30/09/2009
SUZANA MARIA BRITO DE MEDEIROS
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Com esta aula as crianças de 5 anos de idade, poderão:
Para a participação dessa aula, os alunos já deverão ter vivenciado as aulas ‘Conhecendo e Vivenciando a Dança na Educação Infantil’, que trata da história da dança na humanidade, além disso é importante que essa aula seja desenvolvida no período próximo das festas juninas, pois neste contexto cultural o grupo estará motivado a lançar-se no estudo.
CONS TRUINDO OS PASSOS/JE ITOS DE DANÇAR CADA RITMO
O professor deverá orientador as crianças através a leitura do quadro de registro e pelas experiências já vivenciadas, dividindo o grupo de modo que uma parte será motivada a dançar enquanto a outra parte ficará na platéia assistindo. As crianças são motivadas a realizarem passos de acordo com o ritmo/cadência da música que está sendo tocada. Depois de um tempo, todos sentam para ouvir o que foi observado pela platéia. Sendo estabelecido neste momento o espaço do diálogo onde todos terão oportunidade de ouvir o ponto de vista uns dos outros. O professor registra os pontos mais importantes para o processo de construção da dança.
4° MOMENTO
Para a formação de pares o professor poderá problematizar com turma, nesse momento deve colocar materiais concretos que possam auxiliar as crianças na solução do problema: o que é par? Quantos somos ao todo? Quantos meninos? Quantas meninas?Depois o professor registra as soluções matemáticas no quadro.
Após as soluções matemáticas serem encontradas, crianças e professor sentarão em círculo para pensarem a necessidade ou não de formação de pares na dança. O professor organiza as discussões de modo que as crianças sintam-se seguras em falar o que pensam e/ou sentem e juntos buscarem soluções para as escolhas respeitando limites, diferenças e sentimentos de cada um.
Atividade 2 -COLOCANDO EM PRÁTICA AS SOLUÇÕES PENSADAS.
1º MOMENTO - O professor deve colocar a música e as crianças executarem os passos elaborados por elas.
EXECUTANDO AS COREOGRAFIAS PENSADAS
Após muitas idas e vindas, rodas de discussões, o grupo deverá chegar a um consenso sobre a coreografia final.
É hora de organizar a evolução da dança no tempo e no espaço.
2º MOMENTO
A APRESENTAÇÃO
Ao final da aula o professor deverá observar:
Como os alunos interagem e/ou se relacionam com a dança, entre pares, com as diferenças e limites de cada um. Como resolvem/solucionam conflitos, se conseguem ouvir o ponto de vista do outro, se compreendem e nomeiam os elementos constitutivos da dança.
Quatro estrelas 1 classificações
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24/03/2010
Quatro estrelasA dança realmente promove o contato consigo, com o outro, com as diferenças e culturas regionais e também desconhecidas. A idéia de criar uma aula que valoriza a cultura popular nordestina é fantástica ! Gostaria de saber como os alunos reagiram ao tomar contato com a dança numa idade tão tenra. Parabéns e Obrigado !