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Cante lá que eu canto cá: história e vida de Patativa do Assaré

 

16/10/2009

Autor y Coautor(es)
Ana Paula Campos Cavalcanti Soares
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Sulamita Nagem Dias Lima

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Respeitar a variedade lingüística que caracteriza a comunidade dos falantes
da Língua Portuguesa.

• Ler e escrever relatos breves de experiências de vida.

• Ler e escrever biografias, observando a seqüência cronológica dos textos de eventos.

• Consultar livros e antologias poéticas, identificando poesias, prefácio, índice,
numeração das páginas, divisão de capítulos, biografia do autor etc.

• Conhecer o nome, breves dados biográficos e alguns poemas de grandes poetas brasileiros.

• Apreciar e reconhecer o valor literário de textos poéticos.

Duração das atividades
Aproximadamente 1 hora; 01 encontro.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

- Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias e recursos da aula- aula interativa;
- leitura de imagens;
- trabalho em grupo ou dupla.
- texto impresso;

Desenvolvimento da aula

1º passo:- Iniciar a aula com um jogo de advinhas e jogo da forca para descobrir o poeta que será estudado na aula. O professor deve fazer perguntas ou fornecer informações do tipo: Foi um conhecido poeta cearense ou recebeu um pseudônimo originado do nome de uma ave. Simultaneamente, os alunos terão oportunidade de sugerir letras para descobrir o nome do poeta na forca.

2ª passo:- Após a descoberta do nome do poeta, explorar a biografia do mais conhecido cordelista: Patativa do Assaré, apresentando, incialmente, aos alunos as fotos do poeta (ver imagens 1 e 2 em recursos didáticos).
-Com isso apresentar a turma o primeiro vídeo (ver vídeo em recursos didáticos) com o trailler do filme “Patativa do Assaré: Ave Poesia”, apresentando o gênero biografia em um outro contexto de circulação.
- Após a exibição do primeiro vídeo, apresentar a biografia, agora em texto impresso.

Patativa do AssaréAntônio Gonçalves da Silva, mais conhecido como Patativa do Assaré (Assaré, Ceará, 5 de março de 1909 — 8 de julho de 2002) foi um poeta popular, compositor, cantor e improvisador brasileiro.
Biografia
Uma das principais figuras da música nordestina do século XX. Segundo filho de uma família pobre que vivia da agricultura de subsistência, cedo ficou cego de um olho por causa de uma doença. Com a morte de seu pai, quando tinha nove anos de idade, passa, a ajudar sua família no cultivo das terras. Aos doze anos, freqüenta a escola local, em que é alfabetizado, por apenas alguns meses. A partir dessa época, começa a fazer repentes e a se apresentar em festas e ocasiões importantes. Por volta dos vinte anos recebe o pseudônimo de Patativa, por ser sua poesia comparável à beleza do canto dessa ave. Sendo muito amigo da familia Diniz.
Indo constantemente à Feira do Crato onde participava do programa da rádio Araripe, declamando seus poemas. Numa destas ocasiões é ouvido por José Arraes de Alencar que, convencido de seu potencial, lhe dá o apoio e o incentivo para a publicação de seu primeiro livro, Inspiração Nordestina, de 1956.
Este livro teria uma segunda edição com acréscimos em 1967, passando a se chamar Cantos do Patativa. Em 1970 é lançada nova coletânea de poemas, Patativa do Assaré: novos poemas comentados, e em 1978 foi lançado Cante lá que eu canto cá. Os outros dois livros, Ispinho e Fulô e Aqui tem coisa, foram lançados respectivamente nos anos de 1988 e 1994. Foi casado com Belinha, com quem teve nove filhos. Faleceu na mesma cidade onde nasceu.
Obteve popularidade a nível nacional, possuindo diversas premiações, títulos e homenagens (tendo sido nomeado por cinco vezes Doutor Honoris Causa). No entanto, afirmava nunca ter buscado a fama, bem como nunca ter tido a intenção de fazer profissão de seus versos. Patativa nunca deixou de ser agricultor e de morar na mesma região onde se criou (Cariri) no interior do Ceará. Seu trabalho se distingue pela marcante característica da oralidade. Seus poemas eram feitos e guardados na memória, para depois serem recitados. Daí o impressionante poder de memória de Patativa, capaz de recitar qualquer um de seus poemas, mesmo após os noventa anos de idade.
A transcrição de sua obra para os meios gráficos perde boa parte da significação expressa por meios não-verbais (voz, entonação, pausas, ritmo, pigarro e a linguagem corporal através de expressões faciais, gestos) que realçam características expressas somente no ato performático (como ironia, veemência, hesitação, etc.). A complexidade da obra de Patativa é evidente também pela sua capacidade de criar versos tanto nos moldes camonianos (inclusive sonetos na forma clássica), como poesia de rima e métrica populares ( por exemplo, a décima e a sextilha nordestina). Ele próprio diferenciava seus versos feitos em linguagem culta daqueles em linguagem do dia-a-dia (denominada por ele de poesia "matuta").
Patativa transitava entre ambos os campos com uma facilidade camaleônica e capacidade criadora e intelectual ainda não totalmente compreendidas pelo meio acadêmico. Sua obra, de dimensão tanto estética quanto política, aborda diferentes temas e possui outras vertentes além da social/militante; como a telúrica, religiosa, filosófica, lírica, humorística/irônica, motes/glosas, entre outras. As múltiplas tentativas de categorização da obra de Patativa do Assaré (muitas vezes subjetivas e sem base teórica) expõem falhas inerentes dos próprios parâmetros de julgamento.
Estes, na maior parte, baseados em pressuposições e preconceitos que levam a dois extremos: a representação idealizada do mito, a exclusão pela classe social, nível de escolaridade, etc.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Patativa_do_Assar%C3%A9

3º passo:- Realizar a leitura da biografia de Patativa do Assaré. Solicitar que os alunos extraiam as informações mais importantes da história do poeta para exporem verbalmente aos colegas da turma.
- Coletivamente, o professor, poderá montar uma linha do tempo, resgantando pontos mais importantes da vida de Patativa, ressaltando as datas. Por exemplo: o livro “Ispinho e fulô” foi lançado em 1988.

4º passo:- Reproduzir os vídeos em que o Patativa do Assaré recita os seus próprios poemas (ver vídeo 2 em recursos educacionais).
- Apresentar em texto impresso o poema “Vaca Estrela e boi Fubá” de Patativa do Assaré.
- Solicitar que os alunos leiam o poema, recitando-o, coletivamente.

Vaca Estrela e boi Fubá
(Patativa do Assaré)


Seu doutor, me dê licença
pra minha história contar
Hoje eu tô na terra estranha,
é bem triste o meu penar
Eu já fui muito feliz
vivendo no meu lugar
Eu tinha cavalo bom
e gostava de campear
Todo dia eu aboiava
na porteira do curral
Eeeeiaaaa, êeee Vaca Estrela, ôoooo Boi Fubá
Eu sou filho do Nordeste,
não nego meu naturá
Mas uma seca medonha
me tangeu de lá prá cá
Lá eu tinha o meu gadinho, não é bom nem imaginar
Minha linda Vaca Estrela
e o meu belo Boi Fubá
Aquela seca medonha
fez tudo se atrapalhar
Eeeeiaaaa, êeee Vaca Estrela, ôoooo Boi Fubá
Não nasceu capim no campo para o gado sustentar
O sertão se estorricou,
fez o açude secar
Morreu minha Vaca Estrela,
se acabou meu Boi Fubá
Perdi tudo quanto eu tinha, nunca mais pude aboiar
Eeeeiaaaa, êeee Vaca Estrela, ôoooo Boi Fubá
http://www.mpbnet.com.br/musicos/pena.branca.e.xavantinho/letras/vaca_estrela_e_boi_fuba.htm


- Após a leitura com ênfase na recitação, pedir que os alunos numa segunda leitura atentem-se para a temática abordada por Patativa. Indagar:
* Qual é a história que o poeta está relatando?
* Que dificuldades o personagem teve de enfrentar?
* O que aconteceu com a vaca Estrela e o boi Fubá?
* O personagem principal que relata a história no poema vive aonde?
* Por que o poema não está escrito respeitando as normas cultas e padrões da Língua Portuguesa?
*Qual o objetivo do poeta em escrever o poema respeitando variedade dialetal da região?

- O professor deve ressaltar o que seriam as variedades linguísticas, neste caso, dialetais. Discutir o porquê de pessoas de regiões e grupos sociais diferentes falarem de forma diferente. Neste momento é imprescindível destacar que não há uma forma correta de se falar, mas há diferentes formas de se falar e que devem ser respeitad as.


5º passo:- Oferecer diferentes recursos educacionais (como internet) para que os alunos pesquisem outros poemas de Patativa do Assaré. Pedir que os alunos selecionem poemas de diferentes fases e épocas da vida de Patativa do Assaré.
- Finalmente, propor um dia em que os alunos farão a recitação de poemas ou estrofes de poemas de Patativa do Assaré.

Recursos educacionais adicionados na aula:

Imagem 1: 

http://mundocordel.blogspot.com/2007/09/patativa-do-assar.html

Imagem 2:

http://blog.teatrodope.com.br/images/patativa_do_assare.jpg

Vídeo 1:

Trailer Oficial - Patativa do Assaré - Ave Poesia
http://www.youtube.com/watch?v=3320mCajd-I

Vídeo 2:

Poesia de Cordel - Patativa do Assaré
http://www.youtube.com/watch?v=3EBeaTNqA28

Recursos Complementares

Sugestões de leitura para o professor:
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br

Avaliação

A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto-avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
A partir das atividades da aula, o professor verificará se eles compreenderam o gênero biografia a partir da linha do tempo na qual extrairão as informações chaves da biografia e poderá ainda, identificar, durante os debates a respeito da variação lingüística, as opiniões dos alunos.

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