16/10/2009
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Professor, nesta aula estudaremos os casos de construção de triângulos envolvendo lados e ângulos. Proponho duas atividades: uma de construção com régua e compasso e outra, de aplicação prática, onde faremos a representação gráfica da determinação da altura de um prédio usando um teodolito caseiro.
CONSTRUÇÃO DE TRIÂNGULO DADAS AS MEDIDAS DE DOIS LADOS E DO ÂNGULO FORMADO POR ELES
Apresente um problema de construção de triângulo para ser resolvido junto com os alunos. Durante a resolução dê ênfase às etapas de interpretação (esboço e análise), determinando os pontos chave para a construção. Queremos que os alunos desenvolvam a capacidade de analisar um problema e planejar as estratégias para a resolução.
Por exemplo:
Construir um triângulo ABC, dadas as medidas dos lados b e c e do ângulo Â: m(b) = 6,0 cm, m(c) = 4,0 cm, m(Â) = 60º.
.
1. Desenhe um triângulo qualquer para ser usado como esboço da figura a ser construída.
2. Analise com a turma quais são os dados do problema e anote na figura.
3. Questione sobre qual é o ponto-chave a ser procurado e assinale na figura.
4. Investigue quais são as informações sobre o ponto-chave. Estamos a procura de dois lugares geométricos que definam este ponto.
1º. Distante 4,0 cm do ponto A – circ (A, 6);
2º. Pertence a um dos lados do ângulo  .
5. Peça aos alunos que a façam um roteiro de construção partir do esboço e da análise do ponto-chave. Só após esta etapa o triângulo deve ser construído.
- APLICAÇÃO PRÁTICA
Converse com os alunos sobre a aplicação de triângulos na determinação de distâncias e sobre os instrumentos usados para auxiliar na medição dos ângulos. Você pode encontrar bons materiais de consulta nos links das figuras abaixo. Seria interessante um trabalho interdisciplinar com o professor de Matemática, onde ele poderia aproveitar as representações gráficas, feitas pelos alunos, em uma aula de trigonometria.
http://www.uranometrianova.pro.br/cursos/astrofisica_estelar01/fisica1005.htm
http://super.abril.com.br/tecnologia/astronomos-desenham-triangulos-ceu-437747.shtml
http://pt.wikipedia.org/wiki/Teodolito
Divida a turma em grupos de 3 ou 4 alunos e proroponha a construção de um teodolito usando um transferidor e sucatas. Depois, escolha algumas distâncias para serem determinadas a partir da construção dos triângulos.
http://www.uf rgs.br/cursopm /jan2009/teodolito.htm
Avalie a aula e os alunos pelos roteirosnstrução e pela atividade prática, observando os seguintes aspectos:
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasboa
24/03/2010
Cinco estrelasEsta aula é muito boa, pois através das figuras geométricas o aluno é capaz de desenvolver seu raciocínio lógico e para isso temos que trabalhar com materiais concreto para depois ir para as mídias.Com isso os alunos serão capazes de identificar o espaço e a forma em que atua.