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TRABALHANDO COM PARLENDAS

 

28/09/2009

Autor e Coautor(es)
Fernanda Maurício Simões
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final das atividades, esperamos que os alunos:

  • Reconhecer sílabas e rimas.
  • Avançar na compreensão das relações entre os sons da língua e sua representação da escrita.
Duração das atividades
2 aulas de 40 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Diferenciação entre as letras e os demais símbolos, como números e desenhos.
  • Conhecimento das letras do alfabeto.
Estratégias e recursos da aula
  • Distribuir para a turma a parlenda, escrita com letra impressa maiúscula, pois auxilia no reconhecimento das letras.
  • Ler para os alunos a parlenda e pedir para que a recitem.  É importante que a parlenda seja escrita em um papel craft e fique fixada na sala para que os alunos se familiarizem mais com o texto.
  • Solicitar aos alunos que identifiquem oralmente as palavras que rimam na parlenda. É importante explicar o significado de rimas (palavras com som igual ou muito parecido)
  • Escrever, por exemplo, a palavra DIA no quadro e pedir para que criem outras palavras que terminam com o mesmo som. À medida que forem dizendo, registrá-las no quadro e pedir para que comparem a grafia final das palavras.
  • Pedir que a turma faça um bonito desenho da parlenda para colocar no mural da sala.
  • Em seguida, sugerimos as seguintes atividades que também visam avançar no processo de alfabetização dos alunos. Leia os enunciados para os alunos, os oriente na resolução das questões e observe que relações estão estabelecendo entre os sons e as letras.

MEIO-DIA,MACACO SOFIA
PANELA NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
MACACO TORRADO
QUE VEM DA BAHIA;
PANELA DE DOCE
PARA DONA MARIA

           1.  Pinte de vermelho as palavras que rimam na parlenda.

                2. Encontre na parlenda as palavras MACACO e PANELA. Separe-as, oralmente, em sílabas e complete:

                            Obs: É importante, nesse momento, o professor explicar aos alunos as diferenças entre letra e sílaba:

 MACACO: _______ LETRAS     _______SÍLABAS

PANELA: ________ LETRAS      _______ SÍLABAS

             3. Encontre na parlenda as palavras DOCE e FOGO, separe-as em sílaba oralmente e complete:

DOCE:   ______ LETRAS                  _______ SÍLABAS

FOGO: _______ LETRAS                  _______  SÍLABAS

             4. Encontre em jornais ou revistas as letras necessárias para formar o nome de cada desenho:

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5. Na atividade anterior, você formou duas palavras: MACACO e PANELA. Depois de separá-las em sílabas, pense em mais palavras que iniciem com a primeira sílaba de cada uma dessas palavras:

                                                MA

                                                                PA
















6. Estão faltando algumas palavras na parlenda. Recorte e coloque-as no local correto. Depois leia a parlenda com sua professora e seus colegas: 

MEIO-DIA, MACACO SOFIA
­­­­­­­­­­­­­­­­____________ NO FOGO,
BARRIGA VAZIA;
­______________ TORRADO
QUE VEM DA BAHIA;
PANELA DE ________________
PARA DONA _______________

                                         PANELA

                                           MACACO

                                        DOCE

                                              MARIA

 7. Leia as palavras de cada linha da tabela e risque aquela que não combina:

Obs: Primeiramente, peça aos alunos para tentarem ler as palavras e descobrir aquela que não rima. Se necessário, leia junto com eles.

MARIA                  DIA                      FOGO

PANELA                FITA                     COLA    

FOGO                  DOCE                    PAGO

              8. Na tabela abaixo, está escrita uma palavra no sentido vertical (de cima para baixo). Qual é a palavra?

       Pense junto com seus colegas e sua professora uma palavra que inicie com cada uma das letras da palavra chave:

M

A

R

I

A

Avaliação

Com essas atividades, esperamos que as crianças avancem no processo de compreensão do sistema alfabético, reconhecendo sílabas e rimas e compreendendo que os fonemas (sons) são representados por grafemas (letras).

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 20 classificações

  • Cinco estrelas 15/20 - 75%
  • Quatro estrelas 3/20 - 15%
  • Três estrelas 2/20 - 10%
  • Duas estrelas 0/20 - 0%
  • Uma estrela 0/20 - 0%

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Opiniões

  • tatiana, professora , São Paulo - disse:
    tatimatos3@hotmail.com

    27/02/2014

    Cinco estrelas

    adorei tivemos um ótimo aproveitamento


  • wilma, Escola Municipal D. Jaime Antonio Schuck , Tocantins - disse:
    wilmaalves07@gmail.com

    17/08/2013

    Cinco estrelas

    Está excelente.Com certeza vai me ajudar muito.


  • VANIA, ESTADO , São Paulo - disse:
    vania.mada@yahoo.com.br

    28/05/2013

    Cinco estrelas

    AMEI, PEGUEI ESSA SUGESTÃO E PASSE PARA OS MEUS ALUNOS.


  • Izabel Cristina Pires da Silva, ESCOLA MUNICIPAL NOVO HORIZONTE , Maranhão - disse:
    izabelcrispires@gmail.com

    21/04/2013

    Cinco estrelas

    Sou educadora do Ensino Fundamental e amo trabalhar com as séries iniciais. Trabalho na Escola Municipal Novo Horizonte em Açailandia-MA. Sou educadora do Campo a 9 anos.Gostei muito das atividades principalmente das que fazem o aluno refletir sobre o sistema da escrita no processo de construção do próprio conhecimento. Outra estrategia que considero muito importante nesto momento é o da leitura apontada pelo aluno pois, faz com que o aluno reflita sobre fonema relacionando a palavra. Até a mais


  • Clarice Gomes Da Silva, Escola estadual debrasa , Mato Grosso do Sul - disse:
    clarice.gomes.s@hotmail.com

    06/05/2012

    Cinco estrelas

    Sou professora na alfabetização adorei esta atividade,o trabalho com parlenda é muito aproveitoso,pois estimula a criança aprender brincando,e ela demonstra mais interesse pela aula, enriquecendo o seu desempenho na aprendizagem. Com essa atividade a criança avançam no processo de conhecimento de silabas e rimas na compreensão do sistema alfa bètico,tendo mais prazer na leitura.Por isso adorei conhecer nova experiência de trabalhar com parlenda,Vou trabalhar com os meus alunos e eles vão divert


  • Luis Solomon, Pai (a aluna frequenta a Escola Israelita Brasileira Salomão Guelman) , Paraná - disse:
    solomon.luis@gmail.com

    31/07/2011

    Cinco estrelas

    Não conhecia a parlenda e acessei para auxiliar minha filha em uma atividade com conteudo similar vindo da escola (particular) que ela frequenta. Me surpeendi com a qualidade e conteudo do trabalho aqui apresentado. Parabens professora!


  • renata jorge curi marcelo, Professora , São Paulo - disse:
    renata.jorge199@globomail.com

    10/07/2011

    Quatro estrelas

    Muito boas as atividades. A parlenda é curta, mesmo assim tem várias atividades.


  • marilene t,cangssu, unipac , Minas Gerais - disse:
    marilenetameirao@hotmail.com

    29/06/2011

    Cinco estrelas

    muito boa a sua aula ,ja trabalhei com esta parlenda ,porem diferente dae voce,obrigada por esta sugestao.


  • silvana, emef pedro teixeira , São Paulo - disse:
    silvanaspneres@terra.com.br

    05/05/2011

    Cinco estrelas

    otima atividade em sala


  • cris, cbb , Minas Gerais - disse:
    prof.crisamancio@hotmail.com

    25/03/2011

    Cinco estrelas

    amei as atividades elas abrangem quase tudo que os alunos devem desenvolver


  • lilian loren bezerra, PREF MUN DE ALTO JEQUITIBA , Minas Gerais - disse:
    lilianlorenb@hotmail.com

    25/01/2011

    Quatro estrelas

    Achei ótima muito criativa as sujestões e concerteza vou adicionar nos meus projetos de parlendas.


  • cleidimar, Instituto São José , Acre - disse:
    cleide_oliveira1234@hotmail.com

    25/05/2010

    Três estrelas

    A sequência didática é uma forma de organização das aulas bastante interessante. As atividades propostas são boas. No entanto, gostei muito da atividade de completar a parlenda, pois permite que a criança se aproprie de todo os conhecimentos preexistentes na tentativa de realizar a leitura e preencher as lacunas. Vale lembrar que é necessário que as crianças já saibam o texto de memória para facilitar, principalmente, para aquelas crianças


  • cleidimar, Colégio Instituto São José , Acre - disse:
    cleide_oliveira1234@hotmail.com

    18/05/2010

    Três estrelas

    Olá, sou alfabetizadora e sei que trabalhar com textos, ou seja, com o letramento com as crianças que estão no processo de aprendizagem da leitura e da escrita é muito importante. Gostei das atividades, mas a de completar a parlenda considero uma das melhores atividades apresentadas, uma vez que permite que a criança tente realizar a leitura para assim saber quais palavras estão faltando. Para isso é necessário que as crianças, saibam de memória a parlenda.


  • wania, escola municipal araçá , Rio de Janeiro - disse:
    gleick@hotmail.com

    08/05/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito da sugestão de atividade com parlenda. vou aplicar com os meus alunos........ continue assim. wania


  • GILMARA, ESCOLA PIRÂMIDE DO SABER , Paraná - disse:
    gilmarabatista@zipmail.com.br

    24/04/2010

    Cinco estrelas

    ADOREI AS ATIVIDADES... TAMBÉM SOU ALFABETIZADORA E SEI O QUANTO É IMPORTANTE REALIZAR UM BOM TRABALHO COM AS CRIANÇAS. UM ABRAÇO GILMARA PEREIRA


  • Maria Anemilia Neta Souza, Escola Municipal José Gonçalves do Nascimento , Pernambuco - disse:
    asousa.neta@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei o seu roteiro de aula, também sou professora e adoro trabalhar: parlendas, adivinhas, trava-linguas, cantigas de roda.... e generos textuais que façam com que os alunos leiam e divirtam-se ao mesmo tempo......... este site tem sugestões valiosas..........


  • nizete nazare, UNIFAP , Amapá - disse:
    nizetenascimento@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Realmente, trabalhar com parlendas é muito valioso, pois, esta é uma atividade que levam os alunos a desenvolver a compreensão entre escrita e fonemas.


  • Ricardo Sandro Venâncio de Lima, E.M.E.F. Senador Ruy Carneiro(Cacimba de Dentro) , Paraíba - disse:
    r.sandroararuna@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Aula e atividades muito bem elaboadas, você está de parabéns, e lhe agradeço muito por me dá esta contribuição tão rica para acrescentar e enriquecer minhas aulas futuras.


  • Elena Junqueira gomes Buzzo, UNOPAR , São Paulo - disse:
    elenabuzzo@bol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei muito interessante seu plano, de fácil compreensão para as crianças, e uma delícia de ser aplicado.PARABÉNS!!!!!


  • Karen Cristina Nunes Souza Silva, EMEF Leonor P G N Galvão , São Paulo - disse:
    karencnuness@itelefonica.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    O trabalho com parlendas é muito valioso, pois ele estimula a auto estima quando ele demonstra que o aluno pode ler sem saber ler. As rimas e aliterações trazem benefícios no desenvolvimento da consciência fonológica, importantíssima na aquisição da linguagem escrita.


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