20/11/2009
Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Ampliar o conceito coletivo sobre as atividades circenses, vivenciar os movimentos de malabares através de brincadeiras e jogos bem como adaptar a técnica e o instrumento às necessidades do grupo.
Conceito de Ginástica, GA e GR, Academia e Circo
Espaço: Quadras abertas ou não
Material: Fotos, colchões e jornais e elásticos
Reunir a turma em círculo e relembrar a última aula onde foi apresentada as manifestações corporais do circo (aula "O Mundo do Circo" do mesmo autor) e introduzir a aula com a seguinte pergunta: À exemplo da GR e GA, o circo utiliza materiais para a execução dos seus movimentos? Quais? (chegar ao malabares...) Mas será que existe só um tipo de malabar? Fazê-los entender que malabares é a prática de lançamento, manuseio e equilíbrio de objetos variados, tais como: aros, bolinhas, claves, diabolô, bastão, chapéu, lenços, prato, swing... Utilizar as fotos como recurso ilustrativo da modalidade.
Fotos:
http://www.terramineira.com.br/eventos/fotos/malabares.jpg
http://farm4.static.flickr.com/3168/2691028715_c44090d0e3.jpg
http://www.caixademusica.com/Infantil/slides/malabares%20fogo664.jpg
http://www.es.gov.br/site/files/arquivos/imagem/circoescolaMarcos-Ant.jpg
http://jockers.files.wordpress.com/2008/03/foto4site.jpg
http://4.bp.blogspot.com/_AR7CnDCZx0s/R96JBtsttnI/AAAAAAAAALE/j3Ss1on-4KM/s400/Soneca.jpg
http://www.elo7.com.br/item/1EFFF/
http://ipt.olhares.com/data/big/196/1960795.jpg
http://www.bicodocorvo.com.br/wp-content/gallery/equilibristas-de-circo/show-de-equilibrio-no-circo.jpg
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/df/Gauklerfestival_Lenzburg_-_Diabolo.jpg
Confeccionar artesanalmente os malabares com bolinhas de papel de jornal (pode ser utilizado elástico ou durex para dar forma)
Ex:
Reunir a turma em um espaço grande para a prática onde os alunos, com posse dos malabares realizarão várias dinâmicas. Na seqüência:
- Jogar uma bola de uma mão para a outra horizontalmente;
- Jogar uma bola para o alto verticalmente e pegar com as duas mãos;
- Jogar uma bola para o alto verticalmente e pegar com uma mão;
- Jogar uma bola para o alto verticalmente com uma das mãos e pegar com a outra (parábola);
- Jogar uma bola para o alto, girar o corpo e pegar a bola;
- Jogar a bola para o alto, bater o maior número de palmas possível e pegar a bola;
- Jogar a bola para o alto e bater nos joelho s com as duas mãos o m aior número de vezes e pegar a bola;
- Jogar para o amigo á uma distância regular;
- Jogar simultaneamente uma bola para o amigo e recepcionar
- Jogar simultaneamente uma bola para o amigo e recepcionar repetidas vezes;
Ao final, reunir a turma e perguntar: Para toda prática do circo, a sua realização só é possível com a utilização do seu material próprio? Pedir então que tragam para a próxima aula, um outro malabar utilizando materiais alternativos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!