Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Alimentos do afeto e da cultura:

 

30/09/2009

Autor e Coautor(es)
Ana Maria Cunha Aguiar Maia
imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula é possível:

- Diagnosticar os alimentos que compõem a dimensão afetivo-cultural das crianças;

- Identificar o prato preferido de cada criança.

Duração das atividades
Esta aula terá duração de aproximadamente 1 hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para realização desta aula a professora deve propor um diálogo para perceber até que ponto as famílias dão importância ao ato de se reunir nos finais de semana para compartilhar o prazer de comer, por exemplo, junto com os avós e/ou demais membros da família.

Estratégias e recursos da aula

Primeiro momento: o professor deve conversar previamente com as crianças sobre os pratos que são preparados coletivamente em suas casas e em que momentos a família se reúne para comer junto. Ouvir as crianças.

Segundo momento: Depois dessa conversa inicial encaminhar uma atividade que deve ter sido previamente preparada, na qual os pais vão contar para seus filhos a narrativa de algum alimento ou prática alimentar que faz parte da história de sua família. Estas narrativas deverão ser retomadas na aula posterior e o professor lê para todo o grupo.

Terceiro momento: As crianças, estimuladas pelo compartilhamento de suas narrativas com o grupo, deverão ser convidadas a elaborar desenhos em que apareça o alimento e/ou prática alimentar de sua família.

Quarto momento: Momento de socialização em que cada criança deverá apresentar seu desenho e explicar para o grupo. Finalmente, crianças e professora poderão fazer uma exposição desses trabalhos.

Recursos Complementares

Avaliação
Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguiram externar para o grupo o valor simbólico do alimento preferido por sua família e por ela.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Eliza-Bete Dutra, Cmei Eldina Maria Soares Braga , Espírito Santo - disse:
    bete_dutra@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    Goste muito pois estou trabalhando alimentação com minha turma de Jardim I. Com o Projeto Intitucional do Cmei onde trabalho é "Saberes, Saúde, Sabores" e para começar a parte de alimentação trabalhamos com a História da Galinha Ruiva. Concluindo faremos um passeio ao Super mercaddo com a lista dos ingredientes do bolo de fubá. E achei interesante resgatar esta reunião de familia aos finais de semana na hora da refeição com a pesquisa sobre alimentação favorita do aluno. Para socializar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.