28/09/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
• Produzir sombras utilizando fonte de luz artificial;
• Estabelecer relação entre a posição da fonte de luz e a variação no tamanho e na direção da sombra.
O que é sombra e como a sombra é produzida.
Introdução
Através de atividade experimental pretendemos que as crianças percebam que as sombras variam de acordo com o objeto e com a posição do foco de luz. Para isso vão produzir sombras na sala de aula, utilizando uma lanterna e figuras de objetos diferentes. Esperamos que ao final das atividades as crianças tenham entendido como e por que as sombras variam no decorrer do dia, e que sejam capazes de relacionar o conhecimento construído com outras situações do cotidiano, em uma observação realizada em casa. Entender o que é sombra auxilia, também, na compreensão da formação dos dias e das noites.
Desenvolvimento
Inicie a aula apresentando a pergunta desafio, foco da investigação da aula: Como a posição do foco de luz interfere na produção das sombras?
Levante as opiniões das crianças, sobre o problema apresentado para serem investigadas pela turma (consulte no Portal do Professor a aula das mesmas autoras: Luz e sombra).
Pergunte então as crianças que recurso poderia ser usado para verificar as opiniões.
Seria interessante que as crianças sugerissem o próprio Sol ou uma outra fonte de luz. Caso isto não ocorra, você poderá dizer que inicialmente elas irão observar as sombras, em sala, com o auxílio de uma fonte de luz artificial (a luz de uma lanterna). Em casa observarão as sombras produzidas pelo Sol, em diferentes horários do dia.
Realizando o experimento
Dentro da sala de aula
Material: duas figuras de formatos diferentes (um aviãozinho e um livro, por exemplo) e tamanhos diferentes (uma grande e uma pequena), uma fonte de luz (lanterna), uma sala escurecida, uma parede para projeção das sombras, fita adesiva, varetas (palitos de churrasco).
Como fazer
Prepare com a turma o material necessário à atividade experimental. Recorte, no papelão, as figuras do aviãozinho e do livro (uma grande e uma pequena). Prenda uma vareta em cada figura com a fita adesiva.
A seguir acenda a lanterna, escureça a sala e produza um foco de luz numa parede bem clara. Peça a uma criança que coloque, entre o foco de luz e a parede, as figuras, uma de cada vez, enquanto a turma observa. A seguir, peça que coloque a primeira figura pequena perto da lanterna e, a depois, na mesma direção, mantendo um espaço entre elas, a figura igual grande. A turma continua observando o que acontece com a sombra.
Pergunte as crianças:
- O que é preciso para produzir sombra?
- As sombras variavam de acordo com a forma das figuras? Explique.Peça às crianças que escolham uma figura. Acenda a lanterna e projete um foco de luz sobre ela na vertical (de cima para baixo).
Pergunte:
O que aconteceu com a sombra?A seguir projete o foco de luz de forma inclinada.
Pergunte:
- E agora, o que aconteceu com a sombra?
- O que foi preciso fazer para projetar sombras mais compridas?
- E mais curtas?
Professor, vale lembrar que pela manhã e à tarde, as sombras se formam em direções opostas. Isso porque o Sol parece que se movimenta do nascente para o poente durante o dia e as sombras sempre se formam em sentido oposto ao da luz. Na atividade experimental você viu que quando a luz é projetada na vertical, quase não há sombra. E que quando ela é projetada na horizontal, quanto mais inclinado estiver o foco de luz maior é a sombra. O mesmo fenômeno explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu.
Professor, após a discussão proponha para a turma outras atividades usando uma fonte de luz artificial, como uma lanterna. Destacamos, dentre elas, teatro de sombras; com as mãos, formar figuras diferentes parecidas com animais; aumentar e diminuir o tamanho dos objetos aproximando-os ou afastando-os da lanterna; colocar objetos feitos de materiais diferentes (opacos, translúcidos e transparentes) e observar se eles projetam sombras; produzir sombras iguais utilizando objetos diferentes e explicar o que é necessário fazer para que isso aconteça.
Veja alguns movimentos que podem ser feitos com as mãos e as figuras que você pode obter.
Figuras: revistaescola.abril.com.br/.../se-fez-sombra-426175.shtml
Figura: www.planobeta.com/.../fazendo-sombras-com-as-maos/
Uma avaliação formativa se dá em diferentes momentos, no decorrer da aula. Os alunos podem ser avaliados quando emitem suas opiniões e ouvem as opiniões dos colegas, quando demonstram facilidade e ou dificuldade para realizar determinadas tarefas durante a atividade experimental, quando mostram estar atentos e interessados ao que está sendo proposto, quando registram o que aprenderam em um relatório, são algumas situações. Feitas estas considerações, propomos que os alunos sejam avaliados durante a discussão da atividade realizada em casa e dos registros feitos. Para isso, verifique a localização do Sol e o tamanho da sombra em cada situação ilustrada pela criança e as ideias apresentadas na discussão da atividade em classe.
Em casa
Para relacionar o aprendido sobre sombras com situações do cotidiano oriente as crianças a realizarem a atividade seguinte em casa:
Peça a elas que usem o próprio corpo para descobrir a relação entre a posição do Sol no céu e a produção de sombras. Para isso oriente-as a escolher um lugar onde o Sol esteja visível e observar a própria sombra pela manhã, ao meio-dia e à tarde, nesse mesmo local. Desenhar no chão, com giz, as sombras produzidas e representar por meio de desenhos o que foi observado, não esquecendo de registrar o horário e desenhar o Sol em cada situação. Em sala pergunte:
- A que horas sua sombra foi menor?
- A que horas sua sombra foi menor?
- Estando sempre na mesma posição, em algum momento a sua sombra mudou de lado?
- A posição das sombras e do Sol foram as mesmas em todos os desenhos?
Quatro estrelas 6 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/06/2015
Cinco estrelasAchei o teatro de sombra fantástico, vai ser de grande utilidade em todos os aspectos. O teatro de sombras terá os seguintes objetivos: aguçar a criatividade e imaginação das crianças; reconhecer o animal e falar o nome do animal em inglês; exercitar e desenvolver a cooodenação motora fina na criança; interagir com a família e amigos; promover distração nas pessoas que estão em nossa volta e finalmente podemos criar espetáculos para pequenos grupos...................................... ........
15/03/2013
Quatro estrelasGostei muito e aprendi tmbém como motivar uma aula com o mesmo tema.
05/04/2012
Cinco estrelasExcelente plano de aula , parabéns . È incentivador e intrigante , pois leva a criança á curiosidade e criatividade
04/12/2011
Cinco estrelasÓtima aula estava voando sem saber preparar essaula ,tornando-se tão dinâmica e atrativa. Parabens
22/02/2011
Cinco estrelasExcelente! Muito dinâmica e didática.
16/06/2010
Cinco estrelasGostei muito.Meu filho ta fazendo um trabalho e me ajudou muito,para poder fazer o trabalho com ele.