25/01/2010
MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Aplicar o conhecimento sobre construção de triângulos na construção de uma figura geométrica.
Professor, como aplicação prática de construções de triângulo sugiro uma atividade realizada no laboratório de informática. Trata-se da elaboração de um cata-vento, com movimento, no software Geogebra.
Ao levar uma turma para o laboratório de informática sugiro algumas práticas, para o bom aproveitamento da aula:
• Os computadores devem estar ligados e com o software na tela (isto evita que os alunos dispersem enquanto abrem o programa);
• Os alunos devem chegar ao laboratório com a atividade que irão desenvolver já determinada;
Quanto ao software Geogebra, trata-se de um software livre de Geometria Dinâmica que pode ser baixado no site oficial do programa : http://www.geogebra.org/cms/. No próprio site você pode encontrar um tutorial, mas se quiser um material complementar, acesse: http://www.4shared.com/file/121648823/648db728/17380640-Apostila-de-GeoGebra-UFPR-Verao-de-2009.html?s=1. Explore bastante os recursos do programa antes de propor esta atividade.
ATIVIDADE
Mostre a figura que os alunos vão construir, se possível baixe o vídeo que contém a animação e exiba-o. Atenção: este vídeo é um tutorial de toda a construção no laboratório. Ele foi feito para você. Exiba apenas a parte que contém o cata-vento girando.
Para assistir:
http://www.youtube.com/watch?v=swciwrHT4K4
Apresente o esboço da construção da figura e analise-o com os alunos. Chame a atenção para as características dos triângulos que formam a figura. Não dê o roteiro de construção. Deixe que eles façam isso. Certamente haverá soluções diferentes da sua.
Para que os alunos não fiquem perdidos com as ferramntas do programa, você pode apontar algumas que poderão ser usadas na construção. Se não forem suficientes, certamente eles irão descobrir as outras. Permita que os grupos interajam entre si. Esta é uma excelente forma de aprendizagem.
Rotação
Polígono
Interseção
Círculo dados um ponto e o raio
Ângulo com medida fixa
Avalie a aprendizagem pelas soluções apresentadas pelos alunos,como roteiros de construção.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/04/2013
Cinco estrelasMuito bom. Gostaria que vc fizesse uma demostração com a soma dos ângulo interno de um triângulo é 180° usando animação. Agradeço desde já.
30/08/2012
Duas estrelassou uma das autoras da apostila citada na sua atividade so lembrando que para o usar o nosso material favor referenciar.