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Flor – estrutura reprodutiva da planta

 

08/10/2009

Autor e Coautor(es)
MARIA ANTONIETA GONZAGA SILVA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Lízia Maria Porto Ramos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Entender que as plantas são seres vivos e, portanto, se reproduzem.
* Identificar os componentes masculino e feminino que compõem a estrutura da flor.
* Compreender a anatomia da flor e sua relação com o processo de reprodução das plantas.

Duração das atividades
100 minutos (2 aulas)
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno precisará ter conhecimento da anatomia básica das plantas (raiz, caule, folha, flor, fruto e semente).

Estratégias e recursos da aula

Introdução
Esta aula foi planejada com o objetivo de apresentar aos alunos conceitos novos sobre as plantas, para que compreendam que são seres vivos e se reproduzem, apesar de esta reprodução ser diferente da reprodução animal em alguns aspectos. Os vegetais fazem parte do reino Plantae, sendo de suma importância para as relações que acontecem entre os seres vivos. A anatomia vegetal compreende as partes das plantas, e as principais são raiz, caule, folha, flor, fruto e semente. Cada um destes órgãos possui sua função no corpo da planta, e neste momento vamos focar as flores, como órgãos reprodutivos dos vegetais.

Estratégia
Em uma atividade prática de dissecação da flor do lírio, realizada no laboratório, será apresentada aos alunos a anatomia da mesma, focando as partes que compõem o gineceu e androceu, nomeando-as e relacionando-as às suas funções. Os alunos serão organizados em grupos e cada grupo receberá uma flor para dissecar. Lembramos que a utilização do laboratório é mais indicada, entretanto, se sua escola não o possui, você poderá desenvolver a prática na própria sala. Não se esqueça de providenciar as flores antecipadamente, deixando-as na água para não murcharem.

Desenvolvimento
Professor, num primeiro momento, verifique o que os alunos entendem sobre as plantas, se reconhecem a função das flores e como pensam que acontece a reprodução nos vegetais, já que não se movem.
Pessoal, vocês devem se lembrar que já estudamos um pouco sobre as plantas, vimos quais são as suas partes, e que uma delas era a flor. Vocês se lembram qual era a função da flor para a planta?
Algumas respostas que poderão surgir:
- Ela serve para enfeitar...
- Pode ser também que sirva para que a planta esteja sempre cheirosa...
- Eu lembro que era para a reprodução.
Muito bem, é claro que as flores são ótimas para enfeitar e também para deixar as plantas sempre cheirosas, mas sua função principal é a reprodução. Se a principal função das flores é a reprodução da planta, como será que isso acontece? Alguém gostaria de dar sua opinião?
Comentários que poderão surgir:
- Ela deve ter ajuda de alguém.
- Deve ter espermatozóides dentro da flor.
- A flor deve voar até chegar em outra flor.
Peça aos alunos que dêem exemplos de flores que eles conhecem: lírios, rosas, cravos, hibiscos, entre outras. Peça que eles falem o que de comum eles vêem nas flores citadas. É provável que eles nomeiem as flores mencionadas por serem mais comuns e que digam que são cheirosas, têm pétalas coloridas, os beija-flores gostam de visitá-las.
- Vocês já tiveram a curiosidade de abrir uma flor para saber o que tem dentro dela?
- Quem já fez isso, o que observou?
Através da fala dos seus alunos, verifique se eles identificam ou não a estrutura interna das flores. É comum eles falarem da presença do pólen e dos pistilos, sem contudo nomeá-los.

Atividade prática

No laboratório, prepare com os alunos a atividade prática de anatomia da flor. Faça da seguinte forma: leve alguns lírios (um para cada mesa/grupo). Separe os alunos em grupos de quatro a cinco alunos, distribua uma flor para cada grupo. Peça-lhes que verifiquem a cor da flor, o número de pétalas, se tem aroma e se este é agradável. Lembre aos alunos que o corte para abertura da flor somente você poderá fazer.
Passe de mesa em mesa auxiliando cada grupo na dissecação da flor, chamando-lhes a atenção para os órgãos feminino e masculino, cada parte deles e especialmente onde são produzidos os grãos de pólen e óvulos.
Abaixo seguem fotografias mostrando passo-a-passo a dissecação. Como são as próprias crianças que vão fazer a dissecação, e pode acontecer de uma ou outra parte ser mutilada durante o processo, você, professor, poderá usar este recurso para os alunos visualizarem as partes da flor e entenderem a relação en tre elas.

Foto 1: Esta flor que vocês veem é o lírio (Lilium sp.). Percebam que é vistosa, bonita, tem pétalas amarelas, e dentro dela nós percebemos que tem algumas partes.

Foto 2: Ao retirarmos algumas pétalas, já conseguimos ver melhor dentro da flor, e já notamos os órgãos reprodutivos.

Foto 3: Ao retirarmos todas as pétalas, vejam que sobram apenas estas hastes, que são o gineceu e androceu.

Foto 4: Agora, com a ajuda de um estilete, eu corto ao meio esta flor e podemos ver direitinho onde está o gineceu e onde está o androceu.

Foto 5: Vejam que ao abrir, cortando ao meio, visualizamos uma parte muito importante: o ovário da flor. Dentro deste ovário vocês podem notar vários grãozinhos bem pequenos, que são os óvulos desta flor.

Foto 6: Retirando todas estas hastes com a pontinha escura, temos o órgão masculino da flor: o androceu. Estas pontinhas escuras são as anteras, e nelas são produzidos os grãos de pólen. Estes grãozinhos são, juntamente com os óvulos, os grandes responsáveis pela reprodução das plantas.

Foto 7: Depois de retirar o androceu, resta o gineceu. Ele é formado pelo estigma, o estilete, e o ovário.
O estigma é a entrada do estilete, e este é o tubo que chega ao ovário, onde estão os óvulos.

Foto 8: Olhem como o ovário protege os óvulos, ele é fechadinho e só tem acesso através do estigma e estilete.

Foto 9: Olhem com cuidado o ovário aberto, com os seus inúmeros óvulos. Cada um destes óvulos poderá dar origem no futuro a uma nova planta desta espécie.

Foto 10: Se cortarmos o ovário nesta direção, vocês conseguem ver de outro ângulo os óvulos desta planta.

Fotos: Maria Antonieta Silva

Avaliação

Considerando que a avaliação formativa não acontece apenas em um único momento, durante todo o processo do desenvolvimento da aula você deverá estar atento à postura do aluno em relação ao que está sendo proposto: interesse, nível de participação, sociabilidade, entre outros. Neste momento, peça que cada grupo faça um cartaz com desenho esquemático da anatomia do lírio, com todas as suas partes. Ao avaliar os cartazes, verifique se o grupo representou o que foi solicitado e se os conceitos construídos estão corretos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 34 classificações

  • Cinco estrelas 28/34 - 82.35%
  • Quatro estrelas 6/34 - 17.65%
  • Três estrelas 0/34 - 0%
  • Duas estrelas 0/34 - 0%
  • Uma estrela 0/34 - 0%

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Opiniões

  • Adriano, uniasselvi , Mato Grosso do Sul - disse:
    adrianosoares@bol.com.br

    30/09/2014

    Cinco estrelas

    excelente aula.


  • ivete lemos, EBM ALEXANDRE PFEIFFER , Santa Catarina - disse:
    charmemodasivete@hotmail.com.br

    03/01/2014

    Cinco estrelas

    Ótimo, gostei tanto da explicação pois é clara e objetiva parabéns. Se possível fazer esta explicação do copo de leite ficaria muito grata.


  • guilerme ezequiel diniz soulza, Sara cubchek , Maranhão - disse:
    guidiniz-@hotmail.com

    07/10/2013

    Cinco estrelas

    esta aula e muito boa


  • Marilene de Fátima Antunes Fabian, UNIASSELVI , Rondônia - disse:
    marilene.f.a@hotmail.com

    23/11/2012

    Cinco estrelas

    As fotos despertam atenção do aluno e torna o aprendizado significativo.


  • leticiaeduarda, Bolívia - disse:
    legs.3008@gmai.com

    28/06/2012

    Cinco estrelas

    adoreiiiiiiiiiii...!!!


  • Jaqueline, Anchieta , Pará - disse:
    jaquelinesousa.moreira1@hotmail.com

    09/05/2012

    Cinco estrelas

    Amei essa esperiência, muito legal mesmo!


  • lucas ribeiro, Educação nos leva à realização de nossos sonhos , Pernambuco - disse:
    lucasribeiro_alves@hotmail.com

    30/04/2012

    Cinco estrelas

    Uma exelente aula. Fiquei surpreso, pois geralmente, as pessoas fazem circulos e pintam toda a imagem para destaca-la. Porém, com recursos bons e uma boa forma de se expressar, a autora consegue passar tudo com muitos detalhes. Espero que continuem assim, levando a educação e o conhecimento para todos. Pois é dando que se recebe!


  • Ana Cláudia dos Santos Barcelos, Colégio Estadual Visconde de Quissamã , Rio de Janeiro - disse:
    claudiasantos@yahoo.com.br

    10/01/2012

    Quatro estrelas

    Este site é ótimo porque existem alguns muito ruins com um pessímo conteúdo e alguns com informações erradas...Adorei!!!


  • Neuza de Lourdes s. Arquerlei., Sec. da Educação. , Mato Grosso do Sul - disse:
    profneuzinha@yahoo.com.br

    23/11/2011

    Cinco estrelas

    Gostei muito de toda a explicação e visualização do conteúdo. Ficou fácil para prender a atenção do aluno e consequentemente reter a aprendizagem. Parabéns!


  • Priscila, não sei , Santa Catarina - disse:
    pryhhh_dondoni@hotmail.com

    20/11/2011

    Cinco estrelas

    ADOREIIII... peguei os desenhos para um trabalho de ciencias naturais..sob os vegetais!!! OBRIGADOOOOOOO!!!


  • Felisberto, Moçambique - disse:
    felisguni@yahoo.com.br

    10/10/2011

    Cinco estrelas

    Gostei foi muito aproveitei tirar duvidas não defere daquilo que o professor deu me como aula na escola... Manda me + algo sobre isto e + aulas; felisguni@yahoo.com.br


  • lucas, E.E."Professora Francisca pereira Rodrigues" , Minas Gerais - disse:
    lucaspontesblz@yahoo.com

    15/09/2011

    Cinco estrelas

    Oi, meu nome é Lucas sou estudante e achei interessante isso.Pois minha professora pediu o para fazer um trabalho de Ciências e aproveitei pra pegar isso como parte do meu trabalho.


  • Eliane Sales Serrao, fundacao almerinda malaquias , Amazonas - disse:
    eliane_serrao@hotmail.com

    03/08/2011

    Cinco estrelas

    suas dicas sao maravilhosas espero poder visit-lo sempre, bjs.


  • fernanda nunes e silva, Universidade do Estado do Pará(UEPa) , Pará - disse:
    nandinha_nunes15@hotmail.com

    27/04/2011

    Quatro estrelas

    estou cursando o 1° ano de licenciatura em biologia na Universidade do E.do Pará na cidade d Redençao e,nos foi dada uma atividade com o objetivo d criar um blog e escolhemos o tema taxonomia.E estavamos pesquisando informaçoes para serem postadas e encontrei esse site e achei muito interessante essa aula pratica.Queria saber se podemos retirar algumas informaçoes p postarmos em nosso blog. ficariamos agradecidas desde já.Parabéns pelas aulas pois estao otimas www.taxonomiauepa.blogspot.com


  • Henriqueta Nunes, Universidade do Estado do Pará , Pará - disse:
    quetanunes@yahoo.com.br

    02/04/2011

    Quatro estrelas

    Parabéns pela aula, bastante prática em virtude das fotos e comentários passo a passo, ÓTIMA. Já realizo esta prática em laboratório com discentes da instituição que trabalho com várias flores, mas agora vc me auxiliou com uma nova idéia na elaboração de uma forma diferente de avaliação, obrigada.


  • anna clara, nao sei , Ceará - disse:
    annaclara.borges2008@gmail.com

    28/03/2011

    Cinco estrelas

    é muito enteressante eu gostei muito adoreii mesmo de verdadeeeeee


  • Maria da Natividade, uef , Goiás - disse:
    nafla_25@yahoo.com.br

    11/12/2010

    Quatro estrelas

    Muito bom esse tralho e as fotos ficaram muito bem representadas


  • célia , , Paraná - disse:
    celiamusilli@terra.com.br

    30/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito didático e muito interessante. Parabéns.


  • teca, eedcaxias , Goiás - disse:
    teca@hotmail.com

    17/11/2010

    Cinco estrelas

    muito bom. o que eu precisava saber


  • larissa, colegio cultura , Santa Catarina - disse:
    lalaeduarda@hotmail.com

    16/11/2010

    Cinco estrelas

    Adoreiiii. Muito legal. Precisava dessas informacoes para um trabalho!! OBRIGADA!!!


  • Giani, E.M.Prof.Domingos Pimentel Ulhôa , Minas Gerais - disse:
    gygy.giovanna@gmail.com

    10/11/2010

    Cinco estrelas

    Excelente!, muito bem exposto e explicado.


  • Selma Costa, EMEFEI "Prof. Maria Regina B., Carpim , São Paulo - disse:
    scrisramos@yahoo.com.br

    05/11/2010

    Cinco estrelas

    Muito bem elaborada e fácil de aplicar sem laboratório. Obrigada.


  • Soares,Goiás, Brasil, Escola Municipal , Goiás - disse:
    urylane@hotmail.com

    24/10/2010

    Cinco estrelas

    Adorei essa aula, farei na integra.


  • Lucas, Nenhuma , Ceará - disse:
    Lucas-mota15@hotmail.com

    03/09/2010

    Cinco estrelas

    Muito legal, pois eu aprendi tudo o que eu precisava.


  • cris, Ufsj , Minas Gerais - disse:
    crismara-oliveira@bol.com.br

    30/08/2010

    Quatro estrelas

    Adorei a aula. O jeito simples,e bem objetivo de explicar me esclareu uma dúvida boooba...


  • Eliezer, UFU , Minas Gerais - disse:
    eliezerlucas3@gmail.com

    18/08/2010

    Cinco estrelas

    Muito boa


  • Patricia, SINERGIA , Bahia - disse:
    advconsmarques@gmail.com

    28/07/2010

    Cinco estrelas

    Prática,Objetiva,construtivista, muito boa.


  • Fabricio Pantolfo, AS , Minas Gerais - disse:
    fabriciopantolfo@hotmail.com

    07/06/2010

    Cinco estrelas

    EU GOSTEI MUITO DA AULA , PORQUE LENDO TUDO EU CONSEGUI FAZER O PARA CASA QUE ERA SOBRE A REPRODUÇÃO DAS PLANTAS. VLW AI PELA COLABORAÇÃO! OBG FABRICIO


  • Ruth Rezende Matias, EM PROF JACY DE ASSIS , Minas Gerais - disse:
    ruthrezende2006@yahoo.com.br

    18/05/2010

    Quatro estrelas

    Já trabalhei com essa prática,mas vou acrescentar a representação em cartazes


  • brenda cristina marins da silva, guajara mirim , Rondônia - disse:
    brenda-marins@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    eu achei esta aula excelente por causa que eu sou professora de ciências...


  • Rebecca, fjf , Minas Gerais - disse:
    rvbsh@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    achei a aula otima, mais deveria classificar o ovario em supero ou infero e outras classificações tambem interessantes


  • Vânia Marques Ferreira, Colégio Municipal Geraldo de Oliveira , Goiás - disse:
    vaniamarquesferreira@yahoo.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Achei essa aula o maxímo, muito criativa como ensinar a função da flor.


  • Rosa San Pedro, particular , Rio Grande do Sul - disse:
    r.sanpedro@terra.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei esta aula com fotos passo a passo. É muito elucidativa e clara. Parabéns


  • Maria Regina Costa Silva, NTE-ALTAMIRA-PARÁ , Pará - disse:
    mregina.atm@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    conceituei essa aula como excelente, uma vez que possibilita ao educando contato real com material da pesquisa e reflexao do processo reprodutivo. dentre outros aspectos positivos evidencio a possibilidade de trabalhar a interdisciplinariedade de ciencias com matematica, lingua portuguesa artes e outras, ao destacar contagem das pétalas e os nomes cientificos no enriquecimento do vocabulario desenhos e etc.


Sem classificação.
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