Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Conflitos da Atualidade

 

09/10/2009

Autor e Coautor(es)
jhonny viana borges
imagem do usuário

BRASILIA - DF CEM SETOR OESTE

Marco Guilherme

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Processo histórico: nações e nacionalidades
Ensino Médio Geografia Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o conceito de guerra e conflitos no mundo bem como a localização destes no mapa-múndi.

Duração das atividades
50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções sobre Primeira e Segunda Guerra Mundial, Capitalismo, Guerra Fria e localização de continentes.

Estratégias e recursos da aula
Conflitos da Atualidade

O professor realizará os seguintes exercícios com base no mapa dos conflitos sugerido no link abaixo.

http://www.integral.br/zoom/imgs/349/image006.gif

(clicar no mapa para ampliar)

Vale ressaltar que o mapa sugerido já apresenta os principais conflitos da atualidade. Portanto o professor deverá conduzir os alunos ao trabalho de pesquisa na internet sobre tais conflitos, relacionando-os novamente no mapa em branco, e ainda numa folha anexada, descrever de forma breve quais os motivos que levaram a existência daquele conflito naquele determinado país. Em outras palavras, o estudante praticamente copiará o mapa sugerido abaixo, com a diferença de que e o mesmo irá aprofundar sobre os conflitos em c ada continente, pr oduzindo assim, o seu próprio texto.

Indicar aos alunos a visita do mapa sobre os conflitos mundiais no link abaixo destacado, solicitando a seguinte atividade em grupo:

1 ) Relacionar os principais conflitos mencionados no mapa com seus respectivos continentes, ou seja, dizer em qual continente e país se encontra determinado conflito;

2 ) Dividir a turma em grupos por continentes para apresentação dos conflitos ali existentes;

Nessa atividade é necessário o aluno ter um ATLAS para acessar o nome do país para relacioná-lo com o conflito. Se a atividade for desenvolvida em sala, o mestre deverá imprimir os textos dos principais conflitos localizados em cada continente para que o aluno sem internet possa desenvolver a tarefa. Caso o aluno esteja acessando a internet, solicitá-lo para procurar um ATLAS ON-LINE para fazer uma consulta mais aprimorada e detalhada. O professor deverá providenciar um mapa-múndi em branco com apenas divisão políti ca para servir de base para preenchimento das informações (conflitos) consultadas pelos estudantes durante a pesquisa na internet. VER SUGESTÃO ABAIXO!

Sugestão do mapa-múndi em branco com apenas divisão política:

http://img20.imageshack.us/img20/2694/mapamundi1jun.jpg

(clicar no mapa para ampliar)

Recursos Complementares

http://www.newstin.com.br/br/conflitos-atuais

Avaliação

A avaliação será realizada de forma progressiva, ou seja, o professor irá obter os resultados a cada atividade sugerida, portanto, as atividades propostas nas aulas buscam constantemente estimular os estudantes a questionar, a participar oralmente, a desenvolver a habilidade de consulta a sites de busca, bem como também apresentar seu ponto de vista, imprimindo assim, uma visão crítica de forma inteligente e empolgante.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 52 classificações

  • Cinco estrelas 31/52 - 59.62%
  • Quatro estrelas 16/52 - 30.77%
  • Três estrelas 5/52 - 9.62%
  • Duas estrelas 0/52 - 0%
  • Uma estrela 0/52 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.