30/09/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Com esta aula espera-se que as crianças:
- Compreendam a necessidade de acondicionamento dos alimentos na geladeira;
- Identifiquem alimentos perecíveis de não perecíveis;
- Aprendam a guardar os alimentos no local certo na geladeira.
As crianças deverão ser ouvidas quanto aos locais por elas conhecidos onde se pode armazenar/acondicionar alimentos.
Primeiro momento: Na roda, estabelecer um diálogo com as crianças, estimulando-as a falar o que sabem sobre os locais onde a família guarda os alimentos que serão consumidos. Certamente as respostas obtidas indicarão locais como: o armário, a dispensa, a geladeira. E o professor vai mediando este diálogo fazendo perguntas do tipo:
O que se pode guardar no armário?
E na geladeira?
Por que é necessário colocar a carne, o iogurte, por exemplo, na geladeira?
Segundo momento: A professora deverá lançar perguntas do tipo:
Quem de vocês sabe arrumar uma geladeira? E como se faz isso?
Quais as partes que tem uma geladeira?
O que se pode colocar no congelador?
E na porta da geladeira?
E na gaveta abaixo?
Ouvir e mediar as respostas das crianças.
Terceiro momento: Neste momento a professora deve apresentar ao grupo uma geladeira de cartolina, com as divisões do congelador, do refrigerador e das portas, simulando uma geladeira o mais próximo possível da forma real. Deve colocar em todas as partes da geladeira, pedacinhos de velcro, aos quais posteriormente serão fixadas pelas crianças, figuras de alimentos também com velcro em seu verso. Para assegurar-se que as crianças conhecem os alimentos as figuras destes deverão ser apresentadas uma a uma e as crianças deverão nomeá-los.
Quarto momento: O professor oferece em média três figuras de alimentos para cada criança e pede para que elas os coloquem na geladeira. Todas as crianças deverão participar “guardando” seus alimentos na geladeira.
Quinto momento: Com todos os alimentos ‘guardados’ na geladeira, é hora de fazer as orientações necessárias: retomar cada parte da geladeira, falando sobre as características dos alimentos que devem ser armazenados em cada parte, por exemplo: carne, peixe, aves, no congelador; verduras e legumes na gaveta de baixo da geladeira, queijos e frios na gaveta abaixo no congelador etc.
Sexto momento: De posse dessas informações as crianças devem ser levadas a identificar que alimentos devem ser deslocados de um espaço para outro da geladeira, procedendo dessa forma, sua rearrumação.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
13/12/2010
Cinco estrelasexcelente e bem dinâmica esta aula como contribuição seria que trabalhasse a letra inicial dos alimentos utilizados nesta aula.