19/10/2009
Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
COM ESTA AULA AS CRIANÇAS DE 5 ANOS DE IDADE PODERÃO:
Para a participação dessa aula, os alunos já deverão ter vivenciado as aulas ‘Conhecendo e Vivenciando a Dança na Educação Infantil’ e ‘A Dança na Educação Infantil: filmes que ensinam’, que contemplam a história da dança na humanidade e danças contemporâneas, e que encontram-se publicadas nesse portal.
1° MOMENTO
APRECIANDO A OBRA DE MATISSE
A obra “Roda de Dança” de Matisse é trazida para apreciação das crianças, que são instigadas pelo professor a falarem o que observam, atentando para a composição da obra: cores, formas, traços, linhas, o movimento, dentre outros aspectos.
2° MOMENTO
CONTEXTUALIZANDO A OBRA DO ARTISTA
Nesta etapa, o professor contextualiza a obra junto às crianças de modo amplo, procurando estabelecer relações com a história de vida do artista e o mundo ao redor.
3° MOMENTO
CONSTRUÇÃO DE TEXTO INFORMATIVO DA BIOGRAFIA DO ARTISTA
Após a leitura e contextualização oral sobre a vida e obra de Matisse, o professor propõe ao grupo a organização do conhecimento construído em forma de texto informativo. As crianças são questionadas sobre o que aprenderam enquanto o professor registra as idéias organizando-as. Ao mesmo tempo leva o grupo a refletir sobre as questões estruturais do texto: título, ordenação dos fatos relatados, organização das idéias em blocos.
4° MOMENTO
ILUSTRAÇÃO DO TEXTO
O texto escrito deverá ser fixado no painel/parede da sala para ser lido pelo grupo. A leitura possibilitará reflexões acerca da coerência e coesão textual, além de ajustes com relação ao uso da ortografia, entre outros. Após a leitura, a professora poderá propor ao grupo a ilustração do texto dividindo-o em parágrafos. Cada mesa ou grupo de crianças ficará responsável pela ilustração de um ou mais parágrafos. No final, todo o texto estará ilustrado, sendo fixado novamente no painel para socialização do conhecimento e novas leituras.
Sugerimos o link abaixo como fonte informativa sobre a vida e obras de Matisse.
http://www.mestres.folha.com.br/pintores/
5° MOMENTO
RELEITURA – IMPRESSÕES DA RODA DE DANÇA DE MATISSEAs crianças são convidadas a recriar a obra de Matisse organizando uma roda de dança, buscando criar movimentos corporais a partir da apreciação da obra. A professora estabelece um tempo na música para que os movimentos sejam substituídos por outros à medida que dançam em círculo.
6° MOMENTO
O FAZER ARTÍSTICO - RELEITURA
Após a vivência, propor ao grupo a realização de uma atividade de artes ( no caso apresentado, pintura com giz de quadro colorido em fundo pret),a f im de que expr essem impressões/sentimentos acerca da obra de Henri Matisse.
Obs: Após a realização da pintura, a professora organiza uma exposição de toda a produção das crianças (fotos, pintura, texto sobre a vida do artista) socilaizando o conhecimento construído para toda comunidade escolar.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais: educação básica, 2003.
HAAS, Aline Nogueira,GARCIA, Ângela. Ritmo e dança. Cadernos universitários, Canoas: Ed. ULBRA 2003
MATISSE, Henri. Escritos e reflexôes sobre arte.Editora: Cosac Naify, 2007
VIEIRA, A. L. X. A dança na escola infantil: alternativa e desafio. . Monografia (Especialização em Educação Infantil) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2001.
Durante o processo da aula o professor deverá observar:
Quatro estrelas 8 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
02/07/2013
Cinco estrelasMuito bom
10/05/2013
Cinco estrelasQue maneira maravilhosa de trabalhar as diversas formas de arte e despertar a sensibilidade do aluno. Parabéns!
22/06/2012
Cinco estrelasContinuar apresentando essa maneira de passar o assunto de arte, pois ajuda mt.Amei! preciso de sugestoes p pre escolar , pois há dificuldade para professora atender a turma multiseriada. parabens!
20/02/2012
Cinco estrelasSua aula foi excelente, parabens. Vou desenvolver a aula com os meus alunos de acordo com a minha clientela. Que Jesus continue te abençoando e te dando sabedoria e que você possa postar mais idéias de como trabalhar a arte na educação infantil. Um abraço, Magna
02/09/2010
Cinco estrelasachei excelente a maneira como a professora aplicou a arte , a dança para seus alunos , parabéns professora, se me permite gostaria muito de trabalhar com minha turma utilizando um pouco das suas ideias.
04/08/2010
Quatro estrelasSu atividade é excelente, com certeza seu objetivo foi alcançado, ela amplia os conhecimentos e habilidades artitista dos launos, bem seus movimentos. Deve ter sido uma aula prazerosa e muito criativa. Parabéns.
04/08/2010
Quatro estrelasAchei muito interessante o trato dado a atividade de artes visuais, a metodologia criada foi bem criativa. É um bom exemplo de atividade. Gostei muito.
14/06/2010
Cinco estrelasSou formada em EDUCAÇÃO fÍSICA e tenho PÓS -graduação em DANÇA e CONCIÊNCIA CORPORAL.Gostei e achei muito interessante. PARABÉNS!!!!