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Tamanho aparente do Sol e da Lua

 

19/10/2009

Autor e Coautor(es)
Amélia Pereira Batista Porto
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Aprender a noção de tamanho aparente e tamanho real de objetos;
• Relacionar o tamanho real e aparente do Sol e da Lua às distâncias que se encontram da Terra.

Duração das atividades
100 min. (2 h/a)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Como se trata de uma aula de introdução de conceito basta que as crianças tenham noções elementares de tamanho e distância: maior, menor, mais perto e mais longe.

Estratégias e recursos da aula

Introdução
O Sol e a Lua são astros que despertam a curiosidade infantil. Compreender os seus movimentos e tamanhos aparentes constitui um desafio para as mesmas. Nesta aula, através de uma atividade experimental, pretendemos buscar respostas para parte desse desafio.
Através de uma atividade experimental com observação pretendemos que os alunos percebam que a distância em que nos colocamos em relação aos objetos interfere na forma como os vemos, fazendo com que muitas vezes esses sejam vistos com tamanhos aparentes e não na sua dimensão real. Utilizamos a atividade experimental e a observação porque elas desenvolvem a percepção sensorial das crianças permitindo-lhes investigar fatos por meio de experiências diretas. Assim, esperamos que através das atividades propostas e das discussões realizadas as crianças entendam porque daqui da Terra vemos Sol e Lua com suas dimensões menores que as reais.

Desenvolvimento:
Inicie a aula de hoje com o seguinte desafio:
-Quem saberia me dizer se o Sol e a Lua têm o mesmo tamanho?Antes de ouvir as crianças peça-lhes que respondam outra questão:
-O tamanho de um avião visto no ar é maior ou menor do que quando o vemos pousado no solo?Por quê?Ouça a opinião das crianças, até que fique claro que o tamanho do avião visto no ar é aparente, quando visto no solo, bem próximo ao observador, o seu tamanho real é bem maior do que o anteriormente observado.
Volte à pergunta inicial e faça um levantamento de opiniões sobre os tamanhos do Sol e da Lua.

1.Levantamento de hipóteses
Antes de ouvir as crianças é conveniente que reafirme a importância das opiniões estarem fundamentadas. Dar opinião não é falar por falar. Quando emitem suas opiniões, em verdade estamos conhecendo as concepções prévias dos alunos sobre o assunto investigado.
Oriente a discussão para coletar as opiniões e registre-as quadro/giz. É comum as crianças apresentarem opiniões como:
1- Sol e Lua são do mesmo tamanho.
2- Não dá para medir se são do mesmo tamanho porque um aparece de dia e a outra aparece de noite.
3- O Sol parece que é maior porque brilha mais.
4- Pode ser que o Sol seja maior e a gente pense que é do mesmo tamanho da Lua porque ela está mais perto da gente.

Verifique com a turma se todas as opiniões sugeridas precisam ser investigadas, analisando uma a uma cada proposição.
São argumentos apresentados pelas crianças em relação às opiniões:
1- Sol e Lua são do mesmo tamanho.
- Sim, porque é assim que a gente enxerga eles.
- Não, porque o Sol fica mais longe do que a Lua.
- Não, porque a Lua parece do mesmo tamanho porque está mais perto.
2- Isso não é problema, a gente olha bem o tamanho do Sol durante o dia, à noite a gente olha o tamanho da Lua e compara.
- Eu acho que não tem como medir o tamanho dos dois porque eles estão muito longe.
- Mas não é toda noite que ela está redonda como o Sol.
- Deve ter um jeito de medir, a gente é que não sabe.
3- Realmente, se o Sol brilha mais é porque ele é maior.
- Pode ser que ele brilhe mais porque tem luz mais forte e não porque é maior.
- Eu já vi falar que é o Sol que ilumina a Lua, deve ser por isso que ele brilha mais.
4- Pode ser que o Sol seja maior e a gente pense que é do mesmo tamanho da Lua porque ela está mais perto da gente.

Escute as opiniões de seus alunos e avalie com a turma as opiniões dadas. Oriente a investigação de modo que seja possível verificar se as opiniões dadas têm validade ou não do ponto de vista da ciência.

2- Realizando o experimento:
Material: duas caixas de fósforo ou caixas de tamanhos semelhantes a elas, uma pequena e outra de tamanho bem maior.
Neste caso a atividade experimental acompanhada de observação será utilizada como um recurso que permite às crianças coletarem informações que p ossam auxiliá-las ou não na confirmação de s uas hipóteses. Como a atividade proposta deve ser realizada fora da sala de aula, no pátio da escola ou na quadra de esportes, onde as crianças possam observar as caixas de fósforo a diferentes distâncias, sugerimos que planeje com as mesmas como acontecerá essa saída, o que devem levar e como devem se organizar para realizar a atividade. Converse com a turma o que pode ser feito para verificar as opiniões dadas para o problema desafio, utilizando as caixinhas.
- Será que ir até o pátio ou quadra de esportes da escola para observar objetos a diferentes distâncias poderia nos ajudar?Ouvir as opiniões da turma.

Antes de sair, planeje: aonde vamos, o que vamos fazer; o que vamos precisar e os cuidados a ser tomados. Se julgar necessário registre com as crianças esse planejamento.
Sugestão de registro:
Vamos até ao pátio/quadra de esportes da escola.
Vamos observar as caixas de fósforo a diferentes distâncias.
O ponto de onde as caixas serão observadas deve ser o mesmo.
Observaremos primeiro uma caixa ao lado da outra a diferentes distâncias. A seguir a caixa maior será colocada a uma distância três vezes maior que a caixa menor.
Em duplas vamos anotar o que foi observado nos diferentes momentos, para isso, vamos desenhar as caixas a diferentes distâncias.


Pedir a uma criança que explique para a turma o que vão fazer no pátio e porque a atividade tem que ser feita fora da sala. Organize as crianças para saírem de sala. No local escolhido para a realização da atividade, decida com elas os passos a serem seguidos conforme planejamento, estimulando-as a falar e registrar suas observações. Iniciar a atividade com as caixinhas colocadas em paralelo e à mesma distância.
Pergunte:
- Quando observamos as caixas uma ao lado da outra a diferentes distâncias o que acontece com os seus tamanhos?
- Quando a caixa maior é colocada a uma distância bem maior em relação à caixa menor, o que acontece?
Feitas as observações e registros necessários é hora de retornar à sala de aula. Em sala, é hora de retomar as hipóteses levantadas pelas crianças e confrontá-las com o que foi observado, procurando relacionar as caixas de fósforo ao Sol e Lua.

3- Busca de respostas
Retome com as crianças as hipóteses levantadas confrontando-as com as observações realizadas durante o experimento. Para isso apresente as situações a seguir:
- Uma das caixas é o Sol e a outra é a Lua. As duas estão à mesma distância da Terra. Elas seriam vistas do mesmo tamanho?
- O que acontece quando a caixa maior é colocada bem distante da caixa menor, considerando que a caixa maior representa o Sol e a caixa menor a Lua?
- Podemos afirmar que Sol e Lua parecem ter tamanhos semelhantes porque estão em distâncias diferentes?
- Sol e Lua podem ter tamanhos semelhantes?Por quê?
- O fato da Lua só aparecer à noite e o Sol durante o dia interfere no tamanho em que são vistos no céu?Por quê?
- Será que o brilho do Sol interfere no seu tamanho? Por quê?

Professor, apenas a última hipótese exemplificada foi confirmada: Pode ser que o Sol seja maior e a gente pense que é do mesmo tamanho da Lua porque ela está mais perto da gente.
Retome com sua turma as opiniões por eles apresentadas e discuta com as crianças sobre as informações que se confirmaram. Sugerimos que o registro da atividade desenvolvida, e suas conclusões sejam feitos através da construção de um texto coletivo, como forma de sistematização.

Sugestão de registro:
Hoje, dia ....., fomos ao pátio para observar as caixinhas de fósforo a diferentes distâncias, e descobrimos que quanto mais longe se colocava as caixinhas, menores elas pareciam. Depois de nossas observações, fomos para sala e voltamos a discutir o problema do tamanho do Sol e da Lua. Ficou claro para todos que somente vemos o Sol com o tamanho semelhante ao da Lua porque ele, embora muito maior que a Lua, está muito mais longe da Terra.

Recursos Complementares

Professor, a distância influencia tanto no tamanho como no brilho que podemos ver de um objeto luminoso. O Sol, por exemplo, mesmo não sendo a estrela maior e mais brilhante do Universo, possui o brilho que ofusca o das outras estrelas, por estar mais próximo da Terra. A distância também parece influenciar na forma como vemos um objeto. Para observar isso, você pode numa outra aula propor aos seus alunos que observem a chama de uma vela a diferentes distâncias. Quanto mais nos aproximamos de um objeto, mais detalhes podem ser percebidos, fazendo com que partes desse objeto antes não perceptíveis possam ser reconhecidas. Isso também pode ser discutido com os alunos ao observar as caixinhas, verificando a percepção ou não dos seus detalhes em diferentes distâncias, evidenciando que quanto mais distante, menor ele parece ser e mais imperceptível tornam-se os seus detalhes. Não deixe de investigar com os seus alunos o diâmetro do Sol e da Lua, para que possam estabelecer relações entre tamanhos e distâncias do Sol, Lua e Terra.

Avaliação

Inicialmente gostaria de evidenciar que durante o desenrolar da aula em diferentes momentos o aluno pode ser avaliado: quando emite suas opiniões e ouve as opiniões dos colegas, quando demonstra facilidade e ou dificuldade para realizar determinadas tarefas durante a atividade experimental, quando mostra estar atento e interessado ao que está sendo proposto são alguns exemplos. Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Sugestão de avaliação:
Na nossa aula de hoje trabalhamos com o tamanho real e o tamanho aparente do Sol e da Lua. Vimos que embora o Sol seja infinitas vezes maior que a Lua, quando vistos da Terra eles apresentam tamanhos bem semelhantes.
Pensando nessa informação e na atividade experimental realizada, tente responder:
Considerando que o Sol é a estrela mais próxima da Terra, por que somente à noite vemos outras estrelas?
Use o espaço abaixo para dar a sua resposta.
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Ao responder acertadamente essa questão o aluno está demonstrando não só que compreendeu o conceito trabalhado como foi capaz de utilizá-lo corretamente para resolver outra situação.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

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