25/10/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Clenice Griffo
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
- Conhecer os nomes dos dias da semana e a ordem em que acontecem.
- Ler e escrever números e palavras.
- Desenvolver noções cronológicas de tempo, tais como: a ordenação e a sucessão temporal.
- Aprender sobre a rotina semanal da turma
Para maior agilidade dessa aula é importante que os alunos já reconheçam os números e as letras do alfabeto.
Professor, para iniciar essa aula comece discutindo sobre algumas medidas de tempo usadas por nossa sociedade. Uma forma de fazer isso é começar explorando palavras – como as apresentadas acima - que indicam essas medidas. Em seguida, questionar a turma: existe relação entre essas palavras? O que elas têm em comum? Qual é a relação que podemos estabelecer entre essas palavras?
Por meio dessas e outras questões conduza a turma para a conclusão de que todas as palavras apresentadas acima indicam uma medida de tempo. Após chegarem a essa conclusão, se o grupo não tiver diferenciado a quantidade de tempo que cada palavra representa, é recomendável que isso seja feito: solicite aos alunos que as escrevam em ordem crescente e indiquem qual é o tempo que cada uma representa, tal como indicamos no quadro abaixo.
Imagem elaborada pela autora
Fonte Arquivo Pessoal da autora
Dessa forma, professor, você estará possibilitando que a turma tenha uma visão geral dessas medidas de tempo.
Feito essa introdução sobre as medidas de tempo, comunique à turma que nessa aula vocês estudarão a semana e seus dias. Relembre que a semana é formada por 7 dias e que cada um desses dias têm um nome. Peça a um aluno de cada vez para dizer um nome dos dias da semana e vá registrando no quadro negro. Faça isso até completar os sete dias. Depois solicite que outro aluno circule o primeiro dia, domingo, e a outro que faça um balão no último dia da semana, sábado.
Pergunte para responderem oralmente qual é o nome do segundo dia, do terceiro, até o sexto dia da semana.
Se não observarem a coincidência dos nomes desses dias e a ordem em que eles acontecem na semana, chame a atenção para esse fato: segunda-feira é o segundo dia da semana, terça-feira é o terceiro dia da semana… e assim por diante, com exceção do sábado e domingo.
Imagem produzida pela autora
Prepare cartões de papel. Entregue 7 cartões para cada aluno, solicitando-os que em cada um escrevam seu nome. Oriente-os, em seguida, a anotar em um dos cartões "1º dia". Depois, em outro "2º dia" até o sétimo dia. Quando acabarem essa tarefa solicite que escrevam, nesse mesmo lado do cartã o , o nome do dia correspondente a ordem em que ele acontece na semana.
Imagem produzida pela autora
Permita que façam desenhos e coloram as “cartas” para que, junto com as cartões de outro colega, cada dupla forme um “Jogo da Memória dos Dias da Semana”.
Relembre com a turma como se joga um "Jogo da Memória", procurando adaptar as regras para esse jogo com os dias da semana. Veja um exemplo dessas regras:
Imagem elaborada pela autora. Fonte: Arquivo pessoal da autora.
Depois que as regras estiverem bem entendidas, professor, abra espaço para os alunos brincarem.
Imagem produzida pela autora
Professor, outra sugestão é cada aluno ter o seu jogo com dois conjuntos de dias da semana. Assim, tal como pode observar na fotografia acima, solicite aos alunos, como tarefa de casa, a confecção de outro conjunto de “cartas”. Oriente-os a realizar o mesmo trabalho que fizeram em sala em mais sete (7) cartões que podem ser de cores diferentes para alegrar o jogo. Incentive os alunos a convidarem a família para brincar com esse novo jogo junto com eles.
Ao final desse trabalho, você professor, deverá analisar se os alunos estão utilizando os nomes dos dias corretamente. Verifique, por meio de perguntas ou de alguma atividade escrita, se já sabem dizer os nomes de todos os sete dias da semana; se sabem a ordem em que eles acontecem ao longo da semana e, também, se conseguem se localizar temporalmente, dizendo o dia da semana em que estão, qual é o nome do dia que virá amanhã, quais os dias ainda será preciso passar para acabar a semana, ou para chegar a próxima aula, etc. Essas são perguntas que, você professor, deve fazer com freqüência, para que toda a turma, aos poucos, internalize esses conhecimentos.
Quatro estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
07/03/2013
Quatro estrelasAdorei a dinâmica, trabalho com deficiente mental a atividade engloba tb a coordenação motora fina.assim posso trabalhar tb a noção temporal de forma lúdica!!!!!