir das receitas que trarão na próxima aula? Será uma aula deliciosa! Leve um suco vai ficar ainda melhor.

Avaliação

Professor/a verifique se seus/as alunos/as realmente compreenderam o conceito destes dois gêneros textuais. Para isso, questione-os/as sobre o que é uma música, o que é um poema? Qual a estrutura de um poema? E de um texto instrucional? Como é escrito? A receita de pão é um poema ou um texto instrucional? Lembre-se de pedir aos/às alunos/as que opinem sobre as atividades realizadas: o que foi bom, o que foi ruim e por que.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 9/10 - 90%
  • Quatro estrelas 1/10 - 10%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Danielle Seixas Barreto, EMEF ENG WADIH DARWICH ZACARIAS , Rondônia - disse:
    daniellesoaresbb@hotmail.com

    29/10/2013

    Cinco estrelas

    Adorei essa ideia, pois isso poderia espandir para as demais series.


  • Marilene, E. M. Babita Camargo , Minas Gerais - disse:
    leninhaj@gmail.com

    21/06/2013

    Cinco estrelas

    muto bom


  • joaquina eliete da silva, EMEIEF DR JARQUES LUCIO DA SILVA , Paraíba - disse:
    joaquinaeliete@bol.com.br

    19/02/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa.


  • rosilda maria de jesus, Maria Josefina , São Paulo - disse:
    rosa-pro@hotmail.com

    14/11/2012

    Cinco estrelas

    Maravilhoso, gosto muito de trabalhar com música, fica tudo mais harmonioso, estimulante...parabéns!!


  • rubens antelmo, particular , São Paulo - disse:
    ruarte@bol.com.br

    03/04/2012

    Cinco estrelas

    muito legal...é nisso que eu acredito...pois esses compositores dizem coisas bonitas e significativas que diz respeito á vida e á minha tambem...esse assunto me interessa, quando tiver mais sobre ele me avisem se puder....parabens


  • Tania Lourencio, Colégio \Alfa , São Paulo - disse:
    taniarlourencio@yahoo.com.br

    21/05/2011

    Cinco estrelas

    Nossa! Achei a aula bastante criativa. Parabéns.


  • jaqueline santos, PMO , São Paulo - disse:
    erickjobss@hotmail.com

    08/03/2011

    Cinco estrelas

    maravilhosa sua sugestão de aula.estou trabalhando asta musica com mesu aluno este semestre e a aula vai ser muito util


  • Narli Pereira Oliveira, Escola Municipal Luciane Almeida Liberal , Paraná - disse:
    narli.oliveira@hotmail.com

    24/01/2011

    Cinco estrelas

    Achei sua sugestão sobre como trabalhar a música "Cio da Terra" muito interessante, vai me ajudar muito na sala de aula.


  • aurea santos, FEST , Maranhão - disse:
    aurea_olhosdemel@hotmail.com

    09/09/2010

    Quatro estrelas

    sou aluna de Pedagogia e gostei muito desse tipo de aula pois trabalha a realidade do aluno e isso que a EJA precisa para que se torne uma educação de qualidade.


  • Adriane, Col.Estadual Wollf klabin , Paraná - disse:
    adrisilvabueno@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sou profª de Língua Portuguesa , acessei essa aula e amei, pude tirar várias ideias. Obrigada!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.