Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENHO GEOMÉTRICO - TRIÂNGULOS. AULA 3: ANIMAÇÃO COM O GEOGEBRA

 

25/01/2010

Autor e Coautor(es)
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Aplicar o conhecimento sobre construção de triângulos na construção de uma figura geométrica.

Duração das atividades
100 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Construção de triângulos envolvendo lados e ângulos;
  • Rotação de uma figura em relação a um ponto.
Estratégias e recursos da aula
                                       

Professor, como aplicação prática de construções de triângulo sugiro uma atividade realizada no laboratório de informática. Trata-se da elaboração de um cata-vento, com movimento, no software Geogebra.
Ao levar uma turma para o laboratório de informática sugiro algumas práticas, para o bom aproveitamento da aula:
• Os computadores devem estar ligados e com o software na tela (isto evita que os alunos dispersem enquanto abrem o programa);
• Os alunos devem chegar ao laboratório com a atividade que irão desenvolver já determinada;
Quanto ao software Geogebra, trata-se de um software livre de Geometria Dinâmica que pode ser baixado no site oficial do programa : http://www.geogebra.org/cms/. No próprio site você pode encontrar um tutorial, mas se quiser um material complementar, acesse: http://www.4shared.com/file/121648823/648db728/17380640-Apostila-de-GeoGebra-UFPR-Verao-de-2009.html?s=1. Explore bastante os recursos do programa antes de propor esta atividade.

ATIVIDADE


Mostre a figura que os alunos vão construir, se possível baixe o vídeo que contém a animação e exiba-o. Atenção: este vídeo é um tutorial de toda a construção no laboratório. Ele foi feito para você. Exiba apenas a parte que contém o cata-vento girando.

Para assistir:

http://www.youtube.com/watch?v=swciwrHT4K4

Apresente o esboço da construção da figura e analise-o com os alunos. Chame a atenção para as características dos triângulos que formam a figura. Não dê o roteiro de construção. Deixe que eles façam isso. Certamente haverá soluções diferentes da sua.

Para que os alunos não fiquem perdidos com as ferramntas do programa, você pode apontar algumas que poderão ser usadas na construção. Se não forem suficientes, certamente eles irão descobrir as outras. Permita que os grupos interajam entre si. Esta é uma excelente forma de aprendizagem.

 Rotação

Polígono

Interseção

Círculo dados um ponto e o raio

 Ângulo com medida fixa

Avaliação

Avalie a aprendizagem pelas soluções apresentadas pelos alunos,como roteiros de construção.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 1/2 - 50%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edgley E. Araújo, Pessoa Fisica , Paraíba - disse:
    edgleyojuara@gmail.com

    18/04/2013

    Cinco estrelas

    Muito bom. Gostaria que vc fizesse uma demostração com a soma dos ângulo interno de um triângulo é 180° usando animação. Agradeço desde já.


  • autora, autores , Paraná - disse:
    autores66@gmail.com.br

    30/08/2012

    Duas estrelas

    sou uma das autoras da apostila citada na sua atividade so lembrando que para o usar o nosso material favor referenciar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.