09/10/2009
Marco Guilherme
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Geografia | Organização da geografia política do mundo atual, estado e organização do território |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Ensino Médio | Geografia | Questões ambientais, sociais e econômicas |
Conhecer o conceito de guerra e conflitos no mundo bem como a localização destes no mapa-múndi.
Noções sobre Primeira e Segunda Guerra Mundial, Capitalismo, Guerra Fria e localização de continentes.
O professor realizará os seguintes exercícios com base no mapa dos conflitos sugerido no link abaixo.
http://www.integral.br/zoom/imgs/349/image006.gif
(clicar no mapa para ampliar)
Vale ressaltar que o mapa sugerido já apresenta os principais conflitos da atualidade. Portanto o professor deverá conduzir os alunos ao trabalho de pesquisa na internet sobre tais conflitos, relacionando-os novamente no mapa em branco, e ainda numa folha anexada, descrever de forma breve quais os motivos que levaram a existência daquele conflito naquele determinado país. Em outras palavras, o estudante praticamente copiará o mapa sugerido abaixo, com a diferença de que e o mesmo irá aprofundar sobre os conflitos em c ada continente, pr oduzindo assim, o seu próprio texto.
Indicar aos alunos a visita do mapa sobre os conflitos mundiais no link abaixo destacado, solicitando a seguinte atividade em grupo:
1 ) Relacionar os principais conflitos mencionados no mapa com seus respectivos continentes, ou seja, dizer em qual continente e país se encontra determinado conflito;
2 ) Dividir a turma em grupos por continentes para apresentação dos conflitos ali existentes;
Nessa atividade é necessário o aluno ter um ATLAS para acessar o nome do país para relacioná-lo com o conflito. Se a atividade for desenvolvida em sala, o mestre deverá imprimir os textos dos principais conflitos localizados em cada continente para que o aluno sem internet possa desenvolver a tarefa. Caso o aluno esteja acessando a internet, solicitá-lo para procurar um ATLAS ON-LINE para fazer uma consulta mais aprimorada e detalhada. O professor deverá providenciar um mapa-múndi em branco com apenas divisão políti ca para servir de base para preenchimento das informações (conflitos) consultadas pelos estudantes durante a pesquisa na internet. VER SUGESTÃO ABAIXO!
Sugestão do mapa-múndi em branco com apenas divisão política:
http://img20.imageshack.us/img20/2694/mapamundi1jun.jpg
(clicar no mapa para ampliar)
http://www.newstin.com.br/br/conflitos-atuais
A avaliação será realizada de forma progressiva, ou seja, o professor irá obter os resultados a cada atividade sugerida, portanto, as atividades propostas nas aulas buscam constantemente estimular os estudantes a questionar, a participar oralmente, a desenvolver a habilidade de consulta a sites de busca, bem como também apresentar seu ponto de vista, imprimindo assim, uma visão crítica de forma inteligente e empolgante.
Quatro estrelas 52 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/02/2015
Cinco estrelasAULA BASTANTE ABRANGENTE E ENFÁTICA DE NOTÁVEL PRECISÃO E EFIÁCIA
26/03/2014
Quatro estrelasAtividade muito apropriada para a aula que desejava desenvolver. Obrigada.
11/06/2012
Cinco estrelasotimo
17/05/2012
Cinco estrelasmuito legal aprendi muito sobre os paises :)
25/02/2012
Cinco estrelaseeh muito boa essa aula assim podemos aprendere cada vez mais muito obrigado
09/05/2011
Cinco estrelasGostei bastante. Dessa forma a aula fica mais dinâmica. Parabéns Professor!!!
06/05/2011
Quatro estrelasachei bem interessante, porém em escolas publicas falta o principal o Atlas.E preciso que o governo Federal envie para todas escola publicas este material, em quantidade para 1 sala 43 alunos, ai poderemos projetar uma boa aula. E equipar as escola com Data show. Porfessor sousa/60 anos - Igarapé-MG.
25/04/2011
Cinco estrelasMuito interessante as dicas dadas pelo professor. Com certeza irei aplicar esta aula em algumas de minhas turmas.
25/04/2011
Cinco estrelasGostei de sua aula, parabéns!
13/04/2011
Quatro estrelasAchei interessante mas infelismente em escola pública não há atlas atualizados e quando tem são poucos e já depenado. O governdo deveria doar este tipo de material para escola publica. Mas aqui em minas ogoverno e mentiroso tudo que promete não cumpre.
29/03/2011
Quatro estrelasMuito Bom o assunto, estava precisando de mais dicas para passar para meus alunos!
13/03/2011
Cinco estrelasGostei muito da sugestão. Pretendo utilizá-la com os meus alunos.Parabéns Professor!
11/03/2011
Quatro estrelasachei uma aula muito proveitosa, pois além de relacionar antigos conflitos com os atuais, possibilita ao aluno identificar as áreas mais afetadas por conflitos
03/03/2011
Cinco estrelastrabalhar dessa forma leva nosso aluno ter uma compreensão da atualidade. parabéns.
24/02/2011
Quatro estrelasótimo trabalho, utilizar mapas em sala é muito importante e amplia a visão do aluno.
22/02/2011
Quatro estrelasPoderia acrescentar para o aluno propor soluções para acabar com os conflitos e posteriormente debater essas propostas no grande grupo.
20/02/2011
Quatro estrelasAdorei a aula, e o modo de avaliação, levando o aluno a participar com responsabilidade no conteúdo exposto.
17/02/2011
Quatro estrelasOtima aula. Adorei a sugestão.
02/02/2011
Quatro estrelasgostei! É uma forma de trabalhar com o aluno a configuração desses espaços geográficos. Usarei esse mapa em minhas aulas. Obrigada!
02/02/2011
Cinco estrelasÉ DE EDUCADORES COM EFICÁCIA E CRIATIVIDADE QUE A EDUCAÇÃO DO PAIS PRECISA. VOU UTILIZAR ESSE PROJETO EM MINHAS AULAS.
28/01/2011
Três estrelasBom projeto, pois leva o nosso alunado a conhecer a realidade global, e refletir que ainda no século XXI convivemos com conflitos mesclados principalmente por ideais imperialistas.
25/01/2011
Cinco estrelasexcelente
21/01/2011
Quatro estrelasO tema é excelente, mas o conceito de guerra talvez deva ser restrito ao de guerra moderna, pois o mapa em questão nos mostra tipos de conflitos, guerrilhas, grupos terroristas etc. Apenas a discussão sobre o que é a guerra pode durar muitos minutos. A divisão dos grupos em continentes é uma excelente ideia, pois abre margem para uma posterior comparação das realidades desses continentes, as motivações e consequências dos conflitos em cada área estudada, e como o Brasil se insere nisso.
11/01/2011
Cinco estrelasÓTIMA PROPOSTA FIQUEI SATISFEITA POIS VEIO DE ENCONTRO COM O TRABALLHO QUE DESENVOLVI NO ANO LETIVO COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO JUNTAMENTE COM MATERIAL ATUALIDADE.
10/01/2011
Cinco estrelasPARABENS.
30/12/2010
Cinco estrelasTrabalhei história por alguns anos, e com certeza a atividade proposta são excelente.
18/12/2010
Cinco estrelasgostei da sugestão.estou trabalhando com meus alunos do 2º ano do nível médio.
15/12/2010
Quatro estrelasParabéns, o tema é valorativo.
29/11/2010
Três estrelasGostei da sugestão da aula, no entanto não consegui acessar os links.
28/11/2010
Quatro estrelasGostei do tema e da maneira como foi abordado. Boa sugestão. Parabéns!
21/11/2010
Cinco estrelasmuito bommmm!! intereçante d mais.
18/11/2010
Cinco estrelasMuito boa a ideia de trabalhar os conflitos da atualidade com auxilio dos mapas e de forma interdisciplinar. As situações de aprendizagem fluem melhor quando todos, alunos e professores, se envolvem a busca de um objetivo comum - a aprendizagem.
17/11/2010
Quatro estrelasmto boa sua aula! era o que eu precisava Abr
26/10/2010
Cinco estrelasAdorei as sugestões de atividades, que muito contribuem para aprofundamento de pesquisas,conhecimentos geográficos e históricos de nossos alunos.Parabéns pela iniciativa e capacidade crítica de trabahar,pois com certeza o nível de aprendizagem e motivação das aulas terá pleno êxito e os mesmos poderão ampliar referências relacionadas aos conflitos da atualidade,bem como terão oportunidade de viajar pe lo mapa-múndi,além da oportunidade de confeccionar identificando países e seus continent
23/10/2010
Cinco estrelasMuito boa! É bem o que estava precisando!
16/10/2010
Cinco estrelasExcelente sua aula, com o uso de mapa para interpretação do conteúdo.
11/10/2010
Três estrelasGostei da interdisciplinariedade sugerida durante a aula.
24/09/2010
Três estrelasO tema deveria ser colocado em debate para o grupo. Depois concluir , produzindo um texto argumentativo.
24/09/2010
Quatro estrelasgostei garoto, parece com meus planos. gosto de aulas que o alunado venham pensar.
23/09/2010
Cinco estrelasAdorei a interdisciplina entre História e Geografia, permitindo o educando conectar-se: Homem-Espaço. Sucessos sempre.
22/09/2010
Cinco estrelasMuito boa sua aula......Jhony Viana gostei do olhar que vôce deu sobre o processos históricos e o poder político. Parabéns
07/09/2010
Cinco estrelasExcelente!!! Adorei a aula tanto no contexto Histórico quanto cartográfico. Parabéns!!!
30/08/2010
Cinco estrelasMuito bom... me ajudou muito!
25/08/2010
Cinco estrelasExcelente sugestão
19/08/2010
Cinco estrelasGostei do tipo de aula , irei tentar com meus alunos
04/08/2010
Cinco estrelasExcelente sequencia didática para se fazer entender a conjuntura dos conflitos da atualiadade, principalmente os geopolíticos.
01/08/2010
Cinco estrelasMuito boa! e pra mim vai me auxilia bastante, pois me entregaram essa disciplina mais ainda esto desenvolendo como posso. mas vou vizitar bastante esse portal!!!
26/07/2010
Três estrelasMuito interessante a aula, a introdução do mapas desperta o interesse dos alunos
11/05/2010
Quatro estrelasboa sugestão
24/03/2010
Cinco estrelasGostei da aula excelente,com uso do mapa.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito interessante,ótima aula
24/03/2010
Cinco estrelasProfessor curti a aula. To cursando o 2° semestre de história.Gostaria de saber se o senhor poderia me dar mais sugestões de planos de aula.No próximo ano pretendo dar aula.desde de já agradeço.